Boa tarde, em caso de falha elétrica posso alimentar o meu inversor com uma UPS?
Passo a detalhar:
. A energia elétrica falha
. Desligo o diferencial e todos os disjuntores à exceção do dijuntor dos painéis elétricos
. Ligo a saída da UPS ao mesmo circuito dos painéis elétricos
. Ligo os dijuntores um a um com a exceção do diferencial
. Em teoria volto a ter corrente elétrica na casa toda
P.S. - Penso que uma UPS com 900KVA será suficiente.
No entretanto a UPS também está receber carga.
Alimentar inversor com UPS
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
Re: Alimentar inversor com UPS
Tens que explicar melhor o que queres fazer. Fiquei com dificuldade em perceber.sainica Escreveu: 05 mai 2025, 12:49 Boa tarde, em caso de falha elétrica posso alimentar o meu inversor com uma UPS?
Passo a detalhar:
. Desligo o diferencial e todos os disjuntores à exceção do dijuntor dos painéis elétricos
O teu inversor faz o quê, atualmente?
Não há um erro nas unidades da UPS que descreves?
900kVA é quase um mega watt... ou seja dá para alimentar 130 casas iguais à minha!
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 02 jan 2023, 17:23
- Profissão: Técnico de Informática
Tenho 4 painéis fotovoltaicos (+/- 1.5KW) e respetivo inversor (DC > AC).
Pretendia saber se faz sentido comprar uma UPS de 900VA (correção) para a situação descrita.
Pretendia saber se faz sentido comprar uma UPS de 900VA (correção) para a situação descrita.
-
- Curioso
- Registado: 31 mai 2018, 10:44
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 6 vezes
Boa tardesainica Escreveu: 05 mai 2025, 12:49 Boa tarde, em caso de falha elétrica posso alimentar o meu inversor com uma UPS?
Passo a detalhar:
Teoricamente funciona, na prática é um pouco mais complicado do que isso. Para que funcione é preciso que o inversor reconheça a onda de saída da UPS como uma tensão válida para se ligar. Os parâmetros são apertados em termos de frequência e de distorção harmónica, mas poderá funcionar se a UPS for de onda sinusoidal pura. Para ficar mais estável, aconselho a deixar uma carga resistiva ligada em permanência à saída da UPS (p. ex. uma lâmpada incandescente de 25W).
Se for ver os esquemas dos sistemas autónomos da SMA, são semelhantes ao que está a pensar, embora seja com um inversor autónomo e não com uma UPS a gerar a onda. Tenha em atenção que assim que o sol desaparecer, ou se o consumo aumentar acima da produção, vai tudo abaixo em alguns minutos. Se experimentar, venha cá dizer se resultou

Olá, boa tarde,
Estou a entender qual o objetivo de "alimentar" o inversor com uma UPS, fazer com que este pense estar ligado à rede e produzir o AC. Mas a minha pergunta é, para onde vai o excesso de energia produzido pelos painéis? Como é feita essa gestão?
Obrigado
Estou a entender qual o objetivo de "alimentar" o inversor com uma UPS, fazer com que este pense estar ligado à rede e produzir o AC. Mas a minha pergunta é, para onde vai o excesso de energia produzido pelos painéis? Como é feita essa gestão?
Obrigado
-
- Electricista de 2ª
- Registado: 10 set 2021, 17:26
- Enviou: 15 vezes
- Agradecimento recebido: 37 vezes
Bom dia,yapa Escreveu: 09 mai 2025, 15:26 Olá, boa tarde,
Obrigado
Os painéis só produzem se houver consumo.
É a mesma coisa que numa torneira só sai água se estiver aberta.
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Enviou: 4 vezes
- Agradecimento recebido: 95 vezes
Boas,
Vi este equipamento e lembrei-me do teu post, vê se isto serve vai ao encontro do que necessitas.
Se fizeres uma pesquisa na net por "Estação de energia portátil" vais encontrar N marcas a comercializar "UPS" com ligação aos paineis solares.
https://www.worten.pt/produtos/estacao- ... 1&sfnsn=mo
https://ecoflow.com.pt/
Vi este equipamento e lembrei-me do teu post, vê se isto serve vai ao encontro do que necessitas.
Se fizeres uma pesquisa na net por "Estação de energia portátil" vais encontrar N marcas a comercializar "UPS" com ligação aos paineis solares.
https://www.worten.pt/produtos/estacao- ... 1&sfnsn=mo
https://ecoflow.com.pt/
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica