Reforma de Quadro Elétrico + Sugestões

Responder
firewallcj
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 09 ago 2020, 01:28
Localização: Lisboa
Enviou: 1 vez

Reforma de Quadro Elétrico + Sugestões

Mensagem por firewallcj »

Boa noite,
Após apanhar várias reformas com quadros relativamente mais reduzidos e quase sempre monofásicos...
Deparei-me com este: 15 disjuntores de polo unico, 1 tetrapolar, e um idr de 88 de 500mA a proteger 3 fases. A potência contratada é de 6.9kva.
As minhas questões são:
Substituindo todos os disjuntores (1p e 4p), mantendo todos os valores de amperagem, estarei a ir contra algum ponto que poderia melhor nesta reforma, contando que os equipamentos ligados às tomadas/iluminação serão os mesmos?
Que sugestões deixariam para tornar este sistema, não só mais atual, mas também mais seguro?
O disjuntor tetrapolar, é realmente necessário nesta situação em concreto, visto já ter o idr da edp como corte geral?
Eu gostaria de colocar um idr de 300mA, mas como podem reparar, não tenho mais espaço para coloca-lo.

Imagem


ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Reforma de Quadro Elétrico + Sugestões

Mensagem por ENERGY »

firewallcj Escreveu: 09 ago 2020, 01:38 Boa noite,
Após apanhar várias reformas com quadros relativamente mais reduzidos e quase sempre monofásicos...
Deparei-me com este: 15 disjuntores de polo unico, 1 tetrapolar, e um idr de 88 de 500mA a proteger 3 fases. A potência contratada é de 6.9kva.
As minhas questões são:
Substituindo todos os disjuntores (1p e 4p), mantendo todos os valores de amperagem, estarei a ir contra algum ponto que poderia melhor nesta reforma, contando que os equipamentos ligados às tomadas/iluminação serão os mesmos?
Que sugestões deixariam para tornar este sistema, não só mais atual, mas também mais seguro?
O disjuntor tetrapolar, é realmente necessário nesta situação em concreto, visto já ter o idr da edp como corte geral?
Eu gostaria de colocar um idr de 300mA, mas como podem reparar, não tenho mais espaço para coloca-lo.

Imagem
Boas
Na minha opinião deve passar esses 6.9Kvas Trifásicos 400V/10A para 6.9Kvas em Monofásico 230V/30A
Deve solicitar essa alteração num dos balcões da EDP Comercial.
De seguida se tiver pouco espaço no Q.E coloca como carte geral um ID 2x40x30mA e tem o seu assunto resolvido.
Deve medir também os valores da sua terra geral de proteção.
Cpts.
Energy
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Reforma de Quadro Elétrico + Sugestões

Mensagem por joao-pt »

Qual o motivo para substituir os atuais disjuntores? Trocar para disjuntores 1P+N?

Será importante a instalação ter pelo menos 1 interruptor diferencial, para esse caso será melhor 2, sendo um deles de alta sensibilidade. Se vais mexer na instalação toda, deves ver o estado dos condutores, apertos, valor da terra de proteção, etc.

Podes solicitar à EDP a remoção do disjuntor diferencial antigo, caso já esteja instalado um contador dos novos. Se ainda não for dos novos, pede para instalarem um e removerem o disjuntor diferencial antigo.
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Reforma de Quadro Elétrico + Sugestões

Mensagem por lcmmonteiro »

joao-pt Escreveu: 09 ago 2020, 11:15 Qual o motivo para substituir os atuais disjuntores? Trocar para disjuntores 1P+N?

Será importante a instalação ter pelo menos 1 interruptor diferencial, para esse caso será melhor 2, sendo um deles de alta sensibilidade. Se vais mexer na instalação toda, deves ver o estado dos condutores, apertos, valor da terra de proteção, etc.

Podes solicitar à EDP a remoção do disjuntor diferencial antigo, caso já esteja instalado um contador dos novos. Se ainda não for dos novos, pede para instalarem um e removerem o disjuntor diferencial antigo.

João não precisa pedir a EDP para remover. Qualquer técnico que emita o termo de responsabilidade pela alteração pode remover e instalar um equipamento modular.

Ja o fiz dezenas de vezes e principalmente em remodelações. Removo o dcp e no novo quadro instalo ou disjuntor como corte geral ou ID dependendo das situações mas qualquer uma é aceite desde que corretamente dimensionado.

O dcp entrego ao cliente que pode entregar na EDP em conjunto com o termo de responsabilidade.

Relativamente a questão que nos traz aqui se pretende renovar esse quadro na minha opinião e se não for colocar nova caixa pode caso tenha falta de espaço que não parece ser o caso colocar no lugar do dcp um equipamento de corte geral por exemplo ID 63A 300mA. Desta forma todos os circuitos ficam com uma proteção residual de 300mA.

Depois pode e deve instalar um ID de 30mA nos circuitos mais exigentes como tomadas em zonas húmidas e exteriores termo acumuladores etc...

Notei que as marcações dos circuitos indicam que existem vários circuitos no mesmo disjuntor. Se assim for convém alterar. Só é permitido um circuito num disjuntor ou de outra forma no disjuntor só pode ligar um condutor e não 2 ou 3.

Atencao ao circuito de placas pois aí onde diz fogão se tiver placa de indução o fio tem de ser 4mm.


Recomendo ainda a instalação de um barramento. Em. Escada para distribuir de forma. Correta e segura. Não repique de um pente na fila superior para o pente na fila interior. Use um barramento devidamente apropriado. Caso opte por não usar atenção a seccao do condutor nesta repicagem. Bem. Como a seccao que neste caso vem do dcp para o disjuntor principal.

Qualquer questão adicional coloque e obtera a ajuda necessária.
Gomes93
Curioso
Curioso
Mensagens: 35
Registado: 06 jan 2020, 11:42
Localização: Beja
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Reforma de Quadro Elétrico + Sugestões

Mensagem por Gomes93 »

firewallcj Escreveu: 09 ago 2020, 01:38 Boa noite,
Após apanhar várias reformas com quadros relativamente mais reduzidos e quase sempre monofásicos...
Deparei-me com este: 15 disjuntores de polo unico, 1 tetrapolar, e um idr de 88 de 500mA a proteger 3 fases. A potência contratada é de 6.9kva.
As minhas questões são:
Substituindo todos os disjuntores (1p e 4p), mantendo todos os valores de amperagem, estarei a ir contra algum ponto que poderia melhor nesta reforma, contando que os equipamentos ligados às tomadas/iluminação serão os mesmos?
Que sugestões deixariam para tornar este sistema, não só mais atual, mas também mais seguro?
O disjuntor tetrapolar, é realmente necessário nesta situação em concreto, visto já ter o idr da edp como corte geral?
Eu gostaria de colocar um idr de 300mA, mas como podem reparar, não tenho mais espaço para coloca-lo.

Imagem
A potência contratada é de 6,9 kVA ou de 10,35 kVA? É que eu vejo ai 3x15 no DCP.
Última edição por Gomes93 em 13 ago 2020, 01:18, editado 2 vezes no total.
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Reforma de Quadro Elétrico + Sugestões

Mensagem por luisilva78 »

Tem pelo menos 2 piso (aparecem circuitos do R/C e do 1º piso) por isso tem que ter 1 quadro no 1º piso. Se tem cilindro tem que ter diferencial de alta sensibilidade. Os disjuntores de tomadas têm que ser de 16A (e não de 15A). O circuito do fogão tem que ser com secção mínima de 4mm2 e a protecção de 20A. 3kA é mesmo sufuciente? A troca do interruptor geral por 1 interruptor diferencial não me parece mal.
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Reforma de Quadro Elétrico + Sugestões

Mensagem por lcmmonteiro »

Gomes93 Escreveu: 12 ago 2020, 16:58
firewallcj Escreveu: 09 ago 2020, 01:38 Boa noite,
Após apanhar várias reformas com quadros relativamente mais reduzidos e quase sempre monofásicos...
Deparei-me com este: 15 disjuntores de polo unico, 1 tetrapolar, e um idr de 88 de 500mA a proteger 3 fases. A potência contratada é de 6.9kva.
As minhas questões são:
Substituindo todos os disjuntores (1p e 4p), mantendo todos os valores de amperagem, estarei a ir contra algum ponto que poderia melhor nesta reforma, contando que os equipamentos ligados às tomadas/iluminação serão os mesmos?
Que sugestões deixariam para tornar este sistema, não só mais atual, mas também mais seguro?
O disjuntor tetrapolar, é realmente necessário nesta situação em concreto, visto já ter o idr da edp como corte geral?
Eu gostaria de colocar um idr de 300mA, mas como podem reparar, não tenho mais espaço para coloca-lo.

Imagem
A potência contratada é de 6,9 kVA ou de 10,35 kVA? É que eu vejo ai 3x15 no DCP.
Se já tiver contador dos novos o limite no dcp não conta. Será o próprio contador a limitar a potência contratada passando o dcp quando existe para o limite máximo.

Portanto pode ter no dcp 3 x 15A e ter contratado 3 x 10A por exemplo.

Embora na minha opinião deveria mudar para monofasico pelo menos 30A.
Gomes93
Curioso
Curioso
Mensagens: 35
Registado: 06 jan 2020, 11:42
Localização: Beja
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Reforma de Quadro Elétrico + Sugestões

Mensagem por Gomes93 »

Concordo com o seu comentário, no entanto, caso tenha dos novos contadores, o DCP deverá ser alterado para a potência máxima (neste caso deveria estar com 3x30)
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Reforma de Quadro Elétrico + Sugestões

Mensagem por lcmmonteiro »

Gomes93 Escreveu: 13 ago 2020, 12:02 Concordo com o seu comentário, no entanto, caso tenha dos novos contadores, o DCP deverá ser alterado para a potência máxima (neste caso deveria estar com 3x30)
Infelizmente nem todos os técnicos da EDP ou cme o fazem. Alguns simplesmente por não estar ninguém em casa e sem abrirem a porta não pode aceder ao dcp outros por diversas razões.

No entanto e para chegarmos a conclusão se existe ou não este erro é preciso que o criador do tópico responda a essa questão.

Quanto ao resto penso que estão todas as respostas dadas.
firewallcj
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 09 ago 2020, 01:28
Localização: Lisboa
Enviou: 1 vez

Re: Reforma de Quadro Elétrico + Sugestões

Mensagem por firewallcj »

Boa tarde camaradas,
Agradeço desde já pelas vossas sugestões/respostas.
De facto, o plano irá passar por passar o qdc para monofásico. Substituição de todos os disjuntores de 15a para 16a, 10a para 10a, e o do fogão para 20a, visto que a fiação é de 4mm. Vai seguir tudo a legrand na série rx.
O tetrapolar salta fora e meto um 300ma de 40a e um de 30ma para o wc.
A potência é mesmo a 6,9kva, apesar do mostrador mostrar 15a em cada fase. Possivelmente, em tempos, o antigo proprietário deveria ter uma potencia superior.
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Reforma de Quadro Elétrico + Sugestões

Mensagem por lcmmonteiro »

Não se esqueça de. Solicitar o. Termo. De responsabilidade ao técnico que executar o serviço.

Pois a EDPD vai lhe exigir para a alteração de trifasico para monofasico em como o quadro está preparado para esta alteração.

Cumprimentos.
firewallcj
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 09 ago 2020, 01:28
Localização: Lisboa
Enviou: 1 vez

Re: Reforma de Quadro Elétrico + Sugestões

Mensagem por firewallcj »

lcmmonteiro Escreveu: 14 ago 2020, 17:54 Não se esqueça de. Solicitar o. Termo. De responsabilidade ao técnico que executar o serviço.

Pois a EDPD vai lhe exigir para a alteração de trifasico para monofasico em como o quadro está preparado para esta alteração.

Cumprimentos.
Sim, claro. Obrigado pelo lembrete!
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”