Porquê usar diferenciais de 300 mA ?

superhandy
Curioso
Curioso
Mensagens: 23
Registado: 29 jan 2012, 21:39

Re: Porquê usar diferenciais de 300 mA ?

Mensagem por superhandy »

joao.pt Escreveu:Onde é o defeito? Se for no WC, tudo indica que será este o primeiro a disparar.
Ok, vamos considerar que é no WC, que está protegido por um disjuntor de 16A mas se a potência do da EDP é de 15A (o que tem o botão laranja, não sei o nome), não deveria ser este primeiro a disparar?


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Porquê usar diferenciais de 300 mA ?

Mensagem por joao-pt »

Mas estamos a considerar disparo do diferencial (fuga) ou do disjuntor (sobrecarga ou curto-circuito)?
Última edição por joao-pt em 06 jun 2016, 14:12, editado 1 vez no total.
Darkc0de
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 05 jun 2016, 01:14
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Porquê usar diferenciais de 300 mA ?

Mensagem por Darkc0de »

30mA usa-se mais nas casas de banho devido ás banheiras de hidro devido aos riscos :mrgreen:
superhandy
Curioso
Curioso
Mensagens: 23
Registado: 29 jan 2012, 21:39

Re: Porquê usar diferenciais de 300 mA ?

Mensagem por superhandy »

joao.pt Escreveu:Mas estamos a considerar disparo do diferencial (fura) ou do disjuntor (sobrecarga ou curto-circuito)?
sobrecarga ou curto-circuito...
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Porquê usar diferenciais de 300 mA ?

Mensagem por joao-pt »

A resposta a isso fica mais dependente da curva de disparo, mas em sobrecarga, tendo em conta que existirão mais equipamentos ligados na habituação, é provável que o limitador de potencia da EDP dispare primeiro. Em curto-circuito só mesmo pelas curvas de disparo, idealmente seria o de 16A do WC.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Porquê usar diferenciais de 300 mA ?

Mensagem por ohmico »

Boas,

isto é que aqui vai uma "cegada":

P. - Mensagem por superhandy » sábado jun 04, 2016 9:15 pm
Permitam-me que ponha uma questão: Instalação monofásica 15A, se o disjuntor da EDP for 40A 500ma, o de protecção 25A 300ma e eventualmente um para o WC (termoacumulador) 20A 30ma com um disjuntor de 16A o que dispara primeiro?

R. - Mensagem por joao.pt » sábado jun 04, 2016 9:37 pm
Onde é o defeito? Se for no WC, tudo indica que será este o primeiro a disparar.

Aqui começa a descambar.

P. - por superhandy » sábado jun 04, 2016 9:52 pm
Ok, vamos considerar que é no WC, que está protegido por um disjuntor de 16A mas se a potência do da EDP é de 15A (o que tem o botão laranja, não sei o nome), não deveria ser este primeiro a disparar?

R. - Mensagem por joao.pt » domingo jun 05, 2016 10:35 am
Mas estamos a considerar disparo do diferencial (fura) ou do disjuntor (sobrecarga ou curto-circuito)?

Aqui descambou por completo.

P. - por superhandy » domingo jun 05, 2016 10:03 pm
sobrecarga ou curto-circuito...

R . -Mensagem por joao.pt » segunda jun 06, 2016 7:47 am
A resposta a isso fica mais dependente da curva de disparo, mas em sobrecarga, tendo em conta que existirão mais equipamentos ligados na habituação, é provável que o limitador de potencia da EDP dispare primeiro. Em curto-circuito só mesmo pelas curvas de disparo, idealmente seria o de 16A do WC.

Foi esta a sequência de pergunta resposta que ocorreu.
Eu pergunto, porque pela minha parte fico na dúvida se alguém percebeu o que estava em jogo, uma vez que no início foram perguntados "alhos" e termina-se respondendo "bugalhos".

Pondo os nomes às coisas foram aqui misturados conceitos que não têm nada a haver um com o outro, proteccão diferencial (correntes de fuga), com protecção de sobre cargas e curto circuitos.

Peço desculpa aos intervenientes, por esta intromissão, mas estamos num fórum técnico e parece-me que devia haver mais cuidado nas discussões aqui mantidas.

Ohmico
superhandy
Curioso
Curioso
Mensagens: 23
Registado: 29 jan 2012, 21:39

Re: Porquê usar diferenciais de 300 mA ?

Mensagem por superhandy »

Bastante conclusivo... :?
Avatar do Utilizador
travassos
Curioso
Curioso
Mensagens: 72
Registado: 01 ago 2010, 18:50
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Porquê usar diferenciais de 300 mA ?

Mensagem por travassos »

Mensagem por superhandy » sábado jun 04, 2016 9:15 pm
Permitam-me que ponha uma questão: Instalação monofásica 15A, se o disjuntor da EDP for 40A 500ma, o de protecção 25A 300ma e eventualmente um para o WC (termoacumulador) 20A 30ma com um disjuntor de 16A o que dispara primeiro?

Parece-me que estamos a falar de correntes de fuga e pela ordem colocada na questão entendo que a "fuga" acontece no termoacumulador.
A ser assim vai atuar primeiro o Diferencial do WC, 20A 30mA.

xD ;)
Travassos
ccruz
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 14 nov 2007, 23:09

Re: Porquê usar diferenciais de 300 mA ?

Mensagem por ccruz »

Uma boa razão para usar o diferencial de 30mA para toda a instalação é que tem sempre a certeza de que não é chateado pelo inspector da CERTIEl por causa da protecção diferencial em locais especiais ou com resistência de terra acima de 166,6 ohm.
Por outro lado, uma boa instalação normalmente requer atenção na selectividade também diferencial para que a instalação não vá toda a baixo a qualquer momento e seja muito mais complicado para o técnico verificar onde está o problema. Por vezes basta um balastro em curto ou passagem como sabe.

Cumprimentos,

Carlos Cruz
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Porquê usar diferenciais de 300 mA ?

Mensagem por ohmico »

ccruz Escreveu:Uma boa razão para usar o diferencial de 30mA para toda a instalação é que tem sempre a certeza de que não é chateado pelo inspector da CERTIEl por causa da protecção diferencial em locais especiais ou com resistência de terra acima de 166,6 ohm.
Por outro lado, uma boa instalação normalmente requer atenção na selectividade também diferencial para que a instalação não vá toda a baixo a qualquer momento e seja muito mais complicado para o técnico verificar onde está o problema. Por vezes basta um balastro em curto ou passagem como sabe.

Cumprimentos,

Carlos Cruz

Boas,
não precisamos de técnicos para nada, basta instalar protecções máximas.

Não se percebe é o que é que o curto tem a vêr com o diferencial.

Ohmico
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 330
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Porquê usar diferenciais de 300 mA ?

Mensagem por damon »

Mário Escreveu: 12 mar 2011, 12:21 Boas "joaoabs"

O ter o perfil preenchido é só para que quando fazem uma pergunta, se possa clicar no perfil e saber que estamos perante alguém da área eléctrica ou não, o que vai influenciar a resposta, mais completa ou mais simples.

Se quando cliquei no perfil não diz nada, fico sem saber se tens conhecimentos de electricidade ou não.

Se na 1ª intervenção,
"Desculpem a pergunta idiota,mas como se medem as fugas? Com um multimetro?"
Para mim não há perguntas idiotas, há é respostas "parvas" ou menos boas.

E na 2ª intervenção,
"Ok, a minha pergunta foi incompleta. Sei o que e um multimetro, mas no modo de ohmimetro (o meu multimetro tem uma escala de ate 2Mohms) qual sera o valor a partir do qual se considera haver fuga? E como se mede? Com o aparelho desligado? Em que terminais?
E no modo amperimetro? Como faco a ligacao para ver se ha fuga?"

Aqui já sei que tens um multimetro. Mas que não tens conhecimentos em alguns tipos de medições "análise", é normal, ninguém sabe tudo.

Agora respondendo à duvida que tens.

Para medir fugas em Amp, tens que por as pontas do multimetro nos encaixes de amp.,e não esquecer que quando medes amp. é sempre com as pontas do multimetro em serie e nunca em paralelo.
Com o multimetro na posição de amp. vais intercalar as pontas do multimetro entre o condutor que queres medir sempre em serie, deves de começar com a escala maior de amp do aparelho, e depois vais reduzindo a escala até teres valores que possas ver, isto se o teu multímetro não for de escala automática.
Outra maneira que há para medir é com pinça amperimétrica, onde não tens que desligar nada para medir.

Se queres saber o isolamento que suporta, aí deves de usar um megaohmímetro como mínimo de 500V para saber a rigidez dieléctrica.

Os multimetros principalmente os digitais a tensão de saída em ohmímetro é muito baixa (alguns milivoltes), e não tem poder para poder "furar" o isolamento.
Com o ohmímetro podes verificar uma resistência à massa e teres 20.000 ohms e com o mega a 500V, podes ter meia dúzia de ohms.

"qual sera o valor a partir do qual se considera haver fuga?"
Dependo do equipamento de que se fala, se for domestico (creio, mas não tenho a certeza) deves de ter menos que 5mA.

Ah antes que me esqueça, o ser de Sintra tem uma vantagem, tens umas queijadinhas muito boas.

Cump.
Mário
Boas Mario,
não estou a entender muito bem como se mede a corrente de fuga??
sei que é em serie que se mede os amperes,
ponha uma ponta na fase e outra na terra?? igual com neutro e terra??
e isto não vai fazer disparar o ID??
eu tenho uma pinça amperimetrica, então como faço a medida? no condutor de terra??
com o megaohmetrico não dá para medir correntes de fuga? só resistencia de isolamento!
ajuda me a entender melhor
obg
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Porquê usar diferenciais de 300 mA ?

Mensagem por Mário »

[/quote]
Boas Mario,
não estou a entender muito bem como se mede a corrente de fuga??
sei que é em serie que se mede os amperes, OK

ponho uma ponta na fase e outra na terra?? Se fizeres isso não está em serie, mas em paralelo.

igual com neutro e terra?? Não podes fazer assim. Ligas em serie no terra

e isto não vai fazer disparar o ID??

eu tenho uma pinça amperimetrica, então como faço a medida? no condutor de terra?? Podes fazer com pinça desde que tenha sensibilidade para a escala que queres. E medes no terra.

com o megaohmetrico não dá para medir correntes de fuga? O "mega" mede omhs e só.

só resistencia de isolamento! Sim

Se sabes a tensão, e os ohms, então sabes a corrente de fuga.

ajuda me a entender melhor
obg
[/quote]

A Azul

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”