DPS é o mesmo que LS

Responder
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

DPS é o mesmo que LS

Mensagem por edeluz »

Olá a todos,

DPS - Dispositivo de Proteção contra Surtos é o mesmo que os Limitadores de Sobretensão? Será uma tradução do brasileiro?

Obrigado


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: DPS é o mesmo que LS

Mensagem por joao-pt »

Dispositivo de Protecção contra Surtos é a denominação usada essencialmente no Brasil.

Em Portugal o mais comum é Descarregador/Limitador de Sobretensão.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: DPS é o mesmo que LS

Mensagem por edeluz »

Obrigado

Já agora, o DCP, que são instalado pela EDP tem alguma coisa have com isto? (viewtopic.php?t=17220)

Talvez ainda esteja a confundir as coisas :lol: :D
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: DPS é o mesmo que LS

Mensagem por joao-pt »

DCP é Disjuntor/Dispositivo de Controlo de Potência, muitas vezes chamado apenas de limitador de potência.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: DPS é o mesmo que LS

Mensagem por nelmindo »

joao.pt Escreveu: 08 out 2017, 20:56 DCP é Disjuntor/Dispositivo de Controlo de Potência, muitas vezes chamado apenas de limitador de potência.
ou ACE, como era denominado no passado (automático de corte de entrada)
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: DPS é o mesmo que LS

Mensagem por ENERGY »

edeluz Escreveu: 08 out 2017, 20:42 Obrigado

Já agora, o DCP, que são instalado pela EDP tem alguma coisa have com isto? (viewtopic.php?t=17220)

Talvez ainda esteja a confundir as coisas :lol: :D
Boas
Atenção que alguns DCPs que ainda se instalam, são apenas para limitar a potencia instalada, e funcionam como interruptores, não tendo a função de disjuntor diferencial.
Os DCPs estão a deixar de ser instalados pela EDP, pois os novos contadores já vêm equipados com o limitador de potencia contratada.
Cpts.
Energy
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: DPS é o mesmo que LS

Mensagem por edeluz »

Pelo que entedo funciona num diferencial ao contrário. Enquanto que o diferencial detecta um valor diferente de zero na soma das correntes entre condutores. O DPS faz com que caso a instalação solicite mais do que a potencia contratada o mesmo desactive o circuito.

Estou certo?

Obrigado
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: DPS é o mesmo que LS

Mensagem por luisilva78 »

edeluz Escreveu: 08 out 2017, 23:21 Pelo que entedo funciona num diferencial ao contrário. Enquanto que o diferencial detecta um valor diferente de zero na soma das correntes entre condutores. O DPS faz com que caso a instalação solicite mais do que a potencia contratada o mesmo desactive o circuito.

Estou certo?

Obrigado
Depois de ler isto, fico com dúvidas que saiba o que é e para que serve um diferencial.
supersport44
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 21 out 2016, 13:47

Re: DPS é o mesmo que LS

Mensagem por supersport44 »

Eu tenho uma instalação residencial comum de 2007 aprovada para 30A monofasico.

Neste momento tenho um armário de servidor a consumir permanentemente 14A apenas de uma tomada comum de 16A.
A minha questão é como devo proteger este equipamento contra alterações de tensão para evitar danificar algum componente, que não são por norma nada baratos. Devo pedir para me instalarem um DPS, devo recorrer a uma régua de tomadas com essa proteção? Também já me falaram de tomadas que trazem essa proteção. Que me recomendam para ficar à confiança e ficar mais descansado, nos últimos anos já tive outros equipamentos que morreram em dias de trovoadas e queria evitar que acontecesse o mesmo desta vez.

grato pela ajuda
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: DPS é o mesmo que LS

Mensagem por nelmindo »

supersport44 Escreveu: 12 out 2017, 23:33 Eu tenho uma instalação residencial comum de 2007 aprovada para 30A monofasico.

Neste momento tenho um armário de servidor a consumir permanentemente 14A apenas de uma tomada comum de 16A.
A minha questão é como devo proteger este equipamento contra alterações de tensão para evitar danificar algum componente, que não são por norma nada baratos. Devo pedir para me instalarem um DPS, devo recorrer a uma régua de tomadas com essa proteção? Também já me falaram de tomadas que trazem essa proteção. Que me recomendam para ficar à confiança e ficar mais descansado, nos últimos anos já tive outros equipamentos que morreram em dias de trovoadas e queria evitar que acontecesse o mesmo desta vez.

grato pela ajuda
Solicitar a ajuda de um técnico credenciado e de confiança, de modo a sugerir um descarregador de sobretensões para a instalação.
A escolha depende da probabilidade da rede ser atingida por um raio (aérea ou subterrânea e nível ceráunico da zona).
Depois dessa análise, irá sugerir um descarregador de acordo com os nivel de protecção adequado.

Sem ligação alguma a esta empresa:
http://www.qenergia.pt/content/index.ph ... fo&rec=498
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”