software de dimensionamento

Responder
disco_duro
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 25 out 2011, 14:18

software de dimensionamento

Mensagem por disco_duro »

Olá a todos,
Eu fiz um software de dimensionamento de instalações elécticas que gera um ficheiro em excel a partir do programa.
Utilizei um ficheiro em excel dum trabalho académico para inserir os valores e para comparar com o ficheiro produzido.
Fiz 5 vídeos que coloquei no youtube (o youtube não aceitava o vídeo inteiro), os links são:





Agradecia que visualizassem e dessem a vossa opinião acerca da possível utilidade do programa.
A minha área de formação não é a electricidade.
Cumprimentos


luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: software de dimensionamento

Mensagem por luisilva78 »

Devia mostrar exemplos de cálculo para que se visse que os cálculos são bem feitos. Há vários erros de nomenclatura e outras coisas que não percebo o que se quer dizer.
Por exemplo, se calcula a secção do cabo e não calcula a protecção, não sei que raio de cálculo é que está a ser feito! Outra questão é os tipos de iluminação: incandescente, fluorescente, vapor de sódio?! Actuamente, em novos projectos deverá ser utilizado praticamente em todos os casos iluminação LED.
Outra coisa que não percebi, é o que será o "tipo de condutor do cabo" que está a ser preenchido com "D" no vídeo.
disco_duro
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 25 out 2011, 14:18

Re: software de dimensionamento

Mensagem por disco_duro »

Para mostrar os cálculos tinha de fazer upload do ficheiro original em excel.
Esta instalação é de uma unidade industrial, não sei se nas fábricas existem muitas lâmpadas led.
As proteções são selecionadas à posteriori com os dados obtidos através do software.
O meu email é [email protected]
Posso enviar os ficheiros em excel por email.
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: software de dimensionamento

Mensagem por luisilva78 »

Claro que nas fábricas também se utiliza LED, caso a instalação seja nova. Nas fabricas já em funcionamento vão-se trocando. (até na iluminação pública em muitas zonas já não se vê outra coisa).
Quando eu falava em mostrar o resultado do cálculos, fala em incluir no vídeo imagens do que é o resultado (pode estar muito bem organizado e fazer todos os cálculos, mas se esses não estão correctos, não vale de nada).
Se o software estivesse bem feito, as protecções saíam e forma automática! Aliás, não sei como consegue dimensionar um cabo sem dimensionar a protecção.
Outra questão que me esqueci de comentar no 1º post: não há localização do cabo! há sim uma origem e um destino. Exemplo: cabo que alimenta o QG2: origem=QGBT; destino=QG2. Se isto estiver bem feito não é necessária essa nomenclatura complexa para saber que está a montante de um determinado quadro.
Já agora, aquilo que o programa deve gerar (para caracterizar a instalação) é o que é pedido pela DGEG que pode ser consultado aqui.
disco_duro
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 25 out 2011, 14:18

Re: software de dimensionamento

Mensagem por disco_duro »

Por lapso meti "tipo de condutor do cabo" como tipo D, mas o correto é modo de colocação de canalizações ou de condutores ou cabos, conforme especificado no "GUIA TÉCNICO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS" da CERTIEL 2007 (anexos pag 154/155).
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”