Quantos disjuntores posso ligar a um diferencial

Responder
Delph
Curioso
Curioso
Mensagens: 26
Registado: 04 set 2018, 12:39
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes

Quantos disjuntores posso ligar a um diferencial

Mensagem por Delph »

Bom dia,

Tenho a seguinte dúvida quantos disjuntores posso ligar a um diferencial?

Como existe o limite máximo de 8 tomadas por circuito suponho que deva existir um para diferenciais.

Desde já obrigado pelas vossas respostas.


Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 517
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Quantos disjuntores posso ligar a um diferencial

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Nunca vi em nenhum lado impor um máximo. No entanto deve ser a instalação vista pelo lado funcional.


Cumps!
Delph
Curioso
Curioso
Mensagens: 26
Registado: 04 set 2018, 12:39
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes

Re: Quantos disjuntores posso ligar a um diferencial

Mensagem por Delph »

Gostava de colocar um diferencial extra mas o problema é que o quadro está cheio e não cabe mais equipamento já possuo 5 diferenciais e numa das fases precisava de colocar 14 disjuntores.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 987
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 376 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Quantos disjuntores posso ligar a um diferencial

Mensagem por pedro caetano »

boas veja se isto ajuda cump
Distribuição circuitos (3).ods
(42.92 KiB) Transferido 829 vezes
Delph
Curioso
Curioso
Mensagens: 26
Registado: 04 set 2018, 12:39
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes

Re: Quantos disjuntores posso ligar a um diferencial

Mensagem por Delph »

Pedro, ajuda e muito mas então estou tramado pois são 14 disjuntores de 16A que necessito de ligar ou seja não vou conseguir certificar a instalação.
O quadro é de uma habitação mas tem muitos equipamentos pois preferi ter um disjuntor independente para tomadas, iluminação e estores por divisão, a carga vai ser muito baixa de momento só temos contratados 6.9KW Trifásico e se precisarmos de mais será por causa do AVAC.

Só na cozinha são 10 disjuntores.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 987
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 376 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Quantos disjuntores posso ligar a um diferencial

Mensagem por pedro caetano »

boas. as vezes é bom colocar quadros parciais para dividir, por ex na cozinha convem por um . pode não justificar mas ajuda muito, mas a tendencia é por so um . e depois ficamos á rasca como é o caso. isto é uma opiniáo cump
Delph
Curioso
Curioso
Mensagens: 26
Registado: 04 set 2018, 12:39
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes

Re: Quantos disjuntores posso ligar a um diferencial

Mensagem por Delph »

Pedro,

Concordo mas já tenho quadros parciais o problema que tive foi que não pude mexer no original da casa e apenas consegui colocar dentro do armário um quadro de 32U ou seja como a casa tem 2 pisos, garagem, oficina o principal funciona basicamente como quadro de distribuição o que deu muito
trabalho e saiu caro a passar todo o R/C para o quadro da cozinha e aumentei este mas os 60U não chegam.
rnbc
Curioso
Curioso
Mensagens: 58
Registado: 26 dez 2017, 04:49
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Quantos disjuntores posso ligar a um diferencial

Mensagem por rnbc »

Em França eles não permitem mais de 8 circuitos por diferencial.

A meu ver o que faz sentido é colocar circuitos de aparelhos externos, sujeitos a chuva, cada um num diferencial separado tipo combi (disjuntor+diferencial) que só ocupa 2 posições no quadro. Os circuitos internos que dão muito menos chatices podem-se agrupar até 6 ou 7 por diferencial monofásico (2 pólos) de 30mA.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Quantos disjuntores posso ligar a um diferencial

Mensagem por ENERGY »

Delph Escreveu: 21 jan 2020, 15:00 Pedro, ajuda e muito mas então estou tramado pois são 14 disjuntores de 16A que necessito de ligar ou seja não vou conseguir certificar a instalação.
O quadro é de uma habitação mas tem muitos equipamentos pois preferi ter um disjuntor independente para tomadas, iluminação e estores por divisão, a carga vai ser muito baixa de momento só temos contratados 6.9KW Trifásico e se precisarmos de mais será por causa do AVAC.

Só na cozinha são 10 disjuntores.
Boas
Qual a potencia que pretende certificar?
Cpts.
Energy
Delph
Curioso
Curioso
Mensagens: 26
Registado: 04 set 2018, 12:39
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes

Re: Quantos disjuntores posso ligar a um diferencial

Mensagem por Delph »

Não mais que 10.35kVA.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Quantos disjuntores posso ligar a um diferencial

Mensagem por ENERGY »

Delph Escreveu: 21 jan 2020, 14:33 Gostava de colocar um diferencial extra mas o problema é que o quadro está cheio e não cabe mais equipamento já possuo 5 diferenciais e numa das fases precisava de colocar 14 disjuntores.
Boas
Pelo que depreendi e uma vez que diz que "numa das fases precisava de colocar 14 disjuntores" suponho que tem contagem em trifásico.
Depois refere que o aumento de potencia será no máximo para 10.35Kvas, ou seja 400/15A, se for em monofásico será 230/45A.
Não é muito aconselhável colocar 14 disjuntores num ID, tratando-se de uma habitação regulamentarmente nesta situação que refere nada o impede.
Cpts.
Energy
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Quantos disjuntores posso ligar a um diferencial

Mensagem por lcmmonteiro »

Como desconheço instalação em si e o tipo de quadro existente nao consigo entender o que realmente necessita.

Mas para resolver falta de espaço Coloque o geral como id 63A 300mA 4P.

Depois analisa as necessidades de proteção residual mais baixa e instala os ids de 30mA onde justificar.

Se puder partilhar esquemas ou fotos e útil para entender melhor.
rnbc
Curioso
Curioso
Mensagens: 58
Registado: 26 dez 2017, 04:49
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Quantos disjuntores posso ligar a um diferencial

Mensagem por rnbc »

Completanto a resposta há disjuntores+diferenciais tudo na mesma caixa, tanto de 4 pólos como de 2 pólos. Isso permite poupar espaço sem desvantagens a não ser monetárias.

Eventualmente também haverá alguns circuitos que pode juntar no mesmo disjuntor. Veja se logicamente faz sentido juntar algum par de circuitos. Por exemplo, iluminação de WC e Cozinha (se forem separados). Circuitos com consumos fraquinhos, que estejam separados sem grande razão... Isto não é bonito, mas se não há espaço...
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Quantos disjuntores posso ligar a um diferencial

Mensagem por ohmico »

Boas,

o único problema que pode existir será com a acumulação de correntes de fuga se os 14 circuitos forem de utilização frequente e simultânea, uma vez que a soma destas pode exceder o valor do Dif.

Ohmico
Delph
Curioso
Curioso
Mensagens: 26
Registado: 04 set 2018, 12:39
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes

Re: Quantos disjuntores posso ligar a um diferencial

Mensagem por Delph »

Mais uma vez obrigado pelas respostas

Não me tinha lembrado das correntes de fuga não vai haver muitos ligados em simultâneo mas mesmo assim vou voltar a verificar a distribuição destes pelas fases.

Quanto aos disjuntores+diferenciais prefiro os ID por fazes pois se houver uma passagem não há um corte de todas as fases.

A razão de serem tantos disjuntores na mesma fase é porque quero a curto prazo instalar painéis foto voltaicos e desenhei o quadro para ter todos os circuitos de iluminação e uma máquina de AVAC numa das fases, a ideia é a quando da instalação deste e baterias desligar esta fase da rede a pendurar esta no inversor/carregador ficando com um sistema offgrid para a iluminação e CCTV por sua vez a máquina de AVAC será ligada directamente ao quadro geral para não desperdiçar esta fase.

O quadro geral será preparado com um inversor bipolar SK601 para a separação.

Não sei se terei problemas por a terra ser comum ou há alguma norma que não o permita.
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”