Diferencial trifásico em circuito monofásico ???

ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Diferencial trifásico em circuito monofásico ???

Mensagem por ohmico »

Boas,

do que foi dito até agora penso perceber de que se pretende alimentar um quadro que se encontra electrificado para ligação em trifásico.

1- À pergunta se pode alimentá-lo em monofásico, a resposta é: pode, mas terá de ter o cuidado de verificar se existem circuitos bi ou trifásicos.
Nesse caso já não pode sem alterar a instalação devido aos neutros passarem a estar sub-dimensionados.

2- À pergunta se o interruptor (disjuntor) diferencial trifásico funciona correctamente, se ligado só com uma fase (monofásico), a resposta é sim e não precisa de shuntar os bornes das outras fases, pois não há qualquer "desiquilíbrio".
A única função que pode não ser cumprida será a função de teste, se poventura a fase alimentada não corresponder ao borne que alimenta o circuito interno de teste.

ohmico


bacalhau
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 156
Registado: 08 abr 2008, 20:35

Re: Diferencial trifásico em circuito monofásico ???

Mensagem por bacalhau »

ohmico Escreveu:Boas,

do que foi dito até agora penso perceber de que se pretende alimentar um quadro que se encontra electrificado para ligação em trifásico.

1- À pergunta se pode alimentá-lo em monofásico, a resposta é: pode, mas terá de ter o cuidado de verificar se existem circuitos bi ou trifásicos.
Nesse caso já não pode sem alterar a instalação devido aos neutros passarem a estar sub-dimensionados.

2- À pergunta se o interruptor (disjuntor) diferencial trifásico funciona correctamente, se ligado só com uma fase (monofásico), a resposta é sim e não precisa de shuntar os bornes das outras fases, pois não há qualquer "desiquilíbrio".
A única função que pode não ser cumprida será a função de teste, se poventura a fase alimentada não corresponder ao borne que alimenta o circuito interno de teste.

ohmico
Olá ,
Estou plenamente de acordo ...........os diferencias ainda fazem muita confusão ........
Um abraço
pedrogonzaga23
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 03 mar 2021, 14:38
Localização: Portugal

Re: Diferencial trifásico em circuito monofásico ???

Mensagem por pedrogonzaga23 »

Olá pessoal, queria perguntar se me podiam ajudar a montar um disjuntor diferencial trifásico em rede monofásica, pois não tenho muito experiencia. Obrigado
Pedro Gonzaga
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Diferencial trifásico em circuito monofásico ???

Mensagem por lcmmonteiro »

pedrogonzaga23 Escreveu: 03 mar 2021, 14:43 Olá pessoal, queria perguntar se me podiam ajudar a montar um disjuntor diferencial trifásico em rede monofásica, pois não tenho muito experiencia. Obrigado
Explique isso melhor sff

Quer montar um diferencial 4 pólos em rede 2 pólos porque?
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Diferencial trifásico em circuito monofásico ???

Mensagem por joao-pt »

Coloca aqui a referência do diferencial ou uma fotografia do esquema que terá impresso à frente.
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”