Ligaçao equipotencial nas janelas e torneiras

Responder
monkey
Curioso
Curioso
Mensagens: 43
Registado: 31 mai 2008, 23:45
Agradecimento recebido: 2 vezes
Contacto:

Re: Ligaçao equipotencial nas janelas e torneiras

Mensagem por monkey »

Nas regras técnicas indica no Anexo II da seção 701:
"II.1 Todos os elementos condutores, com excepção dos de reduzidas dimensões e que não
apresentem riscos de ficarem a um potencial diferente do da ligação equipotencial, devem, em
regra, ser ligados à ligação equipotencial.
II.2 Estão na situação indicada no ponto II.1, nomeadamente:
a) as canalizações metálicas de água quente, de água fria, de ventilação e de esgoto; não é
necessário shuntar os elementos de ligação roscados das canalizações metálicas de água
montados à vista, dado que a rosca garante uma continuidade suficiente, ainda que sejam
dotados de vedantes isolantes (fitas, colas, estopa, etc.);
b) o corpo dos aparelhos sanitários metálicos (corpo das banheiras, por exemplo, no ligador de
equipotencialidade ou, quando este não existir, num dos parafusos de fixação de um pé) e o
tubo de escoamento ou o sifão, se metálicos;
c) todos os restantes elementos condutores, com excepção dos que estejam isolados dos
elementos da construção (os aros metálicos das portas e das janelas devem ser ligados à
ligação equipotencial, dado que podem estar em contacto com elementos metálicos da
construção como, por exemplo, as armaduras do betão); no caso dos radiadores do
aquecimento central ou de outros elementos aquecedores, é suficiente ligar uma das
canalizações de entrada ou de saída.
II.3 Não é necessário ligar os equipamentos metálicos não eléctricos (tais como os toalheiros),
dado que estes não são susceptíveis de ficarem a um potencial diferente do dos outros
elementos condutores; no caso de os elementos de aquecimento eléctrico serem da classe II,
as suas massas não devem ser ligadas ao condutor de protecção e, consequentemente, à
ligação equipotencial."

Por uma leitura "leiga" parece-me que se não tiver em contato com "a armadura" ou próximo desta poderá existir pouco risco. No entanto talvez outros colegas tenham uma melhor opinião.


damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 330
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Ligaçao equipotencial nas janelas e torneiras

Mensagem por damon »

Obrigado pelas vossas respostas Lcmmonteiro e Monkey,,

Também nunca vi nenhum resguardo ligado a terra, mas sendo de porta metálico, lembrei me das ligações de janelas metálicas ou aluminios...

Estive a ver as regras tecnicas e de facto dizem que se houver um elemento metálico (portas/janelas, mas não falam dos resguardos??), devemos ligar a terra
Estou um pouco confuso :roll:

De facto, também não acho necessário, porque se não, teríamos que ligar também a cabine de aluminio ou o porta tolhas de inox, :lol: ,

Mas queria ter a vossa opinião!

Portanto, resumindo, o que realmente devemos ligar a terra são:
- as torneiras caso tem tubagem de metal
- sanitas de "inox"
- janelas de aluminios /metalicas
- portas de aluminios /metalicas supondo de entrada ou que dá na rua (NAO o resguardo)
- aberturas de ventilacao metalicos
- esgotos de material metalicos

Ha mais qq coisa que me esqueci?
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”