Disparo disjuntor GARDY

Responder
maverick
Curioso
Curioso
Mensagens: 21
Registado: 08 jun 2021, 17:38
Localização: Lisboa
Enviou: 22 vezes

Disparo disjuntor GARDY

Mensagem por maverick »

Boas,

Gostaria de pedir a vossa ajuda e conhecimento para tentar compreender uma situação que ocorre na minha residência.
A minha instalação tem um contador inteligente da EDP, um disjuntor diferencial GARDY, e o quadro da casa. Potência 6,9 kVa

No quadro da casa tem o inicial (32A), um protector de surtos, um diferencial (32A 30mA), um 40A que alimenta um Shelly Pro 4PM, de onde um canal é para o armário de telecom, portanto do Shelly para um disjuntor 16A e daí para o armário.
Neste bastidor tenho um servidor em que uma das fontes está com um problema, e na manifestação desse problema … dispara o GARDY.

Alguém me poderia ajudar a entender o porquê do GARDY disparar e nenhuma das protecções a jusante?

O GARDY
Imagem

O quadro
Imagem


Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 690
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Localização: Setúbal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 48 vezes

Re: Disparo disjuntor GARDY

Mensagem por Josecalado »

Esse disjuntor diferencial é regulável de 15 a 45A, como tem o contador inteligente é ele que controla a potência contratada (30A), logo não há necessidade de ter o DF, isto se a instalação estiver feita de forma a garantir proteção contra correntes de defeito.
Ou então reclama junto do seu fornecedor de energia e transmite a anomalia que está a acontecer.
maverick
Curioso
Curioso
Mensagens: 21
Registado: 08 jun 2021, 17:38
Localização: Lisboa
Enviou: 22 vezes

Re: Disparo disjuntor GARDY

Mensagem por maverick »

Boa tarde José e obrigado pela sua resposta.

A instalação é em esquema TNS sendo que inclusive quando se fez o quadro fizeram-se novos aterramentos para ter a condutividade necessária.
Compreendo que é regulavel, e que o contador inteligente controla a potência.
Quanto à necessidade de ter o DF, já li em inúmeros sítios que estão a mais e deviam ter sido retirados, mas não foi.

Mas a minha questão seria mais no tentar entender o PORQUÊ de disparar este DF e não nenhum dos restantes pelo caminho. Como por exemplo o diferencial da efapel?
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Disparo disjuntor GARDY

Mensagem por ohmico »

Boas,

Só está a faltar dizer em que valor está regulado o disjuntor diferencial do fornecedor de energia.

Pode estar a disparar por excesso de carga e não por corrente de defeito.

Ohmico
maverick
Curioso
Curioso
Mensagens: 21
Registado: 08 jun 2021, 17:38
Localização: Lisboa
Enviou: 22 vezes

Re: Disparo disjuntor GARDY

Mensagem por maverick »

Ok, como a distribuidora dá conformidade para a potência contratada, deduzo que esteja pelo menos com os 30A contratados.
E na realidade o disparo está comprovadamente associado ao mau funcionamento de uma fonte de alimentação (em carga leve ~150 Wh), que provoca este disparo.
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Disparo disjuntor GARDY

Mensagem por mromeiro »

Boa noite,
Tudo o que se possa dizer, é meramente especulativo, por isso, podemos considerar que é apenas um debate de ideias.

Poderá ser avaria do disjuntor, que com as folgas agora tenha acabado por ficar mais sensível.
Para despistar se o problema é a nível da sensibilidade do diferencial e se tiver conhecimentos técnicos, irá facilmente arranjar forma de testar, colocando uma carga pequena e depois ir aumentado até ver qual dos 2 disjuntores dispara primeiro.
(Não digo aqui exatamente como fazer, pois quem não souber o melhor é não se colocar em aventuras, sob o risco de poder apanhar um choque, ou até, eletrocutar terceiros).

Outra possibilidade é o diferencial ter outros tipos de proteção.
No tópico
viewtopic.php?p=131246&sid=b25446bd73a6 ... 0d#p131246

Podemos ver vários tipos de protecções que existem.
Esse só diz que é DA, mas este tipo nem existe na figura do tópico.
Pode ser outra norma, ou ser apenas uma referência do fabricante que não tenha a ver com os tipos de protecção.

Se sabe que a fonte está estragada, então talvez o disjuntor até esteja a fazer um bom serviço, e esteja a avisar que não deve continuar a usá-la, sob pena de outros aparelhos serem influenciados ou até danificados pela mesma.
maverick
Curioso
Curioso
Mensagens: 21
Registado: 08 jun 2021, 17:38
Localização: Lisboa
Enviou: 22 vezes

Re: Disparo disjuntor GARDY

Mensagem por maverick »

Bom dia,

Bem desde já agradeço a resposta, mesmo especulativa, assim como a resposta do ohmico.
Ainda sobre a resposta do ohmico gostaria de adicionar que, sobre a questão de carga, a menos que o DF inicial estivesse regulado a 16A ou menos, faria sentido disparar o disjuntor de 16A antes do DF da EDP/eRedes, correcto? Tanto o canal do Shelly aonde o bastidor está ligado, como o próprio disjuntor a seu jusante são 16A. De qualquer forma, como poderei saber exactamente qual a regulação do DF da EDP? Ligando para a eRedes?

Sobre a resposta do mromeiro, e sobre a sensibilidade, portanto o que sugere é que pelo próprio tempo e desgaste este DF tenha agora uma sensibilidade inferior a 30mA (caso contrário dispararia o da Efapel), correcto?
Sobre o diferencial ter outro tipo de protecções, onde seria possível, hoje, obter informação sobre este diferencial GARDY que está instalado?

Sobre a fonte estar estragada, que está, não sei se isto será relevante, mas vou explicar o que sucedia:
Ora este servidor estava ligado a uma UPS. Acontece que nos últimos meses, de vez em quando ouvia a UPS (Eaton) a "gritar" a acendia uma luz de alarme. Se lhe fizesse um power-cycle (à UPS) passava. No entanto, ambas as fontes (o servidor tem duas fontes de 750W redundantes, consome em média 0,2 kWh) continuavam funcionais.
A dada altura pensei que poderia ser algum problema da própria UPS, pelo que liguei o servidor directamente à rede eléctrica. (aqui é zona A e raramente existe falha de energia).
Depois de ligado o servidor directamente à rede, sem UPS, e passadas várias semanas, o DF (GARDY) disparou a primeira vez. Uma das fontes - a tal que está com mau funcionamento - deixou de dar sinal de vida, e ficou simplesmente a fazer uns estalidos. Após algum tempo de "descanso" - aqui entenda-se desligada sem power-cord, a fonte volta a funcionar.
Passadas várias semanas (creio que até mais de um mês), volta a suceder o mesmo. O DF Gardy dispara e a fonte fica inoperacional a fazer os tais estalidos, até que, se deixada desligada, recupera. Neste momento está desligada de vez e estou à espera de uma nova, mas a minha preocupação é entender o porquê das várias protecções até ao GARDY falharem, de forma a que possa falar com um electricista que possa adicionar ao quadro as protecções necessárias para não ficar sem energia na casa toda. Obrigado.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Disparo disjuntor GARDY

Mensagem por pedro caetano »

boas. já se disse de tudo mas pergunto qual o valor em amperes que ele esta regulado, pela norma teria de ser 45a, é isso? se for duvido que seja por carga a mais que dispare. como foi dito esse dijuntor não está ai a fazer nada, e pelo que sei todos eles deviam ser retirados, desde que a instalação cumpra as regras de segurança, como é o caso. cump
maverick
Curioso
Curioso
Mensagens: 21
Registado: 08 jun 2021, 17:38
Localização: Lisboa
Enviou: 22 vezes

Re: Disparo disjuntor GARDY

Mensagem por maverick »

Boas Pedro,

Sobre a regulação do DF não posso responder mais que o que me disseram que estava em conformidade com a potencia contratada, o que queira isso dizer.

Sobre o que foi dito de não estar a fazer nada...
como disse o mromeiro
"Se sabe que a fonte está estragada, então talvez o disjuntor até esteja a fazer um bom serviço, e esteja a avisar que não deve continuar a usá-la, sob pena de outros aparelhos serem influenciados ou até danificados pela mesma."

Eu concordo em pleno com esta afirmação, só que procuro entender qual é a protecção que está a ser aplicada.
Porque do "Tipo DA 2 45 500" eu especulo que seja 2P 45A 500 mA. Longe dos 32A 30mA do da EFAPEL.
Mas... poderá ter outra protecção? Tal como a UPS que reagia à fonte, sendo que a protecção da UPS aparentemente não permitia que a fonte de alimentação "falhasse" efectivamente?
E imaginado que o DF que como vejo tanta gente dizer "não está a fazer nada" saía dali, o que sucederia? Será que poderia levar a algum dano ou outra consequência?

Também acho que não é por uma questão de carga, e partilho o histórico da carga quando se dá o disparo do DF. O total somado é cerca de 3A e o disparo dá-se às 19:36 quando começa a flatline.
Imagem
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Disparo disjuntor GARDY

Mensagem por mromeiro »

Relendo este tópico várias vezes, e continuando na base da especulação, posso pensar que o DA do tipo do disjuntor, possa significar D - diferencial, A - tipo A.
Assim, vendo a figura do tópico que enviei anteriormente, pode verifica-se que o tipo A tem também proteção contra correntes DC pulsantes.
Pode essa fonte estar a injetar este tipo de corrente para a rede.

Em relação a que o problema possa ser por alguma fuga para a terra, apesar de ter um diferencial mais sensível (30 mA), não significa que não hajam situações que o que dispara seja o menos sensível (500 mA).
Em termos de probabilidades, o de 30 mA deverá disparar mais vezes, mas se o de 500 mA for mais rápido, no caso de uma fuga suficiente para fazer disparar isso 2, pode 1 deles ser tão rápido que o outro não tenha tempo para disparar.

A mesma situação para a corrente nominal.
Pode o disjuntor diferencial GARDY estar configurado a 45A, e disparar antes do de 32 A se a carga exceder os 45 + tolerância, sendo que neste caso pode ser influenciado pelo tempo de disparo, e também pela curva de funcionamento.
(Exemplo de informação em https://www.se.com/br/pt/faqs/FA332630/ ).
Um disjuntor de curva B, em caso de curto -circuito, dispara quando a corrente exceder em 3 a 5 vezes a corrente definida no disjuntor.
Se for curva C, esse valor já sobe para 5 a 10 vezes.
Assim um disjuntor de 45A curva B, irá disparar com correntes de curto -circuito a partir de 135 a 225 A.
Um de 32 A curva C, irá disparar a partir de 160 a 320 A.
Aqui pode ver-se que alguns disjuntores de 32 curva C só irão disparar com mais corrente que outros de 45 curva B
Se o "D" do tipo "DA" do disjuntor em vez de significar diferencial, se significar curva D, então o disparo em caso do curto circuito sobre para 10 a 14 vezes o valor de corrente definido no disjuntor.

Depois de toda esta análise, o que me parece mais plausível é que problema possa estar em corrente DC injetada pela fonte.
maverick
Curioso
Curioso
Mensagens: 21
Registado: 08 jun 2021, 17:38
Localização: Lisboa
Enviou: 22 vezes

Re: Disparo disjuntor GARDY

Mensagem por maverick »

Bom dia morteiro e obrigado pelo seu tempo, resposta e análise.

Sobre a situação de:
- "Em termos de probabilidades, o de 30 mA deverá disparar mais vezes, mas se o de 500 mA for mais rápido, no caso de uma fuga suficiente para fazer disparar isso 2, pode 1 deles ser tão rápido que o outro não tenha tempo para disparar."

Compreendo, neste caso a única forma de testar seria retirar o GARDY e esperar que o EFAPEL dispare, certo?
Também deduzo que o tempo aqui seja marginal (questões de ms)

Sobre este ponto:
"Assim, vendo a figura do tópico que enviei anteriormente, pode verifica-se que o tipo A tem também proteção contra correntes DC pulsantes."

O diferencial da EFAPEL instalado é modelo 55332 6BY e a protecção tipo AC/C - isto não inclui protecção tipo A? Ou não está relacionado?

Aproveito para agradecer todo o diálogo, discussão e ideias.
O objectivo que tenho em mente será de futuro colocar um diferencial a jusante do Shelly que ofereça protecção devida de forma a que não dispare nenhuma protecção que desligue tudo. (somente em "último" caso) Obrigado.
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Disparo disjuntor GARDY

Mensagem por mromeiro »

Boa noite maverick,

A questão da rapidez de disparo, só poderia verifica-se esperando que ambos disparem.
Atendo a uma diferença tão grande de sensibilidade (30 para 500 mA), era demaziada coincidência para apenas disparar o de 500 e nunca disparar o de 30 mA.
Acho que se pode retirar estas possibilidade e que o problema não parece ser fuga para a terra.

O tipo de diferencial AC, é o que menos protege.
Ver a figura do tópico que enviei umas mensagens atrás.

Encontrei o link https://www.etek-electric.pt/blog/how-t ... protection que ajuda a perceber alguns tipos de proteção.

A DC pulsante acontece quando é apenas consumida metade da onde (a positiva ou a negativa).
Assim, basta que esteja queimado um dos diodos da ponte rectificadora que deverá existir da fonte de alimentação, que poderá fazer este efeito.

Em relação a colocar varios diferenciais, isso costuma-se fazer quando se têm muitos circuitos, e que a soma das fugas dos carros circuitos pode ser suficiente para fazer disparar um diferencial mais sensível.
Os situação, é ter zonas que se pretende ter uma zona com proteção muito sensível e outras com menos sensibilidade.

Pelas fotos do quadro, não parece ser nenhum destes casos.

Se tem algum conhecimento mínimo de eletricidade/eletrónica, poderá testar "DC pulsante", ligando uma lâmpada incandescente, colocando um diodo em série (tanto faz ser na fase como no neutro, e para que lado está virado)
Não fazer isto com lâmpadas de led ou que tenham alguna eletrónica associada..
Quarto maior a potência da lâmpada, maior o efeito, mas terá usar um diodo adequado, que suporte quer a tensão quer a corrente do circuito.
maverick
Curioso
Curioso
Mensagens: 21
Registado: 08 jun 2021, 17:38
Localização: Lisboa
Enviou: 22 vezes

Re: Disparo disjuntor GARDY

Mensagem por maverick »

Boa tarde mromeiro,

Pelo que compreendi depois de leitura atenta sobre os vários tipos de protecções em diferenciais, concluo que seria ideal colocar um DF Tipo A (como p ex Schneider Acti9 iCV40N - 1P+N - 16 A - C - 6000A - 30mA - A-SI) a jusante do Shelly no circuito do bastidor, para que num evento para o qual este oferece protecção dispare e abra apenas este circuito. Considerando o tipo de equipamentos aqui presentes (modems, router, switch com poe, servidores) parece-me uma solução adequada, não concorda?
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Disparo disjuntor GARDY

Mensagem por mromeiro »

Boa noite maverick

Eu não tenho experiência para lhe poder aconselhar, e dar garantias que esse disjuntor diferencial (ou de igual forma se for interruptor diferencial) irá disparar antes do geral em todas as situações.

Ao colocar esse tipo de protecção, poderá ficar sem poder utilizar nesse circuito equipamentos que usam essa forma para ter várias potências (por exemplo alguns secadores de cabelo para ter 2 velocidades).

Se não for com correntes muito elevadas, não deverá ter problemas para a instalação nem para os equipamentos que estiverem ligados.
O maior problema poderá ser para os transformadores do distribuidor de eletricidade, se muitos clientes estivessem em simultâneo nessa situação a consumir a mesma metade de onda (por ex a positiva).
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”