Bobine MX ou MN??

Responder
Ricardo_Ruivo
Curioso
Curioso
Mensagens: 16
Registado: 18 abr 2010, 14:40
Localização: Santa Maria da Feira
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: Bobine MX ou MN??

Mensagem por Ricardo_Ruivo »

Bom dia,

tenho uma dúvida sobre a dupla sinalização.

O sinalizador vermelho deve indicar sem tensão e o verde com tensão?

Ou será o contrário?

É que nos disjuntores quando este está armado aparece a cor vermelha, e quando está desligado aparece a cor verde.


Cumprimentos Ricardo Ruivo
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Bobine MX ou MN??

Mensagem por joaoosvaldo »

Ricardo_Ruivo Escreveu:Bom dia,

tenho uma dúvida sobre a dupla sinalização.

O sinalizador vermelho deve indicar sem tensão e o verde com tensão?

Ou será o contrário?

É que nos disjuntores quando este está armado aparece a cor vermelha, e quando está desligado aparece a cor verde.
Pelas imagens do ficheiro anexo deduzo que em situação normal esteja a verde e ao actuar na botoneira passa a vermelho.
Anexos
Botoneiras Dupla Sinalização.pdf
(917.2 KiB) Transferido 717 vezes
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
Ricardo_Ruivo
Curioso
Curioso
Mensagens: 16
Registado: 18 abr 2010, 14:40
Localização: Santa Maria da Feira
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: Bobine MX ou MN??

Mensagem por Ricardo_Ruivo »

Obrigado pela informação :wink:
Cumprimentos Ricardo Ruivo
CMax
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 05 mar 2008, 23:22
Enviou: 1 vez

Re: Bobine MX ou MN??

Mensagem por CMax »

Boas...
Tenho uma questão: Tenho um espaço com 4 caldeiras (de vapor):
- Duas tem a mesma alimentação;
- a terceira tem uma alimentação diferente (a partir da média tensão);
- a quarta tem uma alimentação independente das anteriores, mas deriva da mesma alimentação do qgbt da anterior.

Como conseguirei ter uma botoneira de emergência (de preferencia MX com dupla sinalização) para estes quatro equipamentos?
Será que tenho de instalar uma "bateria" de botoneiras?

Obrigado
Cmax
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Bobine MX ou MN??

Mensagem por ohmico »

Boas,

cada um dos quadros de comando das caldeiras não está já dotado de botoneira de emergência?

Qual é a emergência que quer precaver' terá de se explicar melhor.

ohmico
Avatar do Utilizador
Pedro Pereira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 18 mar 2009, 09:50
Localização: Leiria

Re: Bobine MX ou MN??

Mensagem por Pedro Pereira »

A Secção 536.4.3 das RTIEBT prevê que os dispositivos de corte de emergência possam ser de comando eléctrico à distância, disjuntores ou contactores, onde a abertura é conseguida por uma das seguintes formas:
• por corte da alimentação da bobina, (Bobina MN - mínimo de tensão);
• por outras técnicas com segurança equivalente.

Efectivamente o texto das RTIEBT que consta da Portaria n.º 949-A/2006, de 11 de Setembro, não esclarece quais são as outras técnicas com segurança equivalente à "segurança positiva". No entanto na nota desta secção, constante da 1.ª EDIÇÃO ANOTADA DA DGEG das RTIEBT, esclarece-se, nomeadamente:

Nota: O comando do dispositivo destinado a garantir o corte de emergência pode ser:
a) do tipo designado por "segurança positiva", em que o disparo do dispositivo de corte é efectuado por um relé de falta de tensão (disparo por falta de tensão – utilizando uma bobina MN), sendo a bobina deste relé alimentada pela instalação ou por uma fonte de alimentação independente;
b) acompanhado de uma dupla sinalização "aberto - fechado", que caracterize a posição do dispositivo de corte e que permita comprovar o seu funcionamento (disparo por emissão de corrente – utilizando uma bobina MX).

A primeira Hipótese, com a utilização da "segurança positiva" por utilização da bobina MN – relé de falta de tensão – disparo por falta de tensão;
A segunda Hipótese corresponde a "outra técnica com segurança equivalente" prevista na secção em análise, e que corresponde à utilização de uma bobina MX, na qual é injectada corrente (disparo por emissão de corrente) aquando da actuação na botoneira, associada a uma dupla sinalização "aberto - fechado" destinada a informar o operador que a ordem foi ou não cumprida.
CMax
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 05 mar 2008, 23:22
Enviou: 1 vez

Re: Bobine MX ou MN??

Mensagem por CMax »

ohmico Escreveu:Boas,

cada um dos quadros de comando das caldeiras não está já dotado de botoneira de emergência?

Qual é a emergência que quer precaver' terá de se explicar melhor.

ohmico
Boas...

Os quadros das caldeiras já têm alguma antiguidade e não têm qualquer botoneira de emergência.
Com esta instalação, terá de se alterar um pouco as coisas, incluindo o orgão de proteção à entrada de cada quadro.

A ideia é ter um ponto (entrada) onde se possa colocar um dispositivo que ponha fora de serviço esses equipamentos, caso haja alguma emergência - incêndio,... etc.

Cumprimentos,

CMax
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Bobine MX ou MN??

Mensagem por Mário »

Boas "CMax"

"Os quadros das caldeiras já têm alguma antiguidade e não têm qualquer botoneira de emergência.
Com esta instalação, terá de se alterar um pouco as coisas, incluindo o orgão de proteção à entrada de cada quadro."

A directiva de máquinas diz que quando se "mexe" numa máquina, tem que ficar de acordo com as normas em vigor. Tem que ter botão de paragem de emergência ou interruptor de corte geral na máquina (pode ser na consola de comando).

O quadro de distribuição não serve de corte na directiva de máquinas.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Bobine MX ou MN??

Mensagem por ohmico »

Boas,

eu, evidentemente , não diria melhor que o Mário.

Mas para além do que diz respeito às máquinas, parece-me que anda para aí alguma confusão, pois está a falar em corte geral...emergência..., se não quer ser enganado, uma resposta fiável só poderá ser dada tendo em consideração toda a instalação, de modo a entender a filosofia do que está implantado.

A falta de cortes de emergência é má, mas o exagero é ainda pior.

De qualquer modo, a avaliar pelo que disse, já tem aí com que se entreter.

ohmico
CMax
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 05 mar 2008, 23:22
Enviou: 1 vez

Re: Bobine MX ou MN??

Mensagem por CMax »

Obrigado pelas várias contribuições, mas o meu problema principal mantém-se: como colocar fora de serviço quatro equipamentos com quadros próprios e alimentações diferentes?
Lembro que apenas duas caldeiras tem o mesmo quadro de alimentação. As outras duas têm alimentações diferentes: uma pertence a um sistema mais complexo e partilha a alimentação da duas primeiras, apenas no QGBT. A quarta vem de um PT diferente.

Resumindo: A ideia é pôr fora de serviço quatro equipamentos a partir de uma unica botoneira.

Cumprimentos,

CMax
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Bobine MX ou MN??

Mensagem por ohmico »

CMax Escreveu:Obrigado pelas várias contribuições, mas o meu problema principal mantém-se: como colocar fora de serviço quatro equipamentos com quadros próprios e alimentações diferentes?
Lembro que apenas duas caldeiras tem o mesmo quadro de alimentação. As outras duas têm alimentações diferentes: uma pertence a um sistema mais complexo e partilha a alimentação da duas primeiras, apenas no QGBT. A quarta vem de um PT diferente.

Resumindo: A ideia é pôr fora de serviço quatro equipamentos a partir de uma unica botoneira.

Cumprimentos,

CMax

Boas,

já lhe foi dado a entender que as coisas não são assim, conforme você mesmo afirma as coisas são mais complexas.

Certamente a instalação que refere tem projecto que foi aprovado, e que deve estar actualizado, tem técnico responsável pela exploração e é com este que deve discutir o que pretende alterar.

Dá para entender que instalações industriais não são o seu forte, como tal deverá seguir o caminho correcto e não vir tentar colher aqui informações desgarradas da realidade da sua instalação que dificilmente serão as adequadas ao que existe no terreno.

ohmico
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Bobine MX ou MN??

Mensagem por ohmico »

ohmico Escreveu:
CMax Escreveu:Obrigado pelas várias contribuições, mas o meu problema principal mantém-se: como colocar fora de serviço quatro equipamentos com quadros próprios e alimentações diferentes?
Lembro que apenas duas caldeiras tem o mesmo quadro de alimentação. As outras duas têm alimentações diferentes: uma pertence a um sistema mais complexo e partilha a alimentação da duas primeiras, apenas no QGBT. A quarta vem de um PT diferente.

Resumindo: A ideia é pôr fora de serviço quatro equipamentos a partir de uma unica botoneira.

Cumprimentos,

CMax

Boas,

já lhe foi dado a entender que as coisas não são assim, conforme você mesmo afirma as coisas são mais complexas.

Certamente a instalação que refere tem projecto que foi aprovado, e que deve estar actualizado, tem técnico responsável pela exploração e é com este que deve discutir o que pretende alterar.

Dá para entender que instalações industriais não são o seu forte, como tal deverá seguir o caminho correcto e não vir tentar colher aqui informações desgarradas da realidade da sua instalação que dificilmente serão as adequadas ao que existe no terreno.

ohmico
CMax
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 05 mar 2008, 23:22
Enviou: 1 vez

Re: Bobine MX ou MN??

Mensagem por CMax »

ohmico Escreveu:
CMax Escreveu:Obrigado pelas várias contribuições, mas o meu problema principal mantém-se: como colocar fora de serviço quatro equipamentos com quadros próprios e alimentações diferentes?
Lembro que apenas duas caldeiras tem o mesmo quadro de alimentação. As outras duas têm alimentações diferentes: uma pertence a um sistema mais complexo e partilha a alimentação da duas primeiras, apenas no QGBT. A quarta vem de um PT diferente.

Resumindo: A ideia é pôr fora de serviço quatro equipamentos a partir de uma unica botoneira.

Cumprimentos,

CMax

Boas,

já lhe foi dado a entender que as coisas não são assim, conforme você mesmo afirma as coisas são mais complexas.

Certamente a instalação que refere tem projecto que foi aprovado, e que deve estar actualizado, tem técnico responsável pela exploração e é com este que deve discutir o que pretende alterar.

Dá para entender que instalações industriais não são o seu forte, como tal deverá seguir o caminho correcto e não vir tentar colher aqui informações desgarradas da realidade da sua instalação que dificilmente serão as adequadas ao que existe no terreno.

ohmico
Caro Senhor,

Antes de mais peço desculpa por não me fazer entender bem, mas ao contrário do que afirma, as instalações industriais são um dos meus fortes e por isso possa estar a ter alguma dificuldade passar a mensagem a quem não conhece esse tipo de instalações.

Por outro lado, quem anda no terreno sabe que instalações com +/- 20 anos, (normalmente) não estão tão documentadas quando se possa (e deva) querer. Longe de mim querer sobrepor-me ao respectivo técnico responsável. É no sentido de tornar as instalações mais seguras que partilhei esse desafio.

Por último, não ando a "colher aqui informações desgarradas da realidade...". Eu tenho uma solução para este meu problema e queria ver se a melhorava.
Parece que um de nós não está a entender bem o conceito dos "Fóruns". Para mim é um local de discução de problemas, partilha de informação e entre-ajuda. Tenho muito respeito o que aqui se publica, o que parece não ser o seu caso...

Assim sendo, para não criar mais "ruido", encerro a minha intervenção neste tema.
Muito agradecido a todos os que participaram nas respostas dadas e, especialmente ao Senhor "ohmico"...

CMax
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Bobine MX ou MN??

Mensagem por Mário »

Boas

Se o pessoal preenche-se o perfil "profile", a maioria das respostas seriam mais viáveis.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Ricardo_Ruivo
Curioso
Curioso
Mensagens: 16
Registado: 18 abr 2010, 14:40
Localização: Santa Maria da Feira
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: Bobine MX ou MN??

Mensagem por Ricardo_Ruivo »

Estou com a seguinte dúvida:

Tenho uma instalação fabril na qual existe uma sala de servidores que é alimentada por 2 duas fontes de energia distintas (PT próprio e Ramal EDP 20.6 KVA).

As regras técnicas obrigão à colocação de uma betoneira de corte com dupla sinalização no quadro instalado na sala de servidores, para no caso de ser necessário uma intervenção nos circuitos pendurados, garantir que de facto não à corrente na instalação.

No quadro-geral de entrada do Ramal da EDP coloquei uma betoneira de corte-geral com dupla sinalização (bobine MX), pois este não está localizado junto à saída do edifício.

A minha dúvida é se na sala de servidores o corte de electricidade do quadro (2 alimentações), poderá ficar dentro da sala de servidores, visto que é um corte-parcial da instalação, ou terá de ficar forá num local acessível.

Anexo ficheiro com esquema da instalação.
Anexos
esquema da instalação.pdf
(122.06 KiB) Transferido 299 vezes
Cumprimentos Ricardo Ruivo
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”