diferencial de 30mA ou de 300mA

Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: diferencial de 30mA ou de 300mA

Mensagem por Duzia12 »

Tu é que és um man jerico


Avatar do Utilizador
bluespirit
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 131
Registado: 26 dez 2008, 11:34
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 1 vez
Contacto:

Re: diferencial de 30mA ou de 300mA

Mensagem por bluespirit »

30mA:
vantagem-maior sensibilidade e portanto uma protecção melhorada
desvantagem-devido à sua elevada sensibilidade, mais susceptivel de disparos intempestivos. Mais caro.
Utilização-locais onde é aconselhavel maior nivel de proteção (equipamentos especiais-computadores, Maq lavar louça, Maq lavar roupa, locais húmidos em geral-com a desvantagem de eventuais disparos intempestivos)

300mA
vantagem-mais barato e menos susceptivel a disparos intempestivos
desvantagem-nenhuma
Utilização-em todas as situações (excepto onde seja obrigatório outro nivel de protecçaõ (hidromassagem, 10mA por exemplo)

Sou apologista de quanto maior número de diferencias se colocar, maior será a disponibilidade de serviço. Para mim o cliente está acima de tudo (é a minha filosofia e não faço instalações eléctricas) e portanto qualidade de serviço acima de tudo.
Avatar do Utilizador
bluespirit
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 131
Registado: 26 dez 2008, 11:34
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 1 vez
Contacto:

Re: diferencial de 30mA ou de 300mA

Mensagem por bluespirit »

Duzia12 Escreveu:Falta agora discutir o In e se devem ser monofásicos ou trifásicos
____________________

In
25A para iluminação
40A para tomadas
40A para equipamentos

tri ou mono depende dos circuitos pendurados (nº e tipo)-não é relevante
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: diferencial de 30mA ou de 300mA

Mensagem por Duzia12 »

bluespirit Escreveu:
Duzia12 Escreveu:Falta agora discutir o In e se devem ser monofásicos ou trifásicos
____________________

In
25A para iluminação
40A para tomadas
40A para equipamentos

tri ou mono depende dos circuitos pendurados (nº e tipo)-não é relevante


In dos difderenacias até 13,8 KVA monofásico
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: diferencial de 30mA ou de 300mA

Mensagem por Duzia12 »

bluespirit Escreveu:
Duzia12 Escreveu:Falta agora discutir o In e se devem ser monofásicos ou trifásicos
____________________

In
25A para iluminação
40A para tomadas
40A para equipamentos

tri ou mono depende dos circuitos pendurados (nº e tipo)-não é relevante
Ou In=10 A para iiluminação
In=16 A para tomadas

In=40A para diferenciais
In=63 A ou In=80 A para geral contratos até 13,8 KVA (monofásicos)
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: diferencial de 30mA ou de 300mA

Mensagem por ohmico »

Duzia12 Escreveu:Tu é que és um man jerico
Boa tarde,

Se por ventura fui mal interpretado peço desculpa, mas no que escrevi não pode ninguém ler algum insulto, portanto venho lembrar o meu "amigo" que deve retirar o espelho que tem na frente, pois deve estar a turvar-lhe a visão.
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: diferencial de 30mA ou de 300mA

Mensagem por Duzia12 »

Também não disse nada de especial estava apenas a briincar com as palavras
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 412
Registado: 23 jun 2008, 13:02
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: diferencial de 30mA ou de 300mA

Mensagem por asalopes »

Olá joão Silva,

Embora pertinente e muito bem colocada a questão, parece-me no entanto um pouco redutora, isto é, não estamos limitados regulamentarmente, nem por outra forma, a fazer opção unicamente entre diferenciais de 30 ou 300 mA.

As Regras Técnicas impõem a utilização de dispositivos diferenciais de alta sensibilidade (IΔN ≤ 30 mA) em meia dúzia de situações, para aplicação em habitações, nomeadamente:

1) alimentação de luminárias e de aparelhos de aquecimento em certos volumes das casas de banho bem como aquecimento de água e banheiras de hidromassagem instalados nestes locais.

2) alimentação de condutores e elementos aquecedores embebidos nos elementos da construção dos edifícios.

3) as tomadas situadas no exterior, bem como as tomadas susceptíveis de alimentarem equipamentos móveis utilizados no exterior.

4) protecção dos cabos flexíveis que alimentem aparelhos móveis ou portáteis, onde o uso ou o envelhecimento desses cabos possam provocar a deterioração do isolamento ou a rotura do condutor de protecção sem que esses defeitos sejam detectados.

5) protecção das instalações em que as condições de utilização dos equipamentos eléctricos sejam severas, por exemplo, quando os riscos de humidade prejudicarem o bom isolamento dos equipamentos ou ainda quando a ligação à terra for aleatória.

6) quando a resistência do eléctrodo de terra das massas tenha um valor superior a 500 Ω no esquema TT ou quando a construção de um eléctrodo de terra seja, na prática, de difícil realização.


Excluindo estas obrigações competirá ao projectista propor uma instalação que salvaguarde a segurança e permita uma exploração confortável (as RTIEBT falam em aplicação de diferenciais gerais, parciais ou individuais).

A instalação ideal aproxima-se do proposto no HabitatPro (Vilela Pinto - Schneider Electric) do qual extraí um exemplo:
QE.jpg
(408.42 KiB) Transferido 191 vezes
Como se pode reparar somente se utilizam os diferenciais de 30 mA (excluindo a entrada, evidentemente) e não me surpreende tal sugestão porque de facto actualmente os Regulamentos Europeus para aí caminham, como é o caso dos regulamentos Francês e Espanhol (para referir só dois, aqui próximos) que actualmente só permitem diferenciais de 30 mA.

Como já me alonguei, fico por aqui sem outras considerações.

Cumprimentos.
PJP
Curioso
Curioso
Mensagens: 34
Registado: 18 jun 2008, 23:16
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: diferencial de 30mA ou de 300mA

Mensagem por PJP »

eng_jersilva Escreveu:caros colegas deixemo nos de dizer "eu em minha casa tenho e na do vizinho ja é diferente" penso que todos ja sabemos que existem instalações diferentes a nicel de execução..
gostaria que fosse feita uma abordagem as vantagens e desvatagens do tópico "diferencial de 30mA ou de 300mA"?

abraço joão silva
Bem, na realidade mesmo em habitação não "carrego" todos os circuitos num único diferencial, nem é electricamente correcto, nem aconselhavel, mesmo em locais de habitação onde os utentes são da casa, pode originar momentos confusos, nomeadamente á noite.
Por esse motivo, as regras foram alteradas nesse sentido nas regras tecnicas para locais de público.
Relativamente a ser 30mA ou 300mA... ou 500mA... isto não é á escolha do fregues.

A escolha de um diferencial depende da utilização que se pretende dar, e depende essencialmente de 4 factores fundamentais:

1. tipo de equipamento terminal
2. Valor da terra
3. Local de protecção, ou seja, nivel de potencial contacto com o referencial Terra.
4. Selectivade a jusante e a montante.

Ainda sobre a sensibilidade dos diferenciais, vou dizer algo que poucas pessoas conhecem.

Um diferencial com indicação de 300mA, não implica necessariamente que a sua sensibilidade seja de 300mA. E passo a explicar. A norma de fabrico dos diferenciais diz que a sensibilidade deverá estar entre 50% e 100% do nivel indicado no aparelho.
Por exemplo, se um diferencial tiver sensibilidade de 200mA, continua a vir marcado com 300mA.

Isto aplica-se para todos os diferenciais. Por isso quando o amigo Bluespirit afirmou que com dif da EDP de 500mA e o "nosso" de 300mA existia selectividade... pode não haver. Basta que o da edp esteja no seu valor mais baixo permitido ( 250mA ) e o nosso no mais alto ( 300mA ).

Por vezes acontece disparos entre diferenciais identicos e contiguos... muitas das vezes basta trocar a posição dos mesmos para resolver a questão.

Abraço,

PJP
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: diferencial de 30mA ou de 300mA

Mensagem por nelmindo »

PJP Escreveu:
eng_jersilva Escreveu:caros colegas deixemo nos de dizer "eu em minha casa tenho e na do vizinho ja é diferente" penso que todos ja sabemos que existem instalações diferentes a nicel de execução..
gostaria que fosse feita uma abordagem as vantagens e desvatagens do tópico "diferencial de 30mA ou de 300mA"?

abraço joão silva
Bem, na realidade mesmo em habitação não "carrego" todos os circuitos num único diferencial, nem é electricamente correcto, nem aconselhavel, mesmo em locais de habitação onde os utentes são da casa, pode originar momentos confusos, nomeadamente á noite.
Por esse motivo, as regras foram alteradas nesse sentido nas regras tecnicas para locais de público.
Relativamente a ser 30mA ou 300mA... ou 500mA... isto não é á escolha do fregues.

A escolha de um diferencial depende da utilização que se pretende dar, e depende essencialmente de 4 factores fundamentais:

1. tipo de equipamento terminal
2. Valor da terra
3. Local de protecção, ou seja, nivel de potencial contacto com o referencial Terra.
4. Selectivade a jusante e a montante.

Ainda sobre a sensibilidade dos diferenciais, vou dizer algo que poucas pessoas conhecem.

Um diferencial com indicação de 300mA, não implica necessariamente que a sua sensibilidade seja de 300mA. E passo a explicar. A norma de fabrico dos diferenciais diz que a sensibilidade deverá estar entre 50% e 100% do nivel indicado no aparelho.
Por exemplo, se um diferencial tiver sensibilidade de 200mA, continua a vir marcado com 300mA.

Isto aplica-se para todos os diferenciais. Por isso quando o amigo Bluespirit afirmou que com dif da EDP de 500mA e o "nosso" de 300mA existia selectividade... pode não haver. Basta que o da edp esteja no seu valor mais baixo permitido ( 250mA ) e o nosso no mais alto ( 300mA ).

Por vezes acontece disparos entre diferenciais identicos e contiguos... muitas das vezes basta trocar a posição dos mesmos para resolver a questão.

Abraço,

PJP
explicação 5 estrelas
Avatar do Utilizador
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 762
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Localização: S. João da Madeira
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: diferencial de 30mA ou de 300mA

Mensagem por eng_jersilva »

caros colegas fico contente por ver tanta aderencia a este tópico e desde ja agradeço a tds por isso, de facto parece me começar a ficar claro que o uso de um unico diferencial de 30 mA para toda a instalção é algo a evitar.. não é que o faça nos meus projectos mas ja vi foi varias moradias com esse tipo de execução e provavelmente tendo como unica razão a poupança por parte do electricista!??! e claro provavelmente este tipo de instalação terá como consequencia a ida desse mesmo electricista as moradias devido a uma maior frequencia de disparos intempestivos e não só (ganhar mais algum!?? Vs Descredibilização do electricista!?). mas não quero com isto, dizer que são todos o electricistas a fazerem isso porque é mentira!

Abraço João Silva
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: [email protected]
[email protected]
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: diferencial de 30mA ou de 300mA

Mensagem por Duzia12 »

Os electricistas não têm culpa, mas sim os donos das obras que querem orçamentos baratos e os empreiteiros também
6eo
cartão vermelho
cartão vermelho
Mensagens: 241
Registado: 22 out 2008, 16:04
Localização: Aguada de Cima

Re: diferencial de 30mA ou de 300mA

Mensagem por 6eo »

Pois bem caros colegas!
Todos têm razao mas ainda não vi nenhum (desculpem-me esta observação) a tentar arranjar a melhor RELAÇÂO entre custos/espaço do quadro/protecção/selectividade/terras/bomfuncionamento/comudidade

Eu cá vou dar a minha relação- Espero que seja feliz a da-la (hehehe):
Um diferencial de 300 mA a servir de corte geral da instalação
depois dai segue os qqparcias se existirem, e tomadas de usos especiais (como por exemplo firigorificas, mll, mlr, ventilação,...), iluminação e a colocação de um novo subbarramento com um diferencial de 30 onde se colocara as tomas de uso geral.


é a minha opinião. Obviamente nao esquecer de um bom valor da terra.

saudações energéticas
Saudações Energéticas
6eo
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: diferencial de 30mA ou de 300mA

Mensagem por Duzia12 »

Fica melhor um corte geral de 4x40 A e dois diferencias um de 30mA e outro de 300mA


Eu na realidade pensava para as máquinas de cozinha, usar o de 300 mA para não ser tão sensível, mas pelo que vejo nos livros do L.M. Vilela Pinto é tudo de 30 mA

Afinal qual a melhor solução??
6eo
cartão vermelho
cartão vermelho
Mensagens: 241
Registado: 22 out 2008, 16:04
Localização: Aguada de Cima

Re: diferencial de 30mA ou de 300mA

Mensagem por 6eo »

Duzia12 Escreveu:Fica melhor um corte geral de 4x40 A e dois diferencias um de 30mA e outro de 300mA


Eu na realidade pensava para as máquinas de cozinha, usar o de 300 mA para não ser tão sensível, mas pelo que vejo nos livros do L.M. Vilela Pinto é tudo de 30 mA

Afinal qual a melhor solução??

Vilela Pinto???? não é aquele Sr que escreveu um livro com uma ilustração onde colocava um esquentador numa casa de banho????
pois bem ele la em casa so deve ter maquinas de lavar novinhas em folha e por isso que as coloca todas no 30 mA....

Mas para todas as casas/moradias/apartanmetos/Barracos em que comprem maquinas de lavar para lavarem diariamente e constatemente sem parar e só serão susbstituidas quando rebentarem o melhor e colocarem-no num diferencial de 300 mA.
Para quê 0 corte geral de 40A em vez do diferencial 40x300mA???? Técnicamente são iguais e sua hipotese é mais cara....
Agora imagine MAIS UM INTERRUPTOR uqe nao vai melhorar nem piorar a instalação num bloco(s) de apartamentos com 10 fogosou 20 ou 100... qual a diferença de custos?
Saudações Energéticas
6eo
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”