separação das hastes de aterramento elétrico

Responder
Clbrito
Curioso
Curioso
Mensagens: 23
Registado: 04 out 2017, 03:36
Enviou: 8 vezes

separação das hastes de aterramento elétrico

Mensagem por Clbrito »

Boa noite!

Em uma malha de aterramento elétrico, qual deve ser a distância entre as hastes? Há problema em separar as hastes a uma distância inferior ao comprimento das mesmas?


Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: separação das hastes de aterramento elétrico

Mensagem por Mário »

Boas

Há, a dispersão é para ser feita pela terra para não haver retorno por outra haste que esteja perto.
Quanto mais profunda a haste melhor a terra e maior distancia da próxima.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Clbrito
Curioso
Curioso
Mensagens: 23
Registado: 04 out 2017, 03:36
Enviou: 8 vezes

Re: separação das hastes de aterramento elétrico

Mensagem por Clbrito »

Mário Escreveu: 06 mar 2018, 09:16 Boas

Há, a dispersão é para ser feita pela terra para não haver retorno por outra haste que esteja perto.
Quanto mais profunda a haste melhor a terra e maior distancia da próxima.

Cump.
Mário
ENtão se eu medir a resistência de aterramento de uma malha com três hastes de 2m separadas de uma distância considerável e essa medida for "x", após isso eu inserir mais uma haste, sendo que essa fique a um metro de uma das três hastes e medir a resistência de aterramento e essa for "y". Minha pergunta é: y>x ?
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: separação das hastes de aterramento elétrico

Mensagem por ohmico »

Clbrito Escreveu: 06 mar 2018, 11:27
Mário Escreveu: 06 mar 2018, 09:16 Boas

Há, a dispersão é para ser feita pela terra para não haver retorno por outra haste que esteja perto.
Quanto mais profunda a haste melhor a terra e maior distancia da próxima.

Cump.
Mário
ENtão se eu medir a resistência de aterramento de uma malha com três hastes de 2m separadas de uma distância considerável e essa medida for "x", após isso eu inserir mais uma haste, sendo que essa fique a um metro de uma das três hastes e medir a resistência de aterramento e essa for "y". Minha pergunta é: y>x ?

Boas,

a inserção de mais varetas é tratada como uma associação de resistências em paralelo, a partir daqui...

Ohmico
Jr Eletricista
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 05 mar 2018, 12:31
Localização: Teixeira de Freitas - BA-Brasil
Enviou: 3 vezes
Contacto:

Re: separação das hastes de aterramento elétrico

Mensagem por Jr Eletricista »

Olá, Aqui no Brasil nós colocamos geralmente 3 hastes de aterramento ligadas umas às outras e em formato de triangulo numa distância de cerca de 3 metros cada uma.
Ter hastes em locais diferentes ajuda a ter um aterramento mais perfeito. Caso uma esteja num lugar que o aterramento não fique bom as outras ajudarão. Mais ou menos assim. Portanto, respeitando a distância de 3 Mt entre as hastes fica legal.
Izalson Junior
Teixeira de Freitas - BA-BRASIL
55- (73) 99926-1032
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: separação das hastes de aterramento elétrico

Mensagem por Mário »

Boas

Depende do comprimento das hastes.
Vai lendo.

Cump.
Mário
Anexos
aterramento.pdf
(992.51 KiB) Transferido 331 vezes
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: separação das hastes de aterramento elétrico

Mensagem por Faiante »

Boas.
Basta ver o anexo do amigo Mário, o qual diz tudo o que precisa saber. Quero apenas referir que os electrodos de terra deverão estar a uma profundidade de enterramento de cerca de 80 cm do nível do solo, afim de evitar a chamada tensão de passo. Hoje em dia, a prática corrente na EDP é a utilização de cabos de cobre nu de 35 mm2 multifilar tanto para a execução do próprio eléctrodo (no caso de ser horizontal) como para a ligação do electrodo à instalação (no caso de estarmos a falar em varetas).
No entanto, esta questão encontra-se legislada na diversa legislação vigente: RTIEBT Decreto-Lei n.º 226/2005, RSREEBT Decreto n.º 67/2011
de 21 de Dezembro e RSLEAT e Postos de Secionamento DL Nº 180/91 de 14 de Maio.

CP

JAG
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: separação das hastes de aterramento elétrico

Mensagem por lcmmonteiro »

Existem vários fatores a ter em conta:


[*]Reflexões de tensão no eletrodo de terra
[*]Reflexões de tensão sempre que houver uma junção de duas ou mais vias
[*]Impedância do eletrodo de terra
[*]Impedância das vias até o eletrodo de terra
[*]Tempo de propagação nas vias
[*]Dimensões elétricas.



Sistema de terra com eletrodos formando um triângulo

Um sistema de terra aterramento pode ser criado com eletrodos ou hastes formando um triângulo (exemplo na figura abaixo). As variáveis não dependem apenas do número de eletrodos instalados mas também da resistividade elétrica do solo em si.

Imagem

O seguinte gráfico mostra variação da resistência de terra em função do número de hastes para um sistema em triângulo.

Imagem


Tensão de passo

- Representa a tensão, Vpasso, que surge entre os dois pés de uma pessoa.

- Calcula-se uma malha de terra ou eletrodo de terra em função da tensão de passo.

Imagem

A pessoa vai morrer se:

Vpasso / Zpessoa ≥ Ipessoa



Fiz um sistema de terra com três hastes em triângulo, este sistema de terra está bom?

Infelizmente é muito usual encontrar eletricistas que para não terem que cortar o cabo ou o fio terra próximo ao BEP (Barramento de Equipotencialização Principal) enrolam o cabo. Pensando eles que se amanhã precisarem, tem ali algum cabo de reserva. Esta prática coloca uma impedância a mais no caminho da corrente de terra. Para 60 Hz ou 50 Hz pouco importa, é desprezível, mas para impulsos é uma verdadeira barreira para o escoamento da corrente. Como é bem sabido, ou deveria ser, os fios enrolados formam indutores. O que se quer é ter uma baixa impedância do começo ao fim do circuito de terra para qualquer frequência.


Distâncias entre as hastes no solo:

Quando não temos em nossa posse as ferramentas indicadas, a distância entre hastes deve ser igual à profundidade das hastes, desde que todas as hastes tenham a mesma profundidade. Este processo equaciona a relação custo-benefício, para um eletrodo de terra no solo, em vários tipos de solo. Pode ser em triângulo, quadrado, círculo, em linha reta etc. A distância "ideal" entre as hastes depende do tipo de solo e do espaço disponível.


Tipo de eletrodo de terra no solo:

Muitos engenheiros e técnicos colocam esta questão: qual a melhor distribuição das hastes em um eletrodo de terra no solo?
Provavelmente existirá alguma razão para muitos acreditarem que o melhor método é em triângulo.

No entanto e, na minha opinião o método "ideal" ( se é que existe) é aquele que vai de encontro às condições de tensão de passo, impedância e resistência da terra, bem como o eletromagnetismo e custo.
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”