Colocar novo circuito c/proteção

Responder
david.pereira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 01 abr 2019, 21:12
Localização: Alenquer

Colocar novo circuito c/proteção

Mensagem por david.pereira »

Boa noite a todos,

Estou a pensar fazer umas obras no sótão e vou necessitar de colocar mais tomadas. Tenho espaço no quadro de entrada e gostaria de colocar um novo disjuntor para estas tomadas. A minha questão é: como consigo fazer chegar os cabos desde o sótão até ao quadro, sem ter que partir nada?

Obrigado.


ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Colocar novo circuito c/proteção

Mensagem por ENERGY »

david.pereira Escreveu: 01 abr 2019, 21:43 Boa noite a todos,

Estou a pensar fazer umas obras no sótão e vou necessitar de colocar mais tomadas. Tenho espaço no quadro de entrada e gostaria de colocar um novo disjuntor para estas tomadas. A minha questão é: como consigo fazer chegar os cabos desde o sótão até ao quadro, sem ter que partir nada?

Obrigado.
Boas
A solução regulamentar passa por instalar um Quadro Elétrico no Sótão e a partir desse novo Q.E alimentar as tomadas e iluminação desse Sótão
Cpts.
Energy
david.pereira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 01 abr 2019, 21:12
Localização: Alenquer

Re: Colocar novo circuito c/proteção

Mensagem por david.pereira »

Olá ENERGY,

Gosto da ideia. No entanto fico com a mesma duvida: como faço para passar os cabos desde o quadro de entrada até a esse quadro parcial?
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Colocar novo circuito c/proteção

Mensagem por lcmmonteiro »

Tem duas hipóteses :
Ou abre rocos e passa a cablagem dentro de tubagem apropriada.

Ou faz a vista com recurso a calhas técnicas e cabos apropriados.

Instala no quadro geral um disjuntor corretamente dimensionado para proteger o circuito e no sótão instala um quadro parcial com protecao diferencial e posterior protecao magneto térmica se necessário
david.pereira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 01 abr 2019, 21:12
Localização: Alenquer

Re: Colocar novo circuito c/proteção

Mensagem por david.pereira »

Obrigado pela ajuda.

Uma vez que no sótão já tenho algumas tomadas, seria boa ideia utilizar essa tubagem para fazer passar novos cabos desde o quadro de entrada ao quadro parcial?
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Colocar novo circuito c/proteção

Mensagem por lcmmonteiro »

O correto seria criar um circuito independente do quadro geral para o novo quadro parcial no sótão.

E claro que existem outras hipóteses que neste fórum provavelmente nao irão ser recomendadas.

Tal como indicado já tem algumas tomadas e.pretende repicar para umas outras tantas... Neste caso a recomendação não ocorrerá pois ninguém lhe irá sugerir ideias sem saber a origem desse circuito já existente nem secção existente nem protecções. ..

As sugestões passam pela análise das informações partilhadas pelo utilizador e o seu possível enquadramento nas rtieb.
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”