fusivel fora da residencia

Responder
brioni41
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 05 set 2016, 20:32

fusivel fora da residencia

Mensagem por brioni41 »

Boa tarde, comprei uma casa usada, e precisa de alguns restauros, no entanto reparei que da parte de fora perto da porta, tem uma caixa com um fusivel..o vizinho fez uma ligaçao direta e eu na casa antiga ou em casa de familiares nunca tinha visto este procedimento, vale a pena manter? pergunto..
cumprimentos


Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: fusivel fora da residencia

Mensagem por Faiante »

Boas meu caro "brioni41"

Relativamente à sua pergunta, permita-me que lhe deixe informação referente à sua questão.
Ora bem, dito isto. Vejamos então o porquê da existência do fusível em caixa no extiror.

1º - Antes da nacionalização das diversas empresas que passaram a constituir o grupo EDP. Era colocado por cada cliente, uma caixa exterior
equipada com um fusível. Este elemento exercia duas funções a saber:

1.1 - Primeiro assegurava a proteção da instalação elétrica da habitação.

1.2 - Em segundo lugar tinha como função limitar a potência contratada.

2º - Hoje, face às novas tecnologias construtivas, apenas constitui um encargo adicional para a empresa de distribuição, sempre que o dito
aparelho funda, pelo que deverá comunicar à empresa distribuidora e solicitar a remoção do mesmo.

3º - Digo que apenas e tão só, a responsabilidade caberá na sua totalidade à E-Redes, qual exerce no território nacional a conceção da
distribuição em Baixa e Média Tensão.

4º - Nenhuma outra pessoa tem a permissão de o fazer, incorrendo por isso numa contraordenação (coima), levantada pela E-Redes. Podendo
caso assim o entenda colocar o infrator em tribunal.



Cptos

JAG
brioni41
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 05 set 2016, 20:32

Re: fusivel fora da residencia

Mensagem por brioni41 »

Obrigado pela resposta, como o proprietario ao lado informou que se queimar é da responsabilidade do proprietario, e que o fusivel dele ja queimou duas vezes, o piquete da EDP na primeira vez que la foi, informou que nao tem nada a ver com isso, é da responsabilidade dos condominios, questionei se a ligaçao direta colocaria os sistemas internos em perigo, ou nao? ou seria limitador do que estava contratado, tambem nao soube responder...
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: fusivel fora da residencia

Mensagem por Faiante »

Boas meu caro " brioni41 "


Respondendo ao seu novo post, devo dizer-lhe o seguinte:

A caixa apenas existe para colocar o fusível de proteção. Hoje em dia essa tipologia construtiva não é mais utilizada em construções novas.

Daí que, tal como referido pela pessoa do piquete, esse elemento pertença ao distribuidor, isto é, seja da sua inteira responsabilidade.

Aqui chegados, importa referir o seguinte:

Depois da fusão que deu origem ao grupo EDP, houve uma diretiva emanada pelo conselho de Administração para remoção dessa tipologia,
passando a haver como limitador de potência o célebre DCP, cuja sigla significa disjuntor controlador de potência.

Funções que atrás descrevi. Posteriormente, a EDP passou a adquirir o tal DCP com mais uma função construtiva. A função diferencial
regulada para uma diferença de potencial de 500 mA. Posteriormente viria a adquirir este mesmo aparelho para a grandeza de 300 mA de
diferença de potencial.

Cptos


JAG
brioni41
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 05 set 2016, 20:32

Re: fusivel fora da residencia

Mensagem por brioni41 »

Mais uma vez agradeço, pois eletricidade não é o meu forte, gostava de uma opiniao , á atitude do outro proprietario, fez uma ligaçao direta, há algum inconveniente? Ou contrato um eletricista para cada vez que o fusivel queimar...
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: fusivel fora da residencia

Mensagem por Mário »

Boas

Tire uma foto do quadro electrico para que se veja lá está.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: fusivel fora da residencia

Mensagem por Faiante »

Boas meu caro " brioni41 "

De acordo com o informado anteriormente, tenho a informar que:

Deverá informar a E-Redes por forma a que esta empresa execute a remoção do fusível.

Caso em contrário, poderá sempre esperar pela substituição de contador e nessa altura pode informar o prestador de serviços para essa eventual

anomalia na rede de distribuição.

Nas novas ligações, sempre que colocam um novo contador, retiram o chamado DCP (disjuntor diferencial).

E isto porquê?

Porque a ERSE sigla que representa a (Entidade Reguladora do Sector Energético)responsável pelas tarifas de Gaz e Eletricidade, promoveu
com o consentimento do Governo a substituição dos contadores analógicos por contadores digitais.
Daí que num futuro próximo todos nós clientes, tenhamos instalados nas nossas habitações um contador digital.

De acordo com o facto do seu vizinho ter retirado o fusível de modo próprio por intermédio de outrem, isso corresponde a uma situação ilícita,
que lhe poderá acarretar alguns dissabores.

Mais informo que na região Norte alguns eletricistas costumam fazer isso e muito mais,causando dissabores aos clientes cujos contratos se
pautam pela honestidade. Pagando os desmandos de tal desiderato sempre que a fatura lhes é apresentada.


Cptos

JAG
brioni41
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 05 set 2016, 20:32

Re: fusivel fora da residencia

Mensagem por brioni41 »

Muitissimo obrigado pelo esclarecimento.
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: fusivel fora da residencia

Mensagem por Faiante »

Muito bom dia meu caro " brioni41 "


Espero ter ajudado meu caro. Estarei sempre ao dispor de todos aqueles que necessitam.

O meu bem haja amigo. Disponha sempre que precise.


Cptos

JAG
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”