Ligaçao equipotencial nas janelas e torneiras

Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Ligaçao equipotencial nas janelas e torneiras

Mensagem por nelmindo »

ENERGY Escreveu:
nelmindo Escreveu:
ENERGY Escreveu:Boas pessoal, penso que nos wcs só é necessário ligar à terra as janelas de ferro ou aluminio se estiverem no volume da banheira,ou duche.
Não é verdade. Basta estar dentro do volume 2 ou 3.
Então significa dizer que toda a parte metalica ex:(janelas,portadas,torneiras,cifões,banheiras,bancadas,aros e portas,etc.) que se encontra dentro de um wc terá de estar ligada à terra, ligação esta que não poderá derivar de uma tomada existente no wc, mas sim vir directamente do quadro eléctrico, Correcto?
pode derivar de uma tomada, mas se existir a posibilidade de criar uma caixa de derivaçao psó para isso, melhor


ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Ligaçao equipotencial nas janelas e torneiras

Mensagem por ENERGY »

Se ligarmos a partir de uma tomada o condutor tem de ser protegido para podermos manter a secção de 2.5mm.
Se for colado, não protegido terá de ser de 4mm e logo aqui começa uma n/conformidade, certo?
Cpts.
Energy
carlitos.martins
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 10 set 2008, 13:20

Re: Ligaçao equipotencial nas janelas e torneiras

Mensagem por carlitos.martins »

Boas,

Agora pergunto:

A ligação é feita ao aro. Certo?
Então se a janela for de correr como vou garantir a equi potencialidade?

Cumprimentos a todos.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Ligaçao equipotencial nas janelas e torneiras

Mensagem por Mário »

Boas

É só para Inglês ver, por enquanto.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
tecnilagos
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 06 jun 2009, 14:54

Re: Ligaçao equipotencial nas janelas e torneiras

Mensagem por tecnilagos »

podes tirar de uma tomada um fio de 2,5 desde que entubado ,

agora eu não sei é onde se compram terminais bimetalicos para fazer esta ligação.

pois os cab.... disem que tem de ser este tipo de terminal .

andamos para tras em vez de para a frente . por isso estamos tão atrasados em relação aos outros paises
ENERGY Escreveu:
nelmindo Escreveu:
ENERGY Escreveu:Boas pessoal, penso que nos wcs só é necessário ligar à terra as janelas de ferro ou aluminio se estiverem no volume da banheira,ou duche.
Não é verdade. Basta estar dentro do volume 2 ou 3.
Então significa dizer que toda a parte metalica ex:(janelas,portadas,torneiras,cifões,banheiras,bancadas,aros e portas,etc.) que se encontra dentro de um wc terá de estar ligada à terra, ligação esta que não poderá derivar de uma tomada existente no wc, mas sim vir directamente do quadro eléctrico, Correcto?
joao2004
Curioso
Curioso
Mensagens: 61
Registado: 17 set 2008, 15:26
Localização: norte

Re: Ligaçao equipotencial nas janelas e torneiras

Mensagem por joao2004 »

Onde costumam colocar (no wc) a caixa de ligação equipotencial?

As banheiras de hidromassagem têm de ter fio de terra independente?
vitortavares
Curioso
Curioso
Mensagens: 19
Registado: 30 jan 2009, 19:21

Re: Ligaçao equipotencial nas janelas e torneiras

Mensagem por vitortavares »

Podem-me dizer a onde posso comprar terminais bi/metalicos para secçao fio 2,5mm ou 4mm?
Já corri os meus fornecedores todos e nao encontro.
Ou será que andam a pedir coisas que nao existe?
Cumprimentos
Vitor Tavares
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Ligaçao equipotencial nas janelas e torneiras

Mensagem por joaoosvaldo »

ENERGY Escreveu:
nelmindo Escreveu:
ENERGY Escreveu:Boas pessoal, penso que nos wcs só é necessário ligar à terra as janelas de ferro ou aluminio se estiverem no volume da banheira,ou duche.
Não é verdade. Basta estar dentro do volume 2 ou 3.
Então significa dizer que toda a parte metalica ex:(janelas,portadas,torneiras,cifões,banheiras,bancadas,aros e portas,etc.) que se encontra dentro de um wc terá de estar ligada à terra, ligação esta que não poderá derivar de uma tomada existente no wc, mas sim vir directamente do quadro eléctrico, Correcto?
Tanto qt sei pode derivar de uma tomada do WC, mas gostava tb que me pudessem confirmar isto!?
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Ligaçao equipotencial nas janelas e torneiras

Mensagem por nelmindo »

sim, pode derivar da tomada. Já chegei a derivar do estore electrico, à frente do inspector destacado pela certiel.
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 569
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Ligaçao equipotencial nas janelas e torneiras

Mensagem por migjac »

Boa tarde,
Pretendia que me esclarecessem na seguinte situação:
A canalização que alimenta as torneiras dos lavatórios é em multicamada, mas apenas por dentro das paredes. O que sai da parede é um tubo metálico que faz o pescoço de cavalo para a torneira do lavatório. Neste caso tem de levar ligação equipotencial? A ligação multicamada que alimenta esta torneir não se vê. Apenas se vê o tubo metálico.
Uma vez que a instalação já está feita temos de passar um fio por fora que envolva todas as torneiras? Isto ficará muito inestético!!!!
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Ligaçao equipotencial nas janelas e torneiras

Mensagem por joaoosvaldo »

migjac Escreveu:Boa tarde,
Pretendia que me esclarecessem na seguinte situação:
A canalização que alimenta as torneiras dos lavatórios é em multicamada, mas apenas por dentro das paredes. O que sai da parede é um tubo metálico que faz o pescoço de cavalo para a torneira do lavatório. Neste caso tem de levar ligação equipotencial? A ligação multicamada que alimenta esta torneir não se vê. Apenas se vê o tubo metálico.
Uma vez que a instalação já está feita temos de passar um fio por fora que envolva todas as torneiras? Isto ficará muito inestético!!!!
Se a canalização que está embebida for em material não metálico não é necessária a equipotencialização? caso contrário é necessário!!!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
NunoPinto
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 06 out 2009, 22:10

Re: Ligaçao equipotencial nas janelas e torneiras

Mensagem por NunoPinto »

Boa noite e parabéns ao fórum pela utilidade da informação.

Tenho dúvidas em relação a ligações equipotenciais que talvez me possam ajudar a resolver:
-corrimão metálico de escadaria INterior tem de ter?
-corrimão metálico exterior de varanda tem de ter?
-corrimões metálicos de escadarias exteriores têm de ter?

A ligação equipotencial em caixilharias de alumínio tem carácter obrigatório? E tem de facto de ser acessível?
O que entendem por "ser acessível": tem de estar à vista, ou escondido, apenas visível para quem procurar por ela?
Tenho divisões com duas e mais caixilharias: tem de ser uma ligação independente por caixilharia?

Muito obrigado.
apb
Curioso
Curioso
Mensagens: 96
Registado: 12 set 2008, 22:41
Localização: Coimbra

Re: Ligaçao equipotencial nas janelas e torneiras

Mensagem por apb »

Boas, a ligação equipotencial só é obrigatória nas casas de banho (dependencias contendo banheira ou base de chuveiro), as restantes divisões da casa não é exigida ligação equipotencial.
Esta ligação equipotencial deve ser feita dentro da casa de banho, razão pela qual os individuos da certiel, estão a obrigar que as ligações aos toalheiros do aquecimento, com tubagem metálica, sejam ligados dentro da casa de banho, assim como as estruturas das B.Hidromassagem.

Não hà necessidade de trazer qualquer condutor de 2,5mm2 desde o QE, basta interligar os condutores de protecção com os equipamentos existentes nas casas de banho.
Nas janelas metálicas, apenas é necessário ligar a caixelharia, independentemente de terem portadas de correr ou basculantes.

Existe um anexo nas RTIEBT no fim da secção 7 que diz quais os equipamentos a ligar e os que não são necessários ligar.

Cumprimentos
NunoPinto
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 06 out 2009, 22:10

Re: Ligaçao equipotencial nas janelas e torneiras

Mensagem por NunoPinto »

Viva e obrigado "apb".

Do que disse, restou-me apenas uma dúvida, quando diz "Nas janelas metálicas, apenas é necessário ligar a caixelharia, independentemente de terem portadas de correr ou basculantes".

Essas "janelas metálicas" são as presentes APENAS na casa-de-banho (ou todas existentes na casa)?

Obrigado, mais uma vez.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Ligaçao equipotencial nas janelas e torneiras

Mensagem por nelmindo »

respondido no outro Post consultado
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”