Usar o neutro no retorno do interruptor dá problema?

Responder
henrique.miranda
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 28 jun 2023, 00:28
Profissão: Arquiteto de Software
Localização: Recife/PE

Usar o neutro no retorno do interruptor dá problema?

Mensagem por henrique.miranda »

Olá, pessoal!

Me mudei recentemente e contratei um eletricista para refazer toda a instalação elétrica do apartamento, que era muito antiga, sem aterramento, com fios rígidos e o quadro sem DR nem DPS, só com aqueles disjuntores antigos.

Tudo ficou aparentemente muito bem feito. Estava satisfeito até ir dormir pela primeira vez no apartamento. Pra minha surpresa a lâmpada de LED do quarto estava "meio" acesa, mesmo depois que desliguei no interruptor. Uma luz muito fraquinha, que só dava pra perceber porque estava totalmente escuro mesmo. Eu testei a lâmpada em outro interruptor da casa e constatei que ela continuava meio acesa mesmo desligada (a lâmpada desse outro cômodo não apresentava o mesmo problema), então imaginei que fosse problema e fui fazer a troca da lâmpada.

Na loja eles aceitaram a troca, mas a pessoa que me atendeu me disse que isso ocorria porque a instalação estava errada. Ele me explicou que o interruptor estava ligado no neutro, e que o fase estava direto na lâmpada, e que devia ser o contrário, como na imagem abaixo:
Imagem

Isso me deixou com algumas dúvidas. Primeiro, isso pode causar algum problema? Tipo reduzir a vida útil da lâmpada?

E também queria saber se isso pode aumentar minha conta de energia. É claro que no caso da lâmpada que fica meio acesa eu terei um custo, mas e no caso de lâmpadas que estão ligadas num circuito invertido mas que não ficam meio acesas, também há consumo de eletricidade?


mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Usar o neutro no retorno do interruptor dá problema?

Mensagem por mromeiro »

Boa tarde,

O recomendado é o interruptor cortar a fase, para que assim quando o interruptor estiver desligado, não ter energia na lâmpada, para não haver o risco de apanhar um choque elétrico quando for mudar a lâmpada.

De qualquer das formas, o problema não é esse, e provavelmente até está ligado corretamente.

Esse problema costuma acontecer quando se controla a lâmpada a partir de 2 interruptores (o da entrada do quarto e a chupeta da cama) (isto chama-se comutação de escada).
Para estas ligações, é necessário passar 2 fios entre os 2 interruptores.
Esses fios passam alguma carga indutiva de um para o outro, que pode ser suficiente para aceder uma lâmpada led de baixa potência.

Eu nunca experimentei, mas há fóruns que indicam se pode resolver com um condensador.
Pode também colocar uma lâmpada mais potente, e dessa forma a carga já não é suficiente para acender a lâmpada.
Avatar do Utilizador
EngHebert
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 29 jun 2023, 15:30
Profissão: Engenheiro eletricista
Localização: Coimba

Re: Usar o neutro no retorno do interruptor dá problema?

Mensagem por EngHebert »

Bom dia

O correto é como na imagem o neutro no bocal da lâmpada e no interruptor a fase é um retorno ligado do interruptor ao bocal !

Se ligar errado haverá sim um mínimo consumo e custo para sua conta de energia!
helioneves
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 131
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Localização: Soure
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Usar o neutro no retorno do interruptor dá problema?

Mensagem por helioneves »

o acoplamento existe sim, tal como a imagem sugere ; o fio que vai do interruptor até à caixa de derivação está em paralelo ( acoplamento electrico ) com o fio que traz a fase até ao interruptor - mesmo desligando o interruptor, passa sempre uma corrente de "fugas" em direção à lampada ( atenção que estas aspas são plenamente justificadas!! ) se trocar a lampada por outra de maior consumo, irá verificar que ela não "brilha" como a de menor potencia... atenua-se o problema afastando os cabos entre si, ou usando uma maneira de "blindar" o campo eléctrico criado pelo condutor que está permanentemente ligado à fase... ou pode ainda, se estiver para aí virado, usar um sistema que não use corrente alternada, mas sim apenas corrente continua... esse "fenómeno" que relata, só se verifica em corrente alternada, e passou a ser a "praga" das lampadas LED... no tempo das de incandescencia não havia nada disso...
Bitor
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 18 abr 2024, 08:02
Profissão: Hobbysta
Localização: Figueira da Foz

Re: Usar o neutro no retorno do interruptor dá problema?

Mensagem por Bitor »

Cá em casa também tive esse problema. Acontecia sobretudo nas comutacões de escada porque, como um dos fios de retorno tinha sempre corrente, esta passava por indução para o outro e, como sabem os leds quase não precisam de energia para brilhar.
Ficou resolvido com um condensador nos terminais da lâmpada.
Para evitar esta situação, as lâmpadas mais recentes anormalmente já trazem esse condensador embutido.
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”