Tenho uma dúvida sobre a melhor forma de adaptar a instalação elétrica de uma cozinha numa casa com cerca de 20 anos.
A instalação original era para fogão a gás. Atualmente tenho:
1 circuito dedicado ao forno
Disjuntor de 16A
Condutores: 3 × 2,5 mm² (fase, neutro e terra)
Tubagem: VD16
Comprimento aproximado: ~5 m em linha reta, não sei bem por onde vão os tubos
Entretanto substituí o fogão a gás por uma placa de indução. Durante algum tempo ficou tudo ligado ao mesmo circuito, mas naturalmente o disjuntor de 16A dispara quando há utilização simultânea (forno + vários discos da placa).
Estou a tentar melhorar a situação sem abrir roços, e equaciono duas opções:
Opção A
Substituir os condutores por:
2 × 4 mm² (fase e neutro)
1 × 2,5 mm² (terra)
E proteger com disjuntor de 25 A.
Dúvidas:
Será viável passar estes condutores num tubo VD16, mesmo sendo um percurso curto?
Não sei se consigo passar fios tão grossos em VD16 e se 25A não irá aquecer demasiado este tubo.
Opção B
Manter secção de 2,5 mm² e tentar passar:
5 condutores (2 circuitos: forno + placa, com terra comum)
2 disjuntores de 16 A
Dúvidas:
É viável passar 5 condutores de 2,5 mm² em VD16?
O uso de H07Z-K (melhor comportamento térmico) ajuda neste cenário?
Tenho noção de que nenhuma destas soluções é ideal face às recomendações atuais (o correto seria circuitos dedicados em tubagem adequada), mas dentro destas limitações gostava de perceber qual a abordagem mais segura e equilibrada.
No fim colocarei conectores cerâmicos para não haver problemas com temperaturas nas junções.
Agradeço opiniões e experiências práticas.
Como alimentar placa de indução sem refazer instalação?
-
Josecalado
- Técnico Dedicado

- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 52 vezes
Re: Como alimentar placa de indução sem refazer instalação?
Boa tarde,
Deduzindo que a alimentação da instalação é monofásica, e que dispõe de potência para a utilização simultânea dos dois circuitos, na minha opinião o que será mais seguro e funcional nas circunstãncias que descreve, será a alimentação em 2X2,5mm2+2X2,5mm2 + T com proteção a 16A para cada circuito, a probalidade de aquecimento nos condutores não terá significado porque se for ultrapassada a In (16A) o disjuntor fará a interrupção do circuito.
Deduzindo que a alimentação da instalação é monofásica, e que dispõe de potência para a utilização simultânea dos dois circuitos, na minha opinião o que será mais seguro e funcional nas circunstãncias que descreve, será a alimentação em 2X2,5mm2+2X2,5mm2 + T com proteção a 16A para cada circuito, a probalidade de aquecimento nos condutores não terá significado porque se for ultrapassada a In (16A) o disjuntor fará a interrupção do circuito.
-
pperdigao
- Faça a sua apresentação

- Registado: 01 mar 2026, 14:47
- Profissão: Engenheiro Eletrotécnico
Agradecido a resposta.
Sim, é monofasica 6.9kVA.
É possível que comece a mandar o geral abaixo mais vezes, mas pelo menos dá-nos mais margem para usar o forno e o fogão (que precisa de ter vários bicos no máximo para chegar a 16A). Qualquer solução é melhor que o que está agora
Sim, é monofasica 6.9kVA.
É possível que comece a mandar o geral abaixo mais vezes, mas pelo menos dá-nos mais margem para usar o forno e o fogão (que precisa de ter vários bicos no máximo para chegar a 16A). Qualquer solução é melhor que o que está agora
-
pperdigao
- Faça a sua apresentação

- Registado: 01 mar 2026, 14:47
- Profissão: Engenheiro Eletrotécnico
Parece-me que o Josecalado diz que "nas circunstâncias que descrevo", portanto são 5 fios de 2.5mm num tubo VD16.
Mesmo usando um fator de agrupamento de 0.8 dá-me uma corrente máxima de 16.8A, fica corretamente protegido pelo disjuntor de 16A
Mesmo usando um fator de agrupamento de 0.8 dá-me uma corrente máxima de 16.8A, fica corretamente protegido pelo disjuntor de 16A
-
ohmico
- Técnico Dedicado

- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Enviou: 19 vezes
- Agradecimento recebido: 83 vezes
Boas,pperdigao Escreveu: 01 abr 2026, 17:27 Parece-me que o Josecalado diz que "nas circunstâncias que descrevo", portanto são 5 fios de 2.5mm num tubo VD16.
Circuitos monofásicos protegidos por disjuntores independentes não podem ser enfiados no mesmo tubo.
Ohmico