Disjuntores prot. Industrial

Responder
Avatar do Utilizador
tozedossantos1
Curioso
Curioso
Mensagens: 78
Registado: 03 mar 2014, 15:49
Localização: Fernão Ferro

Disjuntores prot. Industrial

Mensagem por tozedossantos1 »

Ola, antes de mais um bem haja a todos, visto que há algum tempo que nao visito o forum.
Estou novamente no exterior e desta vez no interior de Angola, estou a fazer manutençao e a renovar uma maquinas CNC para uma nova industria de madeira. O tema que desejo mencionar tem haver com as proteçoes dessas maquinas algumas ja com potência consideráveis como uma seccionadora e uma CNC de 55kw cada.. entre outras. Estas maquinas vem acompanhadas de um Q.E. que foi feito nao pelo fabricante das maquinas mas sim por um empreiteiro de Portugal, como ja tenho montado muitas maquinas e visto Q.E que sao fornecidos pelo fabricante, reparei que este Q.E. vem equipado com disjuntores modulares enquanto os outros quadros tinham todos disj. compactos, mas tudo bem. Mas julgo que possa haver um problema nas caracteristicas dos disjuntores.
Todas as saídas nesse Q.E.Geral sao constituidos por um dif. Hager CFC desde CFC 416 ate CFC 463 (0,3A) e interligam com o disjuntor MWN350 e em outros casos aparece o disj. NKN350 (como exemplo). A maioria menciona EN60898-1 3kA (em anexo deixo um exemplo de 2 ou 3 disjuntores que estao no quadro) disjuntores esses sempre com o respetivo dif. CFC4**.
Reparei que todos os outros quadros com disjuntoes compactos tem um pdc de 10 ou ate 15kA.
Será que algume me pode ajudar a rever se estes disjuntores sao os ideais para este serviço. O Q.E.Geral vai ser alimentado diretamente do QGBT onde está o PT com ligaçao a um Gerador em casos de falha (ligaçao manual, será mesmo só em caso de falta de energia), mas voltando ao assunto, o Q.E que vai alimentar cada uma desta maquinas tem um interruptor geral de 2000A, visto que o transf. tmb é de 1250kva / 1800A e o QGBT tem um disjuntor de 2000A, desse interruptor no Q.E. novo estao todos estes disjuntores com um grupo constituido por dif CFC4** + disj. ora nuns casos é disj. MWN e em outros NKN, nao sei porque porque pois por exemplo tenho aqui duas maquinas calibradoras iguais com proteçoes diferentes, ambas tem um dif. CFC no Q.E mas uma um disj. MWN e outra NKN (as maquinas sao iguais). Peço a quem me possa pelo menos dar uma dica se posso ficar descançado ou se realmente estou a ter a impressao de que veio um Q.E. de Portugal feito às " três pancadas" !? Nos outros Q.E todos 90% tem disj. compactos Schneider uns com e outros sem dif. mas todos entre 10 e 15kA. Tenho receio que estes disjuntores nao estejam preparados para prot. ás maquinas ou entao nao sejam os ideais para a industria.
Em anexo deixo ref e dados das proteçoes montadas no Q.E. Muito obrigado e bem haja novamente...
Anexos
INFORMAÇAO.pdf
(193.43 KiB) Transferido 131 vezes


Antonio dos Santos
Nelson_1492
Curioso
Curioso
Mensagens: 80
Registado: 18 out 2009, 01:01
Localização: Margem Sul

Re: Disjuntores prot. Industrial

Mensagem por Nelson_1492 »

Viva,

O assunto é já de Fevereiro, ficou resolvido ?.

Caso devido á pandemia tenha ficado por resolver, sugiro que reescreva o post, está de leitura muito má que retira a vontade de ler.
Separe as linhas, separe os assuntos do PT vs QGE e saídas para as máquinas.

Fala de disjuntores de 16A, 50A, 63A e máquinas de 55 kW, há realmente por aí coisas que não estão bem.
Cumprimentos
Nelson
Mario DC
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 26 jul 2020, 01:02
Localização: Londres-Inglaterra
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Disjuntores prot. Industrial

Mensagem por Mario DC »

Boas, recomendaria que verifique as characteristics das duas fontes de alimentacao para poder determinar or extento das alteracoes requeridas. O.processo de verificacao seria testar com um fluke para saber R1+R2, pfc, Ze etc. Tambem recomendaria verificar com o manufacturador directamente Mai's informacao sobre a maquinaria Como consumo, power factor etc.

Sabendo pfc, Ze e maximum demand and diversity podese determinar to-dos is parametros para encontrar Uma solucao por calculo.
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”