Bobine MX ou MN??

Responder
pamipero
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 13 abr 2010, 00:21
Localização: Coimbra

Re: Bobine MX ou MN??

Mensagem por pamipero »

Conheço um edifício de grandes dimensões em que se utiliza o sistema de corte à distância de MX com dupla sinalização.
está em funcionamento há quase 8 anos sem qualquer tipo de problemas.
Na portaria existe uma quadro de botoneiras com sinalização do estado de cada fonte de energia: quadro geral (antiga 2ª categoria); quadro de colunas (antiga 5ª categoria), gerador e UPS.
Julgo que a instalação com bobine MX será a mais indicada em termos de manutenção.


Avatar do Utilizador
Kykoo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 278
Registado: 21 mar 2010, 11:50
Localização: Póvoa de Varzim
Enviou: 7 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Bobine MX ou MN??

Mensagem por Kykoo »

Viva,

Na minha opinião pessoal parece-me que existe algum contra-senso na aplicação...
Então qual é o índice de protecção que as UPS devem ter? Se a alimentação não é cortada, como se garante a segurança do pessoal dos meios de intervenção aquando da utilização de jactos de água?
Técnico de Sistemas Electrónicos de Segurança
APCaetano
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 23 jul 2010, 12:10
Localização: Coimbra

Re: Bobine MX ou MN??

Mensagem por APCaetano »

joaoosvaldo Escreveu:Boas.

Deixo aqui uma ficha técnica da Legrand de botoneira com dupla sinalização e esquemas de ligações.

Cumprimentos,

Osvaldo Sousa
Bom dia.

Sou um utilizador recente e não tenho permissões para aceder aos ficheiros anexos ás mensagens.

Podem-me ajudar ? Como é que faço para ter "permissão" ?

António P. Caetano
Melhores Cumprimentos

António P. Caetano
Avatar do Utilizador
Ricardo.Conceição
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 01 jul 2010, 12:07
Localização: Figueira da Foz

Re: Bobine MX ou MN??

Mensagem por Ricardo.Conceição »

Boas

Mas a sinalização desta botoneira da Legrand é do estado da mesma, e a sinalização que se pretende é a do estado do interruptor que a botoneira corta, se está ON tem que ter um sinalizador ligado, se está OFF tem que ter outro sinalizador ligado, estando ambos bem identificados.
Não me parece que esta botoneira dê para o fazer.

Cmpts

Ricardo
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Bobine MX ou MN??

Mensagem por joaoosvaldo »

Ricardo.Conceição Escreveu:Boas

Mas a sinalização desta botoneira da Legrand é do estado da mesma, e a sinalização que se pretende é a do estado do interruptor que a botoneira corta, se está ON tem que ter um sinalizador ligado, se está OFF tem que ter outro sinalizador ligado, estando ambos bem identificados.
Não me parece que esta botoneira dê para o fazer.

Cmpts

Ricardo
É precisamente isso que a botoneira faz, ver o esquema de ligações da mesma:
Anexos
botoneira.jpg
botoneira.jpg (23.13 KiB) Visto 3098 vezes
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
APCaetano
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 23 jul 2010, 12:10
Localização: Coimbra

Re: Bobine MX ou MN??

Mensagem por APCaetano »

joaoosvaldo Escreveu:
Ricardo.Conceição Escreveu:Boas

Mas a sinalização desta botoneira da Legrand é do estado da mesma, e a sinalização que se pretende é a do estado do interruptor que a botoneira corta, se está ON tem que ter um sinalizador ligado, se está OFF tem que ter outro sinalizador ligado, estando ambos bem identificados.
Não me parece que esta botoneira dê para o fazer.

Cmpts

Ricardo
É precisamente isso que a botoneira faz, ver o esquema de ligações da mesma:
Viva.

Após ter lido todas as questões e respostas desta discussão, permitam-me colocar uma dúvida.

Com bobines MN (necessitamos de UPS, etc.) temos sempre a garantia que quando precisarmos de realizar um corte de energia o sistema está a funcionar, dado que se por algum motivo ocorrer um "defeito" seja de que tipo for, intencional ou não, como por exemplo o desligar de um condutor, ou mesmo o corte de um cabo, há um disparo da bobine/corte de energia e de uma maneira ou e outra ficamos a saber que ocorreu um "problema na instalação" e assim resolvemos esse mesmo problema (em teoria, na pratica acontece o que já foi dito, desactiva-se a bobine).

A ideia que tinha das bobines MX com dupla sinalização, é que iriam acabar por ter um efeito prático igual, ou seja, a dupla sinalização serviria para "sinalizar" um defeito no circuito de alimentação da bobine, para evitar por exemplo, que algum condutor seja desligado inadvertidamente o que implicava que o corte de energia deixava de funcionar "sem niguém saber". Um dia quando fosse preciso cortar a energia e nada funcionasse é que iriamos descobrir o problema.

O meu entendimento da aceitação por parte do Ministério da Economia das Bobines MX com dupla sinalização era este, em alternativa às MN.

Estou errado ?
Melhores Cumprimentos

António P. Caetano
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Bobine MX ou MN??

Mensagem por joaoosvaldo »

joaoosvaldo Escreveu:
Ricardo.Conceição Escreveu:Boas

Mas a sinalização desta botoneira da Legrand é do estado da mesma, e a sinalização que se pretende é a do estado do interruptor que a botoneira corta, se está ON tem que ter um sinalizador ligado, se está OFF tem que ter outro sinalizador ligado, estando ambos bem identificados.
Não me parece que esta botoneira dê para o fazer.

Cmpts

Ricardo
É precisamente isso que a botoneira faz, ver o esquema de ligações da mesma:

Apenas com a mudança de estado do contacto auxiliar associado à bobina de disparo/corte geral representado na imagem é que vai acender a sinalização de disparo do corte geral, logo sinalizando que o corte foi realizado com sucesso.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Bobine MX ou MN??

Mensagem por joaoosvaldo »

APCaetano Escreveu:
joaoosvaldo Escreveu:
Ricardo.Conceição Escreveu:Boas

Mas a sinalização desta botoneira da Legrand é do estado da mesma, e a sinalização que se pretende é a do estado do interruptor que a botoneira corta, se está ON tem que ter um sinalizador ligado, se está OFF tem que ter outro sinalizador ligado, estando ambos bem identificados.
Não me parece que esta botoneira dê para o fazer.

Cmpts

Ricardo
É precisamente isso que a botoneira faz, ver o esquema de ligações da mesma:
Viva.

Após ter lido todas as questões e respostas desta discussão, permitam-me colocar uma dúvida.

Com bobines MN (necessitamos de UPS, etc.) temos sempre a garantia que quando precisarmos de realizar um corte de energia o sistema está a funcionar, dado que se por algum motivo ocorrer um "defeito" seja de que tipo for, intencional ou não, como por exemplo o desligar de um condutor, ou mesmo o corte de um cabo, há um disparo da bobine/corte de energia e de uma maneira ou e outra ficamos a saber que ocorreu um "problema na instalação" e assim resolvemos esse mesmo problema (em teoria, na pratica acontece o que já foi dito, desactiva-se a bobine).

A ideia que tinha das bobines MX com dupla sinalização, é que iriam acabar por ter um efeito prático igual, ou seja, a dupla sinalização serviria para "sinalizar" um defeito no circuito de alimentação da bobine, para evitar por exemplo, que algum condutor seja desligado inadvertidamente o que implicava que o corte de energia deixava de funcionar "sem niguém saber". Um dia quando fosse preciso cortar a energia e nada funcionasse é que iriamos descobrir o problema.

No caso da utilização da bobine de disparo por emissão de corrente e seguindo o esquema da imagem apresentada em post anterior se existir um defeito no cabo de alimentação da botoneira simplesmente não se verifica a sinalização, ou seja, se o cabo não estiver em condições por exemplo se estiver interrompido o disparo não é realizado e por sua vez também não é sinalizado no caso de actuação na botoneira, logo ficando o "operador" a saber que o disparo não foi realizado efectivamente. A ideia na minha opinião é apenas esta comprovar o disparo efectivo ou não do corte geral ao qual a botoneira está associada.

O meu entendimento da aceitação por parte do Ministério da Economia das Bobines MX com dupla sinalização era este, em alternativa às MN.

Estou errado ?
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
telmo_maciel
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 24 mar 2010, 11:22
Localização: braga

Re: Bobine MX ou MN??

Mensagem por telmo_maciel »

Boa Tarde,

A bobine MN é uma Bobine muito problematica dado que para "atracar" precisa a onda completa da Tensão (ou seja a sinosoíde completa). A maioria das UPS de Baixa Capacidade (entre 100 a 500VA) não conseguem ter uma sinusóide completa em modo de baterias são UPS do Tipo OFFline e como resultado ... a bobine acaba por cair. No caso de ser num Q.G.B.T, a operação de rearme é complicada dado que temos de abrir o disjuntor e retirar a bobine (no caso de disjuntor NS ou NSX da Schneider),no caso de disjuntor modular basta apenas separar a Bobine do Disjuntor.
A Bobine MX , neste momento, será a bobine mais utilizada na maioria das instalações neste momento, dado que causa menos problemas de manutenção. No entanto, pelas novas regras técnicas a bobine MX deve possuir dupla sinalização. A dupla sinalização deverá ser realizada pelo disjuntor através de contactos SD ou OF (conforme os casos) que indicará a botoneira de dupla sinalização se está operacional ou não através dos led's instalados nela. Para tal deverá-se fazer a ligação através de um cabo de 5 linhas sendo duas linhas para bobine MX (fase e Retorno) e 3 para a sinalização ( neutro, fase contacto aberto SD, fase contacto fechado SD).


Atentamente,

Telmo Maciel

PS: um Abraço para ti, Sofia
scconduto20c
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 229
Registado: 30 jan 2011, 22:15
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 1 vez
Contacto:

Re: Bobine MX ou MN??

Mensagem por scconduto20c »

sofiamarta Escreveu:Bem quanto às UPS que alimentam estas bobines (MN) é necessário ter cuidado... têm que ser do tipo "Online". Creio que este tipo de bobines só a partir de 1000 VA.
Se não forem do tipo "Online", quando há microcorte da rede estas ficam sem tensão.
Poderá utilizar-se as bobines MNR, com retardamento, mas na minha opinião creio que o melhor será mesmo usar a UPS "Online".

Em alternativa, às bobines MN's existe a dupla sinalização.

Cumprimentos,
Sofia Marta
Boas,
E no caso de bobinas do tipo MX, emissão de corrente , qual a potência a reservar para uma bobina desse tipo?
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Bobine MX ou MN??

Mensagem por jaimereis »

é na ordem dos mA, portanto a potencia é muito baixa
Jaime Reis
scconduto20c
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 229
Registado: 30 jan 2011, 22:15
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 1 vez
Contacto:

Re: Bobine MX ou MN??

Mensagem por scconduto20c »

Boas,
Considerando bobina MX, e botoneira de dupla sinalização, a sequência de funcionamento em situação de necessidade de corte de energia será:
1-Pressionar a botoneira
2-é pedida corrente a ups
3-é energizada a bobina MX, do contactor de corte geral?
4-são trocados os contactos auxiliares
5-é cortada a alimentação
está correcto este pensamento?

material necessário: botoneira de dupla sinalização, UPS; contactos auxiliares, contactor com bobina MX
falta algum material?

obrigado pela anteção
cumprimentos, Sérgio Conduto
boas festas
scconduto20c
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 229
Registado: 30 jan 2011, 22:15
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 1 vez
Contacto:

Re: Bobine MX ou MN??

Mensagem por scconduto20c »

jaimereis Escreveu:é na ordem dos mA, portanto a potencia é muito baixa
ok, obrigado as duas respostas que disponibilizou.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Bobine MX ou MN??

Mensagem por jaimereis »

para o uso de bobine Mx , não necessita de UPS, pois esta só actua quando leva com tensão

as Mn é que precisam de uma UPS, pois actua por falta de tensão, isto é , se existir corte da edp, a bobine Mn tem que estar com energia(da UPS), senão, cai o corte geral, e quando a edp repõe, a instalação fica ás cegas

as bobines em questão , não são acopladas a contactores, mas sim aos disjuntores ou seccionadores
Jaime Reis
scconduto20c
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 229
Registado: 30 jan 2011, 22:15
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 1 vez
Contacto:

Re: Bobine MX ou MN??

Mensagem por scconduto20c »

Boa Tarde
consultando este pdf: http://www.gepowercontrols.com/pt/resou ... _POR_D.pdf

é indicado, tal como disse o jaimereis que as bobinas são acessórios dos disjuntores, e e interruptores diferenciais, no caso desta marca.

pelo que li, as bobinas de falha de tensão precisam de uma UPS.
e as bobinas de emissão de corrente?
poderiam esclarecer-me melhor, sff, como é feita a alimentação de cada tipo de bobina.

http://www-intg43.legrandelectric.com/p ... alogue.pdf
obrigado pela atenção.
Cumprimentos, Sérgio Conduto
Anexos
bobinas corte energia.png
bobinas corte energia.png (27 KiB) Visto 3024 vezes
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”