Cálculo da Secção de Condutor com base no critério das quedas de tensão Ficha Técnica Nº 15

Responder
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4660
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Cálculo da Secção de Condutor com base no critério das quedas de tensão Ficha Técnica Nº 15

Mensagem por admin »

Cálculo da Secção de Condutor com base no critério das quedas de tensão
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.


Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Ana Gonçalves
Curioso
Curioso
Mensagens: 48
Registado: 21 out 2018, 19:56
Localização: Braga
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Cálculo da Secção de Condutor com base no critério das quedas de tensão Ficha Técnica Nº 15

Mensagem por Ana Gonçalves »

Tendo em conta este critério da ficha técnica Nº15 para uma distância de cabo de 100 metros, uma tensão de 230v, qual a secção de condutor que devo usar para 15 amperes?
RicardoENTA
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 204
Registado: 09 out 2016, 14:14
Localização: Açores, São Miguel
Agradecimento recebido: 16 vezes

Re: Cálculo da Secção de Condutor com base no critério das quedas de tensão Ficha Técnica Nº 15

Mensagem por RicardoENTA »

acho que está incompleto..

falta saber o isolamento do condutor.. se é PVC ou XLPE
Ninguém é tão pequeno que não possa ensinar, nem tão grande que não possa aprender"
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Cálculo da Secção de Condutor com base no critério das quedas de tensão Ficha Técnica Nº 15

Mensagem por joao-pt »

Se estivermos a falar de condutores de cobre e para uma queda de tensão inferior a 5%, deves ter de usar 6 mm2.
rui14
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 115
Registado: 31 ago 2010, 11:25
Localização: AVEIRO
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 8 vezes

Re: Cálculo da Secção de Condutor com base no critério das quedas de tensão Ficha Técnica Nº 15

Mensagem por rui14 »

Já tentaram fazer a conta que está na ficha:
2*45*0.0172*280/16 ?????
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Cálculo da Secção de Condutor com base no critério das quedas de tensão Ficha Técnica Nº 15

Mensagem por joao-pt »

O resultado não coincide com o cálculo apresentado? É pouco relevante para o objectivo e conclusão que se pretende tirar na Ficha Técnica.
Ana Gonçalves
Curioso
Curioso
Mensagens: 48
Registado: 21 out 2018, 19:56
Localização: Braga
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Cálculo da Secção de Condutor com base no critério das quedas de tensão Ficha Técnica Nº 15

Mensagem por Ana Gonçalves »

Como não tenho nenhum cabo em casa posso comprar o que acharem melhor, eu até hoje tenho comprado sempre cabos de cobre, mas se acharem que existe uma melhor solução opto pela vossa solução.
Este cabo é para um anexo a 100 metros da minha habitação para fazer bricolage num anexo tipo garagem.Esse anexo quando o comprei já tinha instalação feita, portinhola e tudo, era só a empresa vir ligar a rede. Não opto por ligar a rede porque só uzo em média corrente no local 4 ou 5 horas por mês. Na minha opinião a melhor solução seria um cabo da minha casa para o anexo ligado a instalação já existente ou um gerador.
Qual seria a solução mais barata?
Nestas condições por qual optavam?
Deverei comprar um cabo com terra desde a minha moradia até ao anexo ou fazer o aterramento no local?
No anexo a instalação foi feita com fio de 2.5cm nas tomadas e 1.5mm nas lampadas, esse fio serve ou terei de substituir por fios da mesma seção/ vitola do cabo que vêm da minha habitação?
No anexo poderei usar os disjuntores já existentes para ligação a rede ou tenho de os substituir por outros ou arranjar qualquer outro tipo de proteção?
medi com um multimetro a tensão das tomadas de minha casa e dá 245 volts devo preocupar-me?
Porque razão nos cabos de baixa tensão da edp ou outra rede quando existe queda de tensão os cabos não aquecem/derretem?
Responder

Voltar para “Fichas Técnicas”