Protecção - Sobreintensidades - Aperelhos de baixa potência

Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Protecção - Sobreintensidades - Aperelhos de baixa potência

Mensagem por Mário »

Boas

Se tens receio que haja fogo nos equipamentos, sempre podes utilizar a norma atex ;)

Cump
Mário


" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Protecção - Sobreintensidades - Aperelhos de baixa potência

Mensagem por edeluz »

ohmico Escreveu: 13 jun 2021, 19:12 Boas,

habitualmente carrega o telemóvel numa tomada, como é que está protegido para a eventualidade de a fonte arder?

Cuidado que a DI é outra especialidade.

Continuo a achar que está numa de D. Quixote a ver "moínhos".

Ohmico
Bom ponto! Mas o carregador do telemóvel fica ligado, no máximo, 5 horas. Os carregadores que estou a mencionar, ficam ligados, 24h sobre 7 dias. Com carga, é certo, mas ligados.

O que significa "DI"?

Cumps
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Protecção - Sobreintensidades - Aperelhos de baixa potência

Mensagem por edeluz »

Mário Escreveu: 13 jun 2021, 20:07 Boas

Se tens receio que haja fogo nos equipamentos, sempre podes utilizar a norma atex ;)

Cump
Mário
Que livros sugere da norma ATEx? Para ficar com uma overview.
Ressalvo, que a segurança de pequenas cargas já começa a ser uma necessidade. E as marcas já começam a disponibilizar soluções, pelo que estou a pesquisar vejo isso. Por isso que abri este tópico.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Protecção - Sobreintensidades - Aperelhos de baixa potência

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

De que tipo de instalação estamos a falar?
Se considera que existe um risco real do equipamento pegar fogo (acho que ainda não foi explicado o porquê, mas vou assumir a informação como verdadeira), deveria pensar em instalar um SADI (sistema automático de detecção de incêndio), como aliás já foi dito, bem como a possibilidade dum sistema de extinção de incêndio. Porque não há disjuntor ou fusível que apague o fogo, depois de este começar.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Protecção - Sobreintensidades - Aperelhos de baixa potência

Mensagem por edeluz »

rainbow Escreveu: 15 jun 2021, 16:07 Boa tarde.

De que tipo de instalação estamos a falar?
Se considera que existe um risco real do equipamento pegar fogo (acho que ainda não foi explicado o porquê, mas vou assumir a informação como verdadeira), deveria pensar em instalar um SADI (sistema automático de detecção de incêndio), como aliás já foi dito, bem como a possibilidade dum sistema de extinção de incêndio. Porque não há disjuntor ou fusível que apague o fogo, depois de este começar.
Possível causa de incêndio
Um dos trasnformadores entrar em curto circuito ou sobrecarga, aquecer e começar a arder (motivo: avaria interna). O cenário que estou aqui a estudar é a criação de um foco de incêndio em que não existe aumento de corrente que possa ser "visto" pela aparelhagem de protecção.

Está a falar deste sistema?

Pelo que tenho conseguido pesquisar esse sistema apenas carece de um detector termovelocimétrico (como já sugerido neste tópico) uma electroválvula na botija do extintor. Uma vez detectado o foco de incêndio é dado o alarme. A electrovavula é aberta e o CO2 é descarregado.

Aqui fica mais informação sobre o sistema (https://co2firetech.com.br/home/services/). Quais empresas comercializam este tipo de soluções/equipamentos em Portugal?
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Protecção - Sobreintensidades - Aperelhos de baixa potência

Mensagem por Mário »

Boas

Há diversas empresas que têm sistemas de auto-extinção de fogo.

O CO2 não é muito utilizado atualmente, usam mais outros gases de menor pressão, e que tambem servem para inundar salas e que se pode respirar.( HFC-227ea) um dos que se usa.

Se vires alguns autocarros da R Nacional têm sistema de auto-extinção de fogo no motor. (têm indicação no exterior do sistema)

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Protecção - Sobreintensidades - Aperelhos de baixa potência

Mensagem por edeluz »

Mário Escreveu: 08 jul 2021, 10:32 Boas

Há diversas empresas que têm sistemas de auto-extinção de fogo.

O CO2 não é muito utilizado atualmente, usam mais outros gases de menor pressão, e que tambem servem para inundar salas e que se pode respirar.( HFC-227ea) um dos que se usa.

Se vires alguns autocarros da R Nacional têm sistema de auto-extinção de fogo no motor. (têm indicação no exterior do sistema)

Cump.
Mário
Durante as minhas pesquisas também vi estes sistemas aplicados em autocarros. Não conhecia esse agente! Obrigado
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Protecção - Sobreintensidades - Aperelhos de baixa potência

Mensagem por Mário »

Se num motor térmico de combustão interna, "atirares" com CO2, partes o motor pelo diferencial de temperatura

Cump
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Protecção - Sobreintensidades - Aperelhos de baixa potência

Mensagem por edeluz »

Será para proteger apenas aparelhagem, fios e transformadores. Estou inclinado para o CO2, por ser próprio para Q.E.
O que achas?

Preciso é de encontrar empresas que vendam electroválvulas em cilindros e detector termovelocimétrico de marcas certificadas. Caso conheçam agradeço a partilha.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Protecção - Sobreintensidades - Aperelhos de baixa potência

Mensagem por Mário »

Boas

As valvulas por norma é por contra-peso, por causa da pressão e não só.

Tecniquitel
Tecnilab

e muitas outras.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Protecção - Sobreintensidades - Aperelhos de baixa potência

Mensagem por ohmico »

Boas,

se continua a falar da UPS e dos transformadores dos routers pode estar descansado porque eles, mesmo em caso de avaria, não ardem com chama, não possuem, eles próprios, nada que arda.

Já agora, aproveitando o tema, conto-lhe que, nas muitas dezenas de anos na manutenção industrial, só uma vez assisti ao incêndio de um quadro de comando de uma máquina, nos idos de 70.

Tratava-se de quadro, já naquela época, antigo cujos condutores se encontravam amarrados com "fio do norte", pois antigamente não havia calhas, era um equipamento muito sujeito a poluição que se infiltrava no interior.

Claro que o dito era limpo com frequência por aspiração e aguardava substituição, até que surgiram no mercado uns líquidos milagrosos cujos fabricantes diziam poder ser utilizado até em tensão para lavar quadros.

O fornecedor foi lá fazer uma demonstração, - não foi permitido lavar em tensão -, o dito ficou lavadinho mas quando a tensão foi ligada pegou fogo.

Na verdade o líquido tinha uma rigidez dieléctrica muito alta o que levava a que não se compreendesse o porquê do sucedido.

O líquido permitia até ser submetido a chama directa e não ardia.

Houve que investigar e ràpidamente se concluiu que a resistência à chama se perdia se se embebesse um tramo no produto e o submetesse ao fogo.

Ficou descoberto que o chamado "fio do norte" foi quem motivou o desastre.

Se acharem que esta conversa é descabida neste local podem exclui-la.

Ohmico
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Protecção - Sobreintensidades - Aperelhos de baixa potência

Mensagem por Mário »

Lá diz o outro, a electricidade não arde.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Protecção - Sobreintensidades - Aperelhos de baixa potência

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

Como já disse o Mário, existem várias empresas em Portugal que operam na área, e que podem apresentar uma solução específica para o seu caso.
E como também já foi dito, é perfeitamente possível que o sistema seja direcionado apenas para a protecção de equipamento e não duma instalação ou edifício inteiro.
Mas não sei se um detector e uma botija de CO2 chegam, poderá ser necessário uma central e outros equipamentos.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Protecção - Sobreintensidades - Aperelhos de baixa potência

Mensagem por edeluz »

Alguém já trabalhou com isto?

https://www.amazon.com/Automatic-Exting ... B074KZDNKY

https://www.afofireballs.com/products-specifications/



Falta saber se isto é homolgado ou coisa que o valha :D :lol:
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Protecção - Sobreintensidades - Aperelhos de baixa potência

Mensagem por edeluz »

ohmico Escreveu: 08 jul 2021, 16:12 Boas,

se continua a falar da UPS e dos transformadores dos routers pode estar descansado porque eles, mesmo em caso de avaria, não ardem com chama, não possuem, eles próprios, nada que arda.

Já agora, aproveitando o tema, conto-lhe que, nas muitas dezenas de anos na manutenção industrial, só uma vez assisti ao incêndio de um quadro de comando de uma máquina, nos idos de 70.

Tratava-se de quadro, já naquela época, antigo cujos condutores se encontravam amarrados com "fio do norte", pois antigamente não havia calhas, era um equipamento muito sujeito a poluição que se infiltrava no interior.

Claro que o dito era limpo com frequência por aspiração e aguardava substituição, até que surgiram no mercado uns líquidos milagrosos cujos fabricantes diziam poder ser utilizado até em tensão para lavar quadros.

O fornecedor foi lá fazer uma demonstração, - não foi permitido lavar em tensão -, o dito ficou lavadinho mas quando a tensão foi ligada pegou fogo.

Na verdade o líquido tinha uma rigidez dieléctrica muito alta o que levava a que não se compreendesse o porquê do sucedido.

O líquido permitia até ser submetido a chama directa e não ardia.

Houve que investigar e ràpidamente se concluiu que a resistência à chama se perdia se se embebesse um tramo no produto e o submetesse ao fogo.

Ficou descoberto que o chamado "fio do norte" foi quem motivou o desastre.

Se acharem que esta conversa é descabida neste local podem exclui-la.

Ohmico
Muito obrigado pela excelente partilha! Aprendi bastante (thumbs up) :D
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”