Protecção de tomada contra perda de neutro

Responder
lf0nseca
Curioso
Curioso
Mensagens: 24
Registado: 11 set 2016, 21:10
Enviou: 2 vezes

Protecção de tomada contra perda de neutro

Mensagem por lf0nseca »

Boa noite,

Precisava de tirar uma dúvida técnica.

Tenho uma instalação trifásica. Precisava de proteger um computador para não "fritar" em caso de falha de neutro, algo que já aconteceu a um familiar meu.

Alguém me sabe dizer se os protectores de sobretensão se ligar à tomada, por exemplo algo assim:

https://www.brennenstuhl.com/pt-PT/prod ... ed-adapter

Protegem o equipamento nestes casos de a corrente subir para os 380v? Tenho pouca coisa ligada só queria mesmo proteger dois ou três equipamentos mas infelizmente não posso mudar para monofásico. A dúvida é se estes protectores "queimam" em caso de sobretensão, e oferecem protecção continuada, ou se só são desenhados para proteger contra picos momentanios.

Obrigado!


Electrotoino
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 17 mar 2018, 12:14

Re: Protecção de tomada contra perda de neutro

Mensagem por Electrotoino »

Os descarregadores de sobretensões não protegem contra baixas tensões.
A falta de neutro também pode provocar tanto subtensões como sobretensões em instalações monofásicas (ficam ligadas a 400V~ em série com as dos vizinhos).
Os protectores de tomadas que testei rebentam aos 600V~ e dispara então o diferencial. Ao religar incendeiam-se, mesmo a 230V~.
Também tive problemas com falhas no neutro que me queimaram 1000,00 € de equipamentos e não incendiaram a casa porque não calhou. A EDP não se responsabiliza. Como sei que o problema voltará a acontecer, inventei e registei um pequeno e simples esquema electrónico o qual, ligado em qualquer tomada com terra, protege toda a instalação monofásica contra as sobretensões mais usuais (só não protege contra uma energia equivalente a uma porcentagem grande de um raio no entanto, o caminho mais curto em direcção à terra de um raio que atinja uma rede pública desprotegida é em direcção às terras de serviço mais não seja, através das fases, no PT). Esse aparelho descarrega à terra e provoca uma queda de tensão durante o tempo que demora até provocar o disparo do diferencial (sempre inferior a 0,1s).
Esse aparelho não se degrada, independentemente do número de manobras.
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 689
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Localização: Setúbal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 47 vezes

Re: Protecção de tomada contra perda de neutro

Mensagem por Josecalado »

Boas!

Existe no mercado controladores de tensão que caso exista alterações nos valores da tensão de alimentação, é possível interromper a alimentação dos circuitos pretendidos.

No entanto além das proteções que se possam meter contra sobretensões na alimentação; se alimentar o computador através de uma UPS, esta adiciona alguma segurança ao que pretende.

Cumprs.
Electrotoino
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 17 mar 2018, 12:14

Re: Protecção de tomada contra perda de neutro

Mensagem por Electrotoino »

Imagem
jjaa
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 19 fev 2013, 13:37
Localização: São João da Madeira
Enviou: 6 vezes

Re: Protecção de tomada contra perda de neutro

Mensagem por jjaa »

Não sei se já encontrou uma solução.
A solução que sugere pode ser interessante e, principalmente, barata.

Como estou a fazer casa, decidi colocar um relé de monitorização de rede Siemens, ficando toda a instalação protegida:
https://mall.industry.siemens.com/mall/ ... 4618-1CR20

Além de detectar falta de neutro, detecta subtensões e sobretensões, troca de fases e assimtrias (se for importante, na indústria pode ser muito útil - esta versão em especial também permite a troca de fases automática, sendo necessário, obviamernte, recorrer a relés/contactores para o efeito).

É caro (entre 150€ e 200€) mas tendo em conta que na minha rua já toda a gente queimou bem mais do que o seu custo quando houve uma falta de neutro (cortado numa obra, e por sorte, por estar em casa no momento e ter notado o problema na iluminação, que me permitiu desligar o QE), parece-me um bom investimento.
É claro que é necessário associar uma bobine MX ao corte de entrada (no meu caso) mas nada de especial.
A Schneider e ABB também têm destes relés mas penso que é necessário equipamento adicional para a detecção de falha de neutro.


lf0nseca Escreveu: 15 mar 2018, 21:23 Boa noite,

Precisava de tirar uma dúvida técnica.

Tenho uma instalação trifásica. Precisava de proteger um computador para não "fritar" em caso de falha de neutro, algo que já aconteceu a um familiar meu.

Alguém me sabe dizer se os protectores de sobretensão se ligar à tomada, por exemplo algo assim:

https://www.brennenstuhl.com/pt-PT/prod ... ed-adapter

Protegem o equipamento nestes casos de a corrente subir para os 380v? Tenho pouca coisa ligada só queria mesmo proteger dois ou três equipamentos mas infelizmente não posso mudar para monofásico. A dúvida é se estes protectores "queimam" em caso de sobretensão, e oferecem protecção continuada, ou se só são desenhados para proteger contra picos momentanios.

Obrigado!
Cumpts,
Júlio Alves
____________
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”