Boas
acho que não há problema em, o chamado quadro de entrada, ficar junto ao contador.
Esse quadro alimentará então os quadros parciais : garagem e habitação.
O que me parece que vai ser difícil é a exploração dessa instalação para potências pequenas na entrada.
Ohmico
Duas derivações a partir do contador
-
amoreira
- Quadro de Honra

- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Enviou: 4 vezes
- Agradecimento recebido: 103 vezes
Re: Duas derivações a partir do contador
burner Escreveu: 27 fev 2026, 20:21Não deixaria de ter um quadro elétrico para a 2a derivação... Em termos de segurança ficaria bem á mesma... Em que se baseia para dizer que não se pode? Por experiência própria ou está mesmo nas regras?amoreira Escreveu: 27 fev 2026, 11:26Boas,burner Escreveu: 26 fev 2026, 14:05 Ok entendo... de qualquer das maneiras concordas que quanto menor for a queda/aquecimento melhor.... e no futuro gostava de poder carregar o carro mais rápido. Em anexo envio um rascunho daquilo que quero fazer. LigarGaragem.png
Não, não pode derivar no contador de energia.
Cada instalação tem de ter o seu "Quadro de Entrada" e daí alimentar os quadros parciais.
Na garagem ter especial atenção e adequar a instalação elétrica em conformidade com os requisitos para carregamento de veículos elétricos (se são muitos).
Eu costumo dizer em jeito de brincadeira que o carro elétrico não é um eletrodoméstico onde apenas é necessário uma tomada comum, não é por acaso que existe legislação especifica para o efeito.
Posso lhe garantir que o técnico da E-redes quando fosse instalar o contador não iria fazer a instalação do mesmo se lá estivessem duas pontas de cabo .
Por outro lado os fusíveis que vão colocar no Portinhola que devem ser de 32A ou superior não protegem o cabo de 2,5 ou 4 mm2 que pretende para a garagem (não conformidade) no mínimo teriam de ser da mesma secção dos condutores da casa.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
-
helioneves
- Electricista de 2ª

- Registado: 09 mar 2019, 13:13
- Profissão: Desempregado
- Agradecimento recebido: 9 vezes
mas é forçoso que tenha de ser um disjuntor de 32A ? não é razoável usar um de 25A para proteger fio de 4mm2? se aparentemente esse fio suporta até 33A ( fonte: tabela na net ), mas atendendo à margem de segurança que é preciso guardar, o disjuntor abaixo é de 25A, que dará acesso a uma potencia de cerca de 5800W... quem tem de fazer as contas é o dono da casa... ele chegou a dizer que fio é que já tem instalado ( ou em vias de instalar ) ?
-
Coldhx
- Faça a sua apresentação

- Registado: 04 mar 2026, 17:48
- Profissão: Eng. Informático
- Agradecimento recebido: 1 vez
Não sou eletricista, por isso ler isto com reserva...
Se está com receio de ter problemas por fazer a derivação no contador, tem outra hipotese que lhe custa o mesmo número de metros de cabo: fazer contador -> garagem -> casa.
Assim não fica com quadros na rua (se colocasse o quadro principal junto ao contador), custa o mesmo, e não tem problemas com eventuais inspeções.
Outra coisa importante que já aqui disseram: se vai ter trabalho coloque logo material à prova do futuro (secção do cabo), e veja se consegue colocar trifásico pelo menos até à garagem porque vai dar jeito no carregamento de um carro elétrico.
Se está com receio de ter problemas por fazer a derivação no contador, tem outra hipotese que lhe custa o mesmo número de metros de cabo: fazer contador -> garagem -> casa.
Assim não fica com quadros na rua (se colocasse o quadro principal junto ao contador), custa o mesmo, e não tem problemas com eventuais inspeções.
Outra coisa importante que já aqui disseram: se vai ter trabalho coloque logo material à prova do futuro (secção do cabo), e veja se consegue colocar trifásico pelo menos até à garagem porque vai dar jeito no carregamento de um carro elétrico.
-
helioneves
- Electricista de 2ª

- Registado: 09 mar 2019, 13:13
- Profissão: Desempregado
- Agradecimento recebido: 9 vezes
dá logo para ver que é engenheiro informático: tem o foco na solução e não no problema... és dos meus!