IEC 898 VS IEC 947-2

nsilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 114
Registado: 20 out 2008, 18:36
Localização: Alcobaça
Enviou: 3 vezes

IEC 898 VS IEC 947-2

Mensagem por nsilva »

Colegas

Tenho andado a investigar acerca destas normas que definem o poder de corte dos disjuntores: IEC 898 e a IEC 947-2

Alguem de vós tem ideia muito concreta acerca da diferença entre as duas normas?

Obrigado


Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: IEC 898 VS IEC 947-2

Mensagem por joaoosvaldo »

IEC60898 - norma a que devem obedecer os disjuntores para uso residencial e similares;

IEC60947 - norma a que devem obedecer os disjuntores para aplicações na industria.
Última edição por joaoosvaldo em 16 jun 2010, 19:01, editado 1 vez no total.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
nsilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 114
Registado: 20 out 2008, 18:36
Localização: Alcobaça
Enviou: 3 vezes

Re: IEC 898 VS IEC 947-2

Mensagem por nsilva »

Portanto, é assim, vamos ver se o meu raciocinio está correcto:

Um disjuntor para uso residencial de 6kA, pode ser usado na industria para poder de corte de 10kA.

Um abraço
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: IEC 898 VS IEC 947-2

Mensagem por joaoosvaldo »

nsilva Escreveu:Portanto, é assim, vamos ver se o meu raciocinio está correcto:

Um disjuntor para uso residencial de 6kA, pode ser usado na industria para poder de corte de 10kA.

Um abraço
Se o disjuntor diz que tem 6kA de acordo com a IEC60898 e tem 10kA de acordo com a IEC60947 então o raciocínio está correcto!!! Isso acontece visto que a IEC60898 é mais exigente do que a IEC60947, visto que no residencial os disjuntores vão ser operados por pessoas comuns e na industria normalmente são pessoas já com alguma formação ou pelo menos sabem o que estão a fazer (ou deviam saber, em alguns casos não é o que se verifica :? ).
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
nsilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 114
Registado: 20 out 2008, 18:36
Localização: Alcobaça
Enviou: 3 vezes

Re: IEC 898 VS IEC 947-2

Mensagem por nsilva »

joaoosvaldo,

Muito útil esta informação. obrigado.
Por acaso não sabe onde é possivel obter os parametros definidos nas normas? ja andei á procura mas não estou a apanhalas na net...

Um abraço
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: IEC 898 VS IEC 947-2

Mensagem por joaoosvaldo »

nsilva Escreveu:joaoosvaldo,

Muito útil esta informação. obrigado.
Por acaso não sabe onde é possivel obter os parametros definidos nas normas? ja andei á procura mas não estou a apanhalas na net...

Um abraço
Pois isso como são normas não é facil de encontrar porque como são documentos de autor só comprando :? !!! Mas tente encontrar mais informação na net pode ser que encontre qq coisa!!!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
JoaoB
Curioso
Curioso
Mensagens: 74
Registado: 31 mai 2008, 16:53

Re: IEC 898 VS IEC 947-2

Mensagem por JoaoB »

nsilva Escreveu:Portanto, é assim, vamos ver se o meu raciocinio está correcto:

Um disjuntor para uso residencial de 6kA, pode ser usado na industria para poder de corte de 10kA.

Um abraço
Atenção que isto pode não ser real... depende se o disjuntor está homologado para ambas as normas, nas marcas mais baratuxas, tipo Lemague, GE, TEV, etc... é comum os disjuntores de gama residencial estarem homologados apenas na 898 para poupar custos, podem até suportar poder de corte superior na 847-2 mas se não está homologado não pode ser usado como tal!
Avatar do Utilizador
SlayerPT
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 29 dez 2007, 23:48
Localização: Faro
Contacto:

Re: IEC 898 VS IEC 947-2

Mensagem por SlayerPT »

Boas,

Já tive uma situação algo desagradável, em que a marca atribuía a uma determinada gama de disjuntores 6kA na 898 e 10kA na 947-2, informação que tanto no catalogo geral como no catalogo técnico, surgia como homologada.

Na altura, para que a fiscalização me aprovasse os equipamentos, requeri os certificados à marca e disseram-me que só tinha homologação para a norma 898.

Correu pelo melhor que a marca assumiu a diferença de preço, de valor considerável, visto que tive que optar por uma gama de equipamentos de valor superior, e que já cumpria ambas as normas, para obter aprovação dos materiais.

Por isso, fica aqui o conselho: Muita precaução quando se escolherem materiais e mais ainda para obras em que a fiscalização é apertada.


Cumprimentos,
...porque todas as grandes viagens começam sempre com um pequeno passo...
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: IEC 898 VS IEC 947-2

Mensagem por nelmindo »

SlayerPT Escreveu:Boas,

Já tive uma situação algo desagradável, em que a marca atribuía a uma determinada gama de disjuntores 6kA na 898 e 10kA na 947-2, informação que tanto no catalogo geral como no catalogo técnico, surgia como homologada.

Na altura, para que a fiscalização me aprovasse os equipamentos, requeri os certificados à marca e disseram-me que só tinha homologação para a norma 898.

Correu pelo melhor que a marca assumiu a diferença de preço, de valor considerável, visto que tive que optar por uma gama de equipamentos de valor superior, e que já cumpria ambas as normas, para obter aprovação dos materiais.

Por isso, fica aqui o conselho: Muita precaução quando se escolherem materiais e mais ainda para obras em que a fiscalização é apertada.


Cumprimentos,
Aqui mais uma vez, mostra-se que a fiscalização dá frutos. A culpa até não pode ter sido do instalador, mas nestes casos, a empresa (da venda do produto) devia ser chamada à responsabilidade, além de devolver a diferença dos equipamentos vendidos, devia era ter acarretado os custos da substituição de um produto não conforme.
É que agora, pode acontecer que as próximas empresas instaladoras, quando lançarem um concurso para fornecimento de equipamentos eléctricos, exijam certificados, antes de se reunir condições para as empresas fornecedoras concorrerem.
Rochiinha
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 188
Registado: 10 out 2010, 20:03

Re: IEC 898 VS IEC 947-2

Mensagem por Rochiinha »

Olá a todos, gostaria de perceber melhor isto de disjuntores de 6KA e de 10 KA, alguem me pode ajudar?

Obrigado.
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: IEC 898 VS IEC 947-2

Mensagem por joaoosvaldo »

Rochiinha Escreveu:Olá a todos, gostaria de perceber melhor isto de disjuntores de 6KA e de 10 KA, alguem me pode ajudar?

Obrigado.
Os 6kA e 10kA ou outro valor (valores normalizados: 3kA, 4.5kA, 6kA, 10kA, etc.) corresponde ao poder de corte do disjuntor que é a máxima corrente que o disjuntor é capaz de interromper sem se danificar.

O poder de corte do disjuntor deve ser maior ou igual à corrente de curto-circuito possível de se verificar para o caso mais desfavorável, ou seja, curto-circuito aos terminais do disjuntor.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
Osvaldo de Novais
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 28 jul 2011, 09:43

Re: IEC 898 VS IEC 947-2

Mensagem por Osvaldo de Novais »

Caros colegas,

Para comentar...

Estava eu a apreciar as respostas deste tópico, que também me interessou. Portanto, o João Osvaldo disse, e correto que o poder de corte de um disjuntor deve ser maior que a corrente de curto-circuito, no ponto onde está instalado este. Mas, eu também já vi no catálogo "Telemecanique-2005", disjuntores e fusíveis, cujos poder de corte é inferior a corrente de curto circuito.

Engº Novais
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: IEC 898 VS IEC 947-2

Mensagem por jaimereis »

pensava eu que a pior situação era ligar um equipamento em curto com o cabo frio, usando a resistencia do cabo a montante e tambem a resistencia do cabo que liga o equipamento

e na base disto é que se calculava o Icc, mas pelo que dizem é nos bornes do disjuntor usando neste caso só a resistencia a montante?

é isso?

e o calculo é feito com o cabo frio ou com a temperatura de funcionamento?
Jaime Reis
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: IEC 898 VS IEC 947-2

Mensagem por joaoosvaldo »

jaimereis Escreveu:pensava eu que a pior situação era ligar um equipamento em curto com o cabo frio, usando a resistencia do cabo a montante e tambem a resistencia do cabo que liga o equipamento

e na base disto é que se calculava o Icc, mas pelo que dizem é nos bornes do disjuntor usando neste caso só a resistencia a montante?

é isso?

e o calculo é feito com o cabo frio ou com a temperatura de funcionamento?
O cálculo da corrente de curto-circuito máxima (Icc máx.) é feito com temperatura de 70ºC para PVC e de 90ºC para o PEX.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: IEC 898 VS IEC 947-2 - corrente de curto-circuito

Mensagem por jaimereis »

bom dia

estive a consultar os meus apontamentos de escola, ainda tenho tudo guardado religiosamente, e relativamente a Icc

tenho, que para calcular o poder de corte dos disjuntores Icc_max era com o cabo frio(ambiente 20ºC), para calcular a queda de tensão seria á temperatura de funcionamento(70ºC para PVC e 90ºC para PEX) aqui seria para achar a secção adquada a uma corrente em relação a uma distancia, e para o Icc_min era com o cabo á temperatura maxima admissivel(160ºC para PVC e 250ºC para PEX)

mas agora estou na duvida, é possivel comentarem isto, agradeço
Jaime Reis
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”