Ligações Equipotenciais

Responder
johnytalker
Curioso
Curioso
Mensagens: 75
Registado: 18 ago 2008, 10:22
Localização: Lx

Ligações Equipotenciais

Mensagem por johnytalker »

Meus Caros,



Alguém me pode indicar em que ponto das Regras Técnicas está, explicitamente, indicada a necessidade de equipotencializar os caminhos de cabos? Quais as secções?

Já agora na vossa interpretação o caminho de cabos metálicos é uma massa? No meu entender não deveria ser considerado massa, pois não faz parte de um equipamento, no entanto também acho que este não é o entendimento da maioria.

Antecipadamente Agradecido,
Johny


ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Ligações Equipotenciais

Mensagem por ENERGY »

Boas
RTIEBT 413.1.2.1 Ligações Equipotênciais
Não fala directamente nas esteiras ou caminhos de cabos, mas estas têm de ser sempre ligadas à terra.



johnytalker Escreveu:Meus Caros,



Alguém me pode indicar em que ponto das Regras Técnicas está, explicitamente, indicada a necessidade de equipotencializar os caminhos de cabos? Quais as secções?

Já agora na vossa interpretação o caminho de cabos metálicos é uma massa? No meu entender não deveria ser considerado massa, pois não faz parte de um equipamento, no entanto também acho que este não é o entendimento da maioria.

Antecipadamente Agradecido,
Johny
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Ligações Equipotenciais

Mensagem por nelmindo »

johnytalker Escreveu:Meus Caros,



Alguém me pode indicar em que ponto das Regras Técnicas está, explicitamente, indicada a necessidade de equipotencializar os caminhos de cabos? Quais as secções?

Já agora na vossa interpretação o caminho de cabos metálicos é uma massa? No meu entender não deveria ser considerado massa, pois não faz parte de um equipamento, no entanto também acho que este não é o entendimento da maioria.

Antecipadamente Agradecido,
Johny
Uma janela também não faz parte de um equipamento e é obrigatório equipotencializar, se for em alumínio e estiver numa casa de banho.
A interpretação que deve fazer é: é uma massa metálica significativa? Então deve ser equipotencializada.
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5250
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Ligações Equipotenciais

Mensagem por Duzia12 »

O Eng. Vilela Pinto e que tinha razao de nao equipotencializar, mas quem mandou sabera
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5250
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Ligações Equipotenciais

Mensagem por Duzia12 »

O Eng. Vilela Pinto e que tinha razao de nao equipotencializar, mas quem mandou sabera
johnytalker
Curioso
Curioso
Mensagens: 75
Registado: 18 ago 2008, 10:22
Localização: Lx

Re: Ligações Equipotenciais

Mensagem por johnytalker »

nelmindo Escreveu:
johnytalker Escreveu:Meus Caros,



Alguém me pode indicar em que ponto das Regras Técnicas está, explicitamente, indicada a necessidade de equipotencializar os caminhos de cabos? Quais as secções?

Já agora na vossa interpretação o caminho de cabos metálicos é uma massa? No meu entender não deveria ser considerado massa, pois não faz parte de um equipamento, no entanto também acho que este não é o entendimento da maioria.

Antecipadamente Agradecido,
Johny
Uma janela também não faz parte de um equipamento e é obrigatório equipotencializar, se for em alumínio e estiver numa casa de banho.
A interpretação que deve fazer é: é uma massa metálica significativa? Então deve ser equipotencializada.
Caro Nelmindo,

Mas no caso das casas de banho isso é dito explicitamente algures na secção 7.

No caso do caminho de cabos não vejo onde esteja exigido, se bem que encontro lógica em equipotencializar, mas gosto de saber porque faço as coisas. E neste caso fico em dúvida com que secção devam ser equipotencializados, pois já vi de tudo nas obras 2,5 , 4, 6, 10mm2, enfim acho que ninguém sabe muito bem como deve fazer.

E levanta-se a questão que tipo de ligação equipotencial é esta? Principal ou Suplementar? Se for principal exigiria na maior parte dos edifícios secções de 25mm2 (ver 547.1.1), se for suplementar poderá ainda ter secções maiores (ver 547.1.2).

Cumprimentos,
Johny
dantas078
Curioso
Curioso
Mensagens: 19
Registado: 07 jan 2009, 12:22

Re: Ligações Equipotenciais

Mensagem por dantas078 »

Caro Johnytalker,
Conseguiu chegar a alguma conclusão?
Também tenho a mesma dúvida. De que forma decidimos qual a secção do condutor de terra num caminho de cabos?
No caso de uma instalação industrial em que tenho circuitos com 3 condutores de 240mm2 por fase, que condutor devo instalar para equipotencializar os caminhos de cabos?
Cumprimentos,
Dantas078
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Ligações Equipotenciais

Mensagem por nelmindo »

dantas078 Escreveu: 25 jul 2019, 11:29 Caro Johnytalker,
Conseguiu chegar a alguma conclusão?
Também tenho a mesma dúvida. De que forma decidimos qual a secção do condutor de terra num caminho de cabos?
No caso de uma instalação industrial em que tenho circuitos com 3 condutores de 240mm2 por fase, que condutor devo instalar para equipotencializar os caminhos de cabos?
25mm2 é suficiente:
https://www.voltimum.co.uk/articles/siz ... ve-bonding
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”