Secção de cabos eléctricos, amperagem suportada

Responder
mojorisin
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 23 out 2014, 22:34

Secção de cabos eléctricos, amperagem suportada

Mensagem por mojorisin »

Bom dia.
Electrecistas chamados à secção sff.
Ando aqui com uma luta no quadro electrico de casa, preciso de fazer umas alterações sem correr riscos
A minha casa tem o quadro geral e depois tem 3 quadros secundários, conforme as varias zonas da casa.
- Área comum
- Quartos
- Garagem
- Piso superior

A Instalação é monofasica
Cada um destes quadros secundários está ligado ao quadro geral a um disjuntor de 25A.
Acontece que o maior consumo eléctrico de minha casa ocorre na garagem, é nesse ponto que tenho:
Bomba de calor
Maquina lavar Roupa
Acumulador AQS
Diversos

Como este quadro secundário da garagem está ligado a um disjuntor no quadro geral de 25A, quando está tudo a trabalhar em simultâneo, o disjuntor dispara.
O problema é fácil de resolver, ir ao quadro geral e substituir o disjuntor de 25A por um de 32A.
A minha duvida resiste em saber a amperagem suportada pela secção de cabo, as tabelas são todas diferentes.
cada quadro secundário tem um interruptor modular de 40A, o que acaba por ser estranho, uma vez que cada quadro secundário está ligado ao geral a um de 25A.
Para um disjuntor de 32A qual a secção de cabo necessária?

Palpita-me que estes quadros secundários devem estar interligados com cabo de 6mm, tirando a tampa, ja vejo isto, mas no caso de estarem com cabo de 4mm, este cabo suporta os 32A?

Pela tabela da certiel (ficha tecnica 34), método de referencia penso que seja o B, um cabo de 4mm suporta 32A e um de 6mm suporta 41A, estou a ver isto bem?
Tabela Certiel


Avatar do Utilizador
ezer
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 245
Registado: 04 jan 2008, 22:56
Localização: Amora - Seixal
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 10 vezes

Re: Secção de cabos eléctricos, amperagem suportada

Mensagem por ezer »

Sim está correcto, se bem que existam tabelas de fabricante que têm valores superiores para fio de 4mm
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 689
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Localização: Setúbal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 46 vezes

Re: Secção de cabos eléctricos, amperagem suportada

Mensagem por Josecalado »

Boas!

Não é aconselhável que a proteção do cabo de 4mm2 seja superior a 25 Amp. claro que se for protegido a 32 Amp. o cabo passará a consumidor de energia na forma de calor, e depois deverá ter também em atenção qual a distância entre o Q.Geral e o Quadro da garagem, e em função do comprimento a seção deve ser calculada.

Cumprs.
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”