Porquê usar diferenciais de 300 mA ?

BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 754
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Localização: Funchal
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Re: Porquê usar diferenciais de 300 mA ?

Mensagem por BLima »

Bom dia,

As correntes de fuga dos equipamentos, nem sempre vão pelo cabo de terra. Por vezes dissipam-se na própria estrutura e "passam" para a terra envolvente.

Porém, também acho estranho não ter um cabo de terra. Ao usar um de 10mA e para ter menos que 50V na carcaça dos equipamentos, teria que ter uma resistência "à massa" inferior a 5kohm em todos. Não sei se é o caso.

Cumps,
Bruno
g20 Escreveu:
Duzia12 Escreveu:Eu na minha caso uso um de 10mA para iluminação e circuitos de tomadas gerais sem terra, Instalação antiga, sem terra na iluminação nem nas tomadas sem terra.

Já se sabe que 10mA protege contra tudo, e nunca tive disparos intempestivos
Bom dia!
Não tem conduotr de terra na instalação? então pode colocar um interruptor de sensibilidade de 1 mA, ou menos, (se houver no mercado) que ele nunca disparará! Aconselho-o a procurar um bom electricista e a não por os dedos em nehuma tomada porque vai fritar até o limitador de corrente da instalção disparar!
Cumprimentos


Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: [email protected]
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Porquê usar diferenciais de 300 mA ?

Mensagem por joaoosvaldo »

Duzia12 Escreveu:Eu na minha caso uso um de 10mA para iluminação e circuitos de tomadas gerais sem terra, Instalação antiga, sem terra na iluminação nem nas tomadas sem terra.

Já se sabe que 10mA protege contra tudo, e nunca tive disparos intempestivos
Então e se uma criança enfiar algum objecto metálico numa tomada (caso estas não tenham obturadores/alvéolos protegidos) o que acontece? Qual vai ser o caminho da corrente (só se a criança estiver bem isolada do pavimento e não estiver a tocar em mais nada!!!)? :evil:
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
Nuno Gonçalves
Curioso
Curioso
Mensagens: 69
Registado: 20 out 2009, 21:48

Re: Porquê usar diferenciais de 300 mA ?

Mensagem por Nuno Gonçalves »

A razao pela qual se utilizam varios tipos de sensibilidades (10, 30, 100, 300 mA, 1 5 A entre outras) sao:

os de maior sensibilidade para locais classificados com presença de agua, onde a tensao de contacto maxima permitida é de 25V. (10 mA e 30mA)

Os de media sensibilidade para locais normais, onde a tensao de contacto maxima permitida é de 50V (100 e 300mA)

Os de baixa sensibilidade para colocar no inicio de uma instalaçao, sendo neste caso o ultimo onde devera ocorrer disparo.


quando a algumas duvidas que tem ocorrido em relação a corrente de defeito é simples, na situaçao de um defeito à massa, essa corrente de defeito fica na carcaça de uma maquina. A carcaça nao estando ligada ao condutor de proteçao, o utilizador ao colocar a mao sobre a carcaça apanhara um choque, podendo morrer.

A colocação do condutor de proteçao, ligado a carcaça faz com que o utilizador nao esteja esposto a valores de tensao superiores a 25 ou 50 V em corrente alternada.
Nuno Gonçalves
serip01
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 16 abr 2010, 20:32

Re: Porquê usar diferenciais de 300 mA ?

Mensagem por serip01 »

Apenas para clarificar um pouco melhor a questão das tensões de contacto máximas permitidas e a sua relação com a sensibilidade das respectivas protecções, elas relacionam-se pela lei de Ohm, e a sua eficácia depende da resistência de terra a que a instalação se encontra ligada. Ex: numa instalação onde a tensão de contacto máx. permitida seja de 25V, se estivermos perante uma resistência de terra de 10 Ohm, então poderiamos ter uma corrente máx. de defeito de 2,5A. Parece-me que a imposição de aparelhos de alta sensibilidade por parte das Regras Técnicas é pura precaução para permitir menos boas terras de protecção.
zinxa
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 05 jan 2011, 19:38

Re: Porquê usar diferenciais de 300 mA ?

Mensagem por zinxa »

joaoosvaldo Escreveu:
SlayerPT Escreveu: Só para complementar: Um diferencial de 300mA nunca deve disparar para valores inferiores a metade da sua sensibilidade, ou seja, para valores inferiores a 150mA. Entre 150mA e 300mA é a zona de incerteza de funcionamento por isso não há nada que garanta que este vá funcionar ou não! Para valores acima de 300mA é a zona de certeza de funcionamento e acima deste o dispositivo diferencial deve actuar sempre.
ola!
Tenho uma duvida, pelo que percebi o diferencial de 30mA é um "suplemento" ao diferencial de 300mA. O diferencial de 30mA e aplicado a que divisões da casa, só WC ou mais alguma?? E a proteção a uma garagem tambem tem de ser com um diferencial ou poder ser com um DPN de 20A??


Agradecido.
Araújo's
jober
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 13 fev 2011, 17:50
Localização: Entroncamento

Re: Porquê usar diferenciais de 300 mA ?

Mensagem por jober »

Em principio também deverá ser feito com um diferencial de 300mA.
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Porquê usar diferenciais de 300 mA ?

Mensagem por Duzia12 »

Isso pode ter muitas soluções depende de que o proprietário quiser gastar, esclarecer as várias opções e custos
joaoabs
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 10 mar 2011, 21:51
Localização: Sintra, Portugal

Re: Porquê usar diferenciais de 300 mA ?

Mensagem por joaoabs »

windstorm Escreveu:é de facto o somatorio das fugas que arranja a maioria dos problemas de disparo..
chegando o inverno então é um deus nos acusa no que toca a vivendas com anexos mas executados electricamente.

por isso uso sempre um multimetro analogico para medir essas fugas porque os digitais baralham-me as contas...

tambem acontece muito frequentemente nos discos electricos dos fogões enormes fuga e aí uso a regra do um sobre o outro ....hhheheeheh....ou seja um disco a auqecer o outro até as fgas acabarem...

o inverno está a porta e já estou a prever dezenas de horas de trabalho so nessa area....

Boas,
Desculpem a pergunta idiota,mas como se medem as fugas? Com um multimetro?
obrigado
Joao Silva
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Porquê usar diferenciais de 300 mA ?

Mensagem por nelmindo »

joaoabs Escreveu:
windstorm Escreveu:é de facto o somatorio das fugas que arranja a maioria dos problemas de disparo..
chegando o inverno então é um deus nos acusa no que toca a vivendas com anexos mas executados electricamente.

por isso uso sempre um multimetro analogico para medir essas fugas porque os digitais baralham-me as contas...

tambem acontece muito frequentemente nos discos electricos dos fogões enormes fuga e aí uso a regra do um sobre o outro ....hhheheeheh....ou seja um disco a auqecer o outro até as fgas acabarem...

o inverno está a porta e já estou a prever dezenas de horas de trabalho so nessa area....

Boas,
Desculpem a pergunta idiota,mas como se medem as fugas? Com um multimetro?
obrigado
Joao Silva
Se ideia é medir fugas propriamente ditas, é com um amperímetro. Para detectar o que as está a provocar, é com um mega-ohmimetro. Um multímetro é o nome que se dá a um aparelho de medida, que contempla mais do que um aparelho diferente na mesma caixa.

Se ele só tiver frequencimetro e capacímetro, não dá mas não deixa de chamar-se multímetro, não sei se percebeu o conceito?
joaoabs
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 10 mar 2011, 21:51
Localização: Sintra, Portugal

Re: Porquê usar diferenciais de 300 mA ?

Mensagem por joaoabs »

Ok, a minha pergunta foi incompleta. Sei o que e um multimetro, mas no modo de ohmimetro (o meu multimetro tem uma escala de ate 2Mohms) qual sera o valor a partir do qual se considera haver fuga? E como se mede? Com o aparelho desligado? Em que terminais?
E no modo amperimetro? Como faco a ligacao para ver se ha fuga?

Obrigado,
joao silva
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Porquê usar diferenciais de 300 mA ?

Mensagem por Mário »

Boas "joaoabs"

1º Prenche o perfil (profile)
2º Depois tento explicar, quando souber o possas saber.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
joaoabs
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 10 mar 2011, 21:51
Localização: Sintra, Portugal

Re: Porquê usar diferenciais de 300 mA ?

Mensagem por joaoabs »

Mário Escreveu:Boas "joaoabs"

1º Prenche o perfil (profile)
2º Depois tento explicar, quando souber o possas saber.

Cump.
Mário

Caro Mário,

Não cheguei a tremer de indignação, mas confesso que não pude deixar de me sentir um pouco intimidado com a sua resposta. Não me leve a mal, mas é que não percebo o que é que uma coisa tem a haver com a outra: Será pelo facto de eu ser de Sintra e de ser Eng. de telecomunicações que vai conseguir avaliar o que sei de electricidade? Não me parece. Além disso, creio que para se ter um forum util, as respostas deverão estar explicadas de forma clara que todos os membros possam entender.

É que estive a verificar as FAQ's e não encontrei nada relacionado com o facto de ser obrigatorio preencher o perfil e além disso, se realmente for obrigatório, porque é que não é exigido logo na altura da inscrição?

Não me leve a mal, mas parece-me uma postura um tanto ao quanto radical... Se quiser ajudar, as sugestões são sempre bem vindas. Agora condicionar as respostas desta forma parece-me um pouco abusivo, e nunca vi nada assim em qualquer outro fórum...

Desculpe o desabafo, mas é que quando me sinto melindrado tenho de dizer tudo o que me vai na alma. Mais uma vez, não me leve a mal pela resposta mas acho que também tem muito a ganhar ao ver o ponto de vista de quem está deste lado e é deparado com uma resposta tão "curta e grossa".

Obrigado pela compreensão,
Joao Silva
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Porquê usar diferenciais de 300 mA ?

Mensagem por Mário »

Boas "joaoabs"

O ter o perfil preenchido é só para que quando fazem uma pergunta, se possa clicar no perfil e saber que estamos perante alguém da área eléctrica ou não, o que vai influenciar a resposta, mais completa ou mais simples.

Se quando cliquei no perfil não diz nada, fico sem saber se tens conhecimentos de electricidade ou não.

Se na 1ª intervenção,
"Desculpem a pergunta idiota,mas como se medem as fugas? Com um multimetro?"
Para mim não há perguntas idiotas, há é respostas "parvas" ou menos boas.

E na 2ª intervenção,
"Ok, a minha pergunta foi incompleta. Sei o que e um multimetro, mas no modo de ohmimetro (o meu multimetro tem uma escala de ate 2Mohms) qual sera o valor a partir do qual se considera haver fuga? E como se mede? Com o aparelho desligado? Em que terminais?
E no modo amperimetro? Como faco a ligacao para ver se ha fuga?"

Aqui já sei que tens um multimetro. Mas que não tens conhecimentos em alguns tipos de medições "análise", é normal, ninguém sabe tudo.

Agora respondendo à duvida que tens.

Para medir fugas em Amp, tens que por as pontas do multimetro nos encaixes de amp.,e não esquecer que quando medes amp. é sempre com as pontas do multimetro em serie e nunca em paralelo.
Com o multimetro na posição de amp. vais intercalar as pontas do multimetro entre o condutor que queres medir sempre em serie, deves de começar com a escala maior de amp do aparelho, e depois vais reduzindo a escala até teres valores que possas ver, isto se o teu multímetro não for de escala automática.
Outra maneira que há para medir é com pinça amperimétrica, onde não tens que desligar nada para medir.

Se queres saber o isolamento que suporta, aí deves de usar um megaohmímetro como mínimo de 500V para saber a rigidez dieléctrica.

Os multimetros principalmente os digitais a tensão de saída em ohmímetro é muito baixa (alguns milivoltes), e não tem poder para poder "furar" o isolamento.
Com o ohmímetro podes verificar uma resistência à massa e teres 20.000 ohms e com o mega a 500V, podes ter meia dúzia de ohms.

"qual sera o valor a partir do qual se considera haver fuga?"
Dependo do equipamento de que se fala, se for domestico (creio, mas não tenho a certeza) deves de ter menos que 5mA.

Ah antes que me esqueça, o ser de Sintra tem uma vantagem, tens umas queijadinhas muito boas.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
superhandy
Curioso
Curioso
Mensagens: 23
Registado: 29 jan 2012, 21:39

Re: Porquê usar diferenciais de 300 mA ?

Mensagem por superhandy »

Nuno Gonçalves Escreveu:A razao pela qual se utilizam varios tipos de sensibilidades (10, 30, 100, 300 mA, 1 5 A entre outras) sao:

os de maior sensibilidade para locais classificados com presença de agua, onde a tensao de contacto maxima permitida é de 25V. (10 mA e 30mA)

Os de media sensibilidade para locais normais, onde a tensao de contacto maxima permitida é de 50V (100 e 300mA)

Os de baixa sensibilidade para colocar no inicio de uma instalaçao, sendo neste caso o ultimo onde devera ocorrer disparo.


quando a algumas duvidas que tem ocorrido em relação a corrente de defeito é simples, na situaçao de um defeito à massa, essa corrente de defeito fica na carcaça de uma maquina. A carcaça nao estando ligada ao condutor de proteçao, o utilizador ao colocar a mao sobre a carcaça apanhara um choque, podendo morrer.

A colocação do condutor de proteçao, ligado a carcaça faz com que o utilizador nao esteja esposto a valores de tensao superiores a 25 ou 50 V em corrente alternada.
Permitam-me que ponha uma questão: Instalação monofásica 15A, se o disjuntor da EDP for 40A 500ma, o de protecção 25A 300ma e eventualmente um para o WC (termoacumulador) 20A 30ma com um disjuntor de 16A o que dispara primeiro?
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Porquê usar diferenciais de 300 mA ?

Mensagem por joao-pt »

Onde é o defeito? Se for no WC, tudo indica que será este o primeiro a disparar.
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”