Q.E.P. para bancada de trabalho

edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Q.E.P. para bancada de trabalho

Mensagem por edeluz »

Irei ter 30 equipamentos pendurados em duas tomadas. Cada uma com um disjuntor de 16A. Para uma tomada terei 1800W e para outra 3300W

Um projecto para 100€, sem contar com condutores e mais os acessórios!


edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Q.E.P. para bancada de trabalho

Mensagem por edeluz »

Olá,

Estou neste momento a ver o catalogo da Hager. No que toca à empresa Efapel já identifiquei as calhas que pretendo, são estas (conforme já tinhamos falado!) XXXXXXXXXXXX/F0kH4B.jpg

Mas do que vi até agora, na Efapel, fiquei com a ideia que o interripor não entra aqui! Para o interruptor ser colocado tenho que ter uma calha DIN, pois o interruptor precise deste tipo de calha para ser colocado. No caso de calhas DLP (que penso que sejam estas da Efapel) não encontro um acessório que permita segurar o interruptor. É possível o que pretendo fazer? Ou terei que colocar o interruptor em um quadro parcial?

Reparei que existem tomadas vermelhas e brancas na mesma calha. Isso significa o que? As calhas tem as mesmas caracterisiticas e são apenas utilizadas para fins distintos dependendo do objectivo do projectista?

Obrigado
Cumps
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Q.E.P. para bancada de trabalho

Mensagem por joao-pt »

Essas calhas não são pensadas para colocar equipamentos que habitualmente se instalam em quadros eléctricos, pelo que terás de adaptar de alguma forma ou desistir da ideia de colocares nessa calha esses equipamentos.

As diferentes cores dos centros das tomadas são utilizadas para distinguir o "tipo"/"forma" de alimentação, se rede normal, se UPS, se gerador.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Q.E.P. para bancada de trabalho

Mensagem por edeluz »

Relativamente às cores gostei! Assim posso personalizar consoante a minha necessidade! :D
Vou mandar tudo a Q.E.P, assim fico com uma instalação mais personalizada!
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Q.E.P. para bancada de trabalho

Mensagem por edeluz »

Encontrei as calhas DLP na Legrand e na Efapel (descobri também que todas as marcas tem dezenas de catalogos - O que torna a busca complexa :o ).

Gosto da proposta da Legrand e das tomadas Mosaic (talvez pela publicidade mais bonita da Legrand em detrimento da Efapel ;) :D
Gostava de saber (agradeço ideias) como posso passar um cabo 3G2.5 nos topos das calhas! Estou a pensar furar os topos e colocar um bucins. Mas será que existe já acessórios para este tipo de necessidades?

Obrigado
Cumps
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Q.E.P. para bancada de trabalho

Mensagem por edeluz »

joao.pt Escreveu: 19 jul 2018, 10:57 30 tomadas acho um exagero mas cada um sabe aquilo que quer.

Esse perfil com 2,10 metros anda em torno de 25€. As tomadas aponta para 2,5€ cada. Isto valores por excesso e sem qualquer desconto.
Que série/gama de tomadas a se refere com esses preços para as calhas DLP?

Obrigado
Cumps
RicardoENTA
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 204
Registado: 09 out 2016, 14:14
Localização: Açores, São Miguel
Agradecimento recebido: 16 vezes

Re: Q.E.P. para bancada de trabalho

Mensagem por RicardoENTA »

edeluz Escreveu: 09 jul 2018, 10:32
Os dimensionamentos podem ser muito simples ou complexos..
Podes te guiar pelos valores já tabelados ( cada circuito de iluminação com disjuntor de 10A, seção mínima de 1,5 mm² e com um máximo com 8 pontos de consumo.. circuito de tomada com disjuntor de 16A, seção minima de 2,5 mm² e com um máximo de 8 pontos de consumo)…


Ou se quiseres ser mais preciso calcular o:

Is
Fator de Aquecimento
Sobreintensidades
Icc

Os três ultimos tens que te guiar pelas tabelas de instalações elétricas.
Ainda tens Fe, Fs, Fu…

Quanto às calhas, eu prefiro a EFAPEL. O que acho mais importante é as dimensões das calhas, tens que ter em conta quantos cabos ou condutores vao passar
Ninguém é tão pequeno que não possa ensinar, nem tão grande que não possa aprender"
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Q.E.P. para bancada de trabalho

Mensagem por edeluz »

RicardoENTA Escreveu: 31 jul 2018, 04:30 Os dimensionamentos podem ser muito simples ou complexos..
Podes te guiar pelos valores já tabelados ( cada circuito de iluminação com disjuntor de 10A, seção mínima de 1,5 mm² e com um máximo com 8 pontos de consumo.. circuito de tomada com disjuntor de 16A, seção minima de 2,5 mm² e com um máximo de 8 pontos de consumo)…
O número máximo de pontos de consumo é porque não sabemos o que lá vai ser ligado. Mas uma vez sabendo que cargas é que vamos ligar o número de pontos de consumo é irrelevante. Por exemplo, uma tomada que esteja pendurada em um disjuntor de 16A (3680W), posso ligar 160 tomadas, desde de que a potencia aparente total não ultrapasse os 3680 VA. É isso?

Agora tenho é que considerar a secção do cabo. Uma vez que é de 1.5mm². Vou consultar as tabelas e logo deixo um post sobre isso!

Obrigado
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Q.E.P. para bancada de trabalho

Mensagem por joao-pt »

edeluz Escreveu: 30 jul 2018, 20:26
joao.pt Escreveu: 19 jul 2018, 10:57 30 tomadas acho um exagero mas cada um sabe aquilo que quer.

Esse perfil com 2,10 metros anda em torno de 25€. As tomadas aponta para 2,5€ cada. Isto valores por excesso e sem qualquer desconto.
Que série/gama de tomadas a se refere com esses preços para as calhas DLP?

Obrigado
Cumps
Já não me recordo, é uma questão de procurares no catálogo ou no local onde vais comprar o material.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Q.E.P. para bancada de trabalho

Mensagem por edeluz »

Já encontrei! :)

Em um condutor de 1.5mm² quanto de corrente posso colocar lá a passar? Onde posso consultar esta informação. Pelas pesquisar que realizei aparecem muitas tabelas. Da que me deu mais confiança foi esta (http://www.marioloureiro.net/tecnica/el ... ocabos.pdf), talvez erradamente. Mas a questão é!? Como identificar o condutor? Porque para identificar a tabela tenho que saber mais sobre o condutor, certo?

Obrigado
ricardofernandes
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 06 jun 2016, 10:05
Localização: Coimbra
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Q.E.P. para bancada de trabalho

Mensagem por ricardofernandes »

Podes usar um software para dimensionar os cabos... experimenta o ecodial da schneider, é gratuito.

LINK:
https://www.schneider-electric.com/en/p ... lculation/
Cumprimentos,
RFF
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Q.E.P. para bancada de trabalho

Mensagem por edeluz »

Já instalei. Agora vou ter que aprender a trabalhar com ele! Novas dúvidas surgiram:

1-É possível desenhar/dimensionar apenas os cabos?
2-Sendo uma instalação domestica que tipo de circuito a montante escolho?
3-Os condutores que tenho no interior da parede são de XLPE ou de PVC?

Os condutores são estes : https://postimg.cc/image/hbcynvx1j/ São de 1.5mm², correcto?

[UPDATE1]
Pelo que estou a ver este software é bastante complexo. Considera o tipo de terras (eu não sei isto) e considera outros aspectos que eu ainda apenas ouvi falar. Das coisas que percebo e me parecem complexas é o tipo de instalação, fui ver às RTIEBT e a escolha da aparelhagem. Mas existem muitos aspectos na escolha da aparelhagem que não sei dimensionar.

Não estarei a tentar matar uma mosca com uma bazuca!? :D
Pelo que descobri tenho um disjuntor de 16A que alimenta uma tomada de parede com condutores de 1.5mm². Pela tabela do mario loureiro, o condutor de 1.5 pode aguentar até 48A numa instalação embebida com temperatura do solo a 20ºC?

Cumps
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Q.E.P. para bancada de trabalho

Mensagem por joao-pt »

Cuidado com as diferenças entre diâmetro (mm) e secção (mm^2). Isso aparenta ser 2,5 mm^2.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Q.E.P. para bancada de trabalho

Mensagem por edeluz »

Converte para secção e sim, é de 2.5mm². Por isso, qual a corrente posso colocar neste circuito, com este disjuntor https://postimg.cc/image/8xlq68j3r/, os 16A?
RicardoENTA
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 204
Registado: 09 out 2016, 14:14
Localização: Açores, São Miguel
Agradecimento recebido: 16 vezes

Re: Q.E.P. para bancada de trabalho

Mensagem por RicardoENTA »

só te consigo responder a algumas perguntas em setembro, porque é quando tenho as tabelas de instalações elétricas.


"o condutor de 1.5 pode aguentar até 48A numa instalação embebida com temperatura do solo a 20ºC?"

Quando dizes embebida, é na parede certo ? então porque o factor de correção da temperatura do solo?
Ninguém é tão pequeno que não possa ensinar, nem tão grande que não possa aprender"
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”