Diferenciais não disparam..

Responder
skelt
Curioso
Curioso
Mensagens: 65
Registado: 21 jan 2008, 23:29
Localização: Lisboa
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Diferenciais não disparam..

Mensagem por skelt »

Boa noite, gostava que alguém se poder me esclareça uma duvida, fui chamado a intervir num restaurante onde os funcionários da cozinha apanhavam choques eléctricos nas bancadas de inox as bancadas não estão com tensão permanente é só de vez em quando ,o edifício tem terra os diferenciais são de 30ma e não disparam alguém tem uma ideia o pq dos diferenciais não dispararem.


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Diferenciais não disparam..

Mensagem por joao-pt »

Valor de resistência de terra? São vários diferenciais, nenhum deles está a disparar quando devia? O botão de teste funciona? E provocando um defeito no quadro junto ao diferencial, como é que reage? Qual o valor de tensão medido?
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Diferenciais não disparam..

Mensagem por lcmmonteiro »

Existem vários motivos para um interruptor diferencial não atuar, tal como o colega respondeu anteriormente.

Chamo a particular atenção de que as bancadas devem estar ligadas à terra também. Muitas das vezes isto não acontece e, falo por experiência própria em que estes corpos metálicos não tem ligação nenhuma à terra, sendo obrigatório.
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Diferenciais não disparam..

Mensagem por Faiante »

Ora boas, meu caro Skelt.
Nos comentários posteriores ao seu pedido de ajuda, já foram relembradas duas questões extremamente importantes que são: O valor da resistência de terra, e as ligações equipotenciais das bancadas. Destas duas a mais importante será a ligação equipotencial das bancadas.
1º . Relativamente ao disparo do IDR, o mesmo não se deve verificar porque a resistência do corpo humano é muito elevada, dependendo em muito de vários factores - Físico/fisiológicos do acidentado, variando de pessoa para pessoa. Todavia, no momento em que acontece a passagem de circulação de corrente pelo corpo, para um diferencial de 30 miliampere, caso estivesse a funcionar nas perfeitas condições bastaria uma terra de cerca de 7,6 Ohm, isto para uma tensão de rede de 230 Volt.
2º . De acordo com a legislação vigente, os ensaios efectuados por inspectores às instalações eléctricas, têm por base os 50 ou 25 volt.
3º . O diferencial também poderá estar numa de duas situações a saber:
3.1 - Ou o seu calibre não estará de acordo com o valor da descrição técnica, o que já não seria a primeira vez que tal acontecia.
3.2 - Ou então o dito equipamento está mesmo avariado.

Para verificar se ele responde de forma satisfatória, basta carregar no botão de teste, desde que se encontre ligado. Caso provoque a sua abertura
então aconselho-o a fazer aquilo que os colegas já referiram nos post anteriores.
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”