Atuação do disjuntor diferencial - dúvida

elektor
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 25 ago 2017, 23:38
Enviou: 2 vezes

Atuação do disjuntor diferencial - dúvida

Mensagem por elektor »

Tenho um disjuntor diferencial de 10 mA no quadro. Outro dia, a substituir uma tomada, esqueci-me de desligar o quadro e levei um belo "esticão". A minha pergunta é: o disjuntor diferencial não devia ter "saltado"? Fui rápido a tirar as mãos dos fios mas mesmo assim...

É o tempo de corte que não é suficientemente curto para impedir o choque ou poderá haver uma avaria no disjuntor? Ele é relativamente novo (tem cerca de 1 ano).

Obrigado.


Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4660
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Re: Atuação do disjuntor diferencial - dúvida

Mensagem por admin »

O diferencial não protege de levar choques, mas sim garante para sua segurança que a corrente não passe de mais de 10 mA

de qualquer forma poderá fazer o teste se o diferencial esta bom o não, carregando no botão de teste.

como normal existe equipamento de ensaio de diferencias medido o tempo de resposta e qual a corrente de disparo
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
elektor
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 25 ago 2017, 23:38
Enviou: 2 vezes

Re: Atuação do disjuntor diferencial - dúvida

Mensagem por elektor »

Se bem percebi, se tivesse ficado lá com as mãos continuaria a levar um choque de 10 mA, correcto? A única coisa que ele faz é impedir que o choque seja letal (pelo menos teoricamente).
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Atuação do disjuntor diferencial - dúvida

Mensagem por luisilva78 »

elektor Escreveu: 27 ago 2017, 00:51 Se bem percebi, se tivesse ficado lá com as mãos continuaria a levar um choque de 10 mA, correcto? (...)
Não. O choque deverá ser uma corrente superior aos 10mA e sendo assim suficiente para desarmar o diferencial. Quando tirou as mãos o diferencial já tinha saltado.
elektor Escreveu: 27 ago 2017, 00:51 (...) A única coisa que ele faz é impedir que o choque seja letal (pelo menos teoricamente).
Não é bem assim. O objectivo principal do diferencial é proteger contra contactos indirectos. No seu caso, não foi um contacto indirecto, mas sim directo. O contacto indirecto é quando um condutor tem o isolamento danificado e deixa passar corrente (por exemplo para a carcaça do aparelho). Quando essa corrente é superior ao valor limite, o diferencial dispara sem que ninguém leve um "esticão".
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4660
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Re: Atuação do disjuntor diferencial - dúvida

Mensagem por admin »

luisilva78 Escreveu: 27 ago 2017, 04:31 Não é bem assim. O objectivo principal do diferencial é proteger contra contactos indirectos. No seu caso, não foi um contacto indirecto, mas sim directo. O contacto indirecto é quando um condutor tem o isolamento danificado e deixa passar corrente (por exemplo para a carcaça do aparelho). Quando essa corrente é superior ao valor limite, o diferencial dispara sem que ninguém leve um "esticão".
Sem duvida que a sua principal função será essa mas agora com diferenciais de alta sensibilidade ja existe a possibilidade de proteger com contactos directos
O DR com sensibilidade de 30mA é considerado de alta sensibilidade e pode ser utilizado tanto na proteção contra contatos indiretos quanto na proteção complementar contra contatos diretos, garantindo a total proteção das pessoas/usuários;
Fonte: http://old.weg.net/br/Produtos-e-Servic ... is-DRs-RDW
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Atuação do disjuntor diferencial - dúvida

Mensagem por luisilva78 »

admin Escreveu: 27 ago 2017, 10:04 (...)Sem duvida que a sua principal função será essa mas agora com diferenciais de alta sensibilidade ja existe a possibilidade de proteger com contactos directos
O DR com sensibilidade de 30mA é considerado de alta sensibilidade e pode ser utilizado tanto na proteção contra contatos indiretos quanto na proteção complementar contra contatos diretos, garantindo a total proteção das pessoas/usuários;
Fonte: http://old.weg.net/br/Produtos-e-Servic ... is-DRs-RDW
Se me conseguir explicar o que é a protecção contra contactos directos de um diferencial e qual é a diferença entre um diferencial deste tipo e um sem esta característica podemos discutir o assunto. Será que é disparar antes que a pessoa que está a sofrer a electrocussão sinta a corrente ou é disparar antes que a pessoa morra por electrocussão? Repare que se a protecção contra contactos directos for a 2 opção, todos os diferenciais já permitem isso (mas não é muito agradável e caímos no que eu disse: "O objectivo principal do diferencial é proteger contra contactos indirectos").
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4660
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Re: Atuação do disjuntor diferencial - dúvida

Mensagem por admin »

correto
só que neste caso existiu um contacto directo, e o diferenciar não disparou isso não quer dizer que o diferencial não esteja bom.
Porque enquanto não existir um diferencial de 10mA ele nunca ira actuar.
imaginamos uma passagem pelo corpo dele para a terra 10mA teria de existir o disparo do diferencial
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
elektor
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 25 ago 2017, 23:38
Enviou: 2 vezes

Re: Atuação do disjuntor diferencial - dúvida

Mensagem por elektor »

luisilva78 Escreveu: 27 ago 2017, 04:31 Não. O choque deverá ser uma corrente superior aos 10mA e sendo assim suficiente para desarmar o diferencial. Quando tirou as mãos o diferencial já tinha saltado.
O diferencial não chegou a disparar.

Uma pequena correção à mimha dúvida inicial: o diferencial é de 30 mA e não de 10. Estava a citar valores de memória e enganei-me.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Atuação do disjuntor diferencial - dúvida

Mensagem por jaimereis »

elektor Escreveu: 31 ago 2017, 00:02
luisilva78 Escreveu: 27 ago 2017, 04:31 Não. O choque deverá ser uma corrente superior aos 10mA e sendo assim suficiente para desarmar o diferencial. Quando tirou as mãos o diferencial já tinha saltado.
O diferencial não chegou a disparar.

Uma pequena correção à mimha dúvida inicial: o diferencial é de 30 mA e não de 10. Estava a citar valores de memória e enganei-me.
boas

não disparou , provavelmente porque não estava em contacto com a terra/massa...estaria isolado, pela roupa, sapatos...o diferencial só dispara se existir "fuga", o que deve ter acontecido, foi o seu corpo ter servido de carga, entre neutro e fase...dai o choquezito!!!......

aí o diferencial não dispara...só o disjuntor.....mas até isso acontecer...provavelmente você já estaria carbonizado!!!
Jaime Reis
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Atuação do disjuntor diferencial - dúvida

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Em relação a esta explicação, cabe a pergunta: porque é que as aves, quando pousam nas linhas de alta tensão, não tombam imediatamente grelhadas?...ou porque é recomendado que, em caso de queda de cabos eléctricos sobre o nosso veículo, ficarmos dentro do mesmo até aparecer ajuda, ou em caso de extrema necessidade, saltar do mesmo sem tocar nas partes metálicas no momento de pousar os pés no chão?
A corrente de fuga que terá passado pelo corpo do elektor e lhe terá causado choque, certamente terá sido inferior a 30 mA, ou seja, o seu corpo deveria apresentar uma resistência no momento desse choque nunca inferior a cerca de 7667 Ohm
Cps
A. Castro
jaimereis Escreveu: 31 ago 2017, 08:18
elektor Escreveu: 31 ago 2017, 00:02
luisilva78 Escreveu: 27 ago 2017, 04:31 Não. O choque deverá ser uma corrente superior aos 10mA e sendo assim suficiente para desarmar o diferencial. Quando tirou as mãos o diferencial já tinha saltado.
O diferencial não chegou a disparar.

Uma pequena correção à mimha dúvida inicial: o diferencial é de 30 mA e não de 10. Estava a citar valores de memória e enganei-me.
boas

não disparou , provavelmente porque não estava em contacto com a terra/massa...estaria isolado, pela roupa, sapatos...o diferencial só dispara se existir "fuga", o que deve ter acontecido, foi o seu corpo ter servido de carga, entre neutro e fase...dai o choquezito!!!......

aí o diferencial não dispara...só o disjuntor.....mas até isso acontecer...provavelmente você já estaria carbonizado!!!
elektor
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 25 ago 2017, 23:38
Enviou: 2 vezes

Re: Atuação do disjuntor diferencial - dúvida

Mensagem por elektor »

A questão das aves tive-a também muitas vezes com vários profs. de física nos meus tempos de estudante. A explicação era sempre a mesma, mas pouco convincente (pelo menos para mim) - porque como não estão em contacto com a terra, estão ao mesmo potencial do fio, logo não há choque. Ao que eu contrapunha: e a que potencial estavam eles antes de pousar? Zero, certo? Então, se estavam a um potencial nulo e pousaram num fio a, por exemplo, 10 000 V, houve uma d.d.p., logo um fluxo de corrente. Mais: se assim fosse o tipos que efetuam a manutenção de cabos de alta tensão pendurados no cabo não precisavam de um fato especial com uma malha metálica no interior, que vai atuar como um gaiola de Faraday.

Falando de gaiolas de Faraday, a explicação do carro é essa: a carroçaria atua como um gaiola de Faraday. O mesmo acontece com os aviões. Por isso, levam com descargas elétricas em voo e não lhes acontece nada.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Atuação do disjuntor diferencial - dúvida

Mensagem por jaimereis »

"Vivam.
Em relação a esta explicação, cabe a pergunta: porque é que as aves, quando pousam nas linhas de alta tensão, não tombam imediatamente grelhadas?...ou porque é recomendado que, em caso de queda de cabos eléctricos sobre o nosso veículo, ficarmos dentro do mesmo até aparecer ajuda, ou em caso de extrema necessidade, saltar do mesmo sem tocar nas partes metálicas no momento de pousar os pés no chão?
A corrente de fuga que terá passado pelo corpo do elektor e lhe terá causado choque, certamente terá sido inferior a 30 mA, ou seja, o seu corpo deveria apresentar uma resistência no momento desse choque nunca inferior a cerca de 7667 Ohm
Cps
A. Castro
"

bom...que eu tenha ideia, as aves, só pousam num dos cabos , isto é , numa das fases....e não em duas ao mesmo tempo.......porque ai....estorricam....

......discutir agora a tensão de passo ocupava-me muito tempo....e....não tenho tempo.....

aliás, foi esse problema que levantei...tocar no neutro e fase.....dizer que carbonizava, é óbvio que é um exagero ( termo da gramática portuguesa, que significa: representar uma coisa como sendo maior, pior ou melhor do que realmente é; ampliar)
Jaime Reis
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Atuação do disjuntor diferencial - dúvida

Mensagem por jaimereis »

mas que mata...mata!!!
Jaime Reis
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 754
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Localização: Funchal
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Re: Atuação do disjuntor diferencial - dúvida

Mensagem por BLima »

elektor Escreveu: 01 set 2017, 14:24 A questão das aves tive-a também muitas vezes com vários profs. de física nos meus tempos de estudante. A explicação era sempre a mesma, mas pouco convincente (pelo menos para mim) - porque como não estão em contacto com a terra, estão ao mesmo potencial do fio, logo não há choque. Ao que eu contrapunha: e a que potencial estavam eles antes de pousar? Zero, certo? Então, se estavam a um potencial nulo e pousaram num fio a, por exemplo, 10 000 V, houve uma d.d.p., logo um fluxo de corrente. Mais: se assim fosse o tipos que efetuam a manutenção de cabos de alta tensão pendurados no cabo não precisavam de um fato especial com uma malha metálica no interior, que vai atuar como um gaiola de Faraday.

Falando de gaiolas de Faraday, a explicação do carro é essa: a carroçaria atua como um gaiola de Faraday. O mesmo acontece com os aviões. Por isso, levam com descargas elétricas em voo e não lhes acontece nada.
Bem, agora de repente pensava que estava de regresso ao IST. brrrr! Já foi há muito tempo e nem passo nas ruas à volta! lol

A meu ver, tudo se resume a corrente! As aves não tem maneira de escoar electrões pois estão num ponto flutuante. Não estão referenciadas a nada. É como os canais isolados de medição de alguns osciloscópios. Os operadores têm a grua que corre o risco de estar ao potencial da terra: 0V.

Quem apanhou um choque é que efectivamente fez uma passagem de corrente de uma fase para o neutro. Magoa e lembra-me o velho ditado: A electricidade não se vê, ouve ou cheirasse, apenas se sente.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: [email protected]
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Atuação do disjuntor diferencial - dúvida

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Colega B.Lima , só há corrente ou "escoamento de electrões" se houver ddp. A ave, quando pousa numa linha de alta tensão encontra-se ao mesmo potencial que a linha, daí que nao apanhe choque. Só se, ao esticar o pescoço ou uma asa, tocar noutra linha ou no poste que sustenta os cabos... Neste caso era uma vez uma ave
Pode-se apanhar choque só com um simples toque na fase, não sendo preciso tocar o neutro.
Podemos trabalhar com 24v que não nos acontece nada, não é verdade? Mas, se calhar, com 40/50v já começamos a sentir algum formigueiro nos dedos.
Certamente que conhecem os aparelhos de soldar a eléctrodo, ou a argon; quem é que já apanhou um choque ao segurar no ferro a ser soldado?
Cps
A.Castro
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”