Empregabilidade em Portugal

JPedroCorreia
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 19 ago 2014, 16:34
Localização: Armamar/Viseu/Lisboa

Empregabilidade em Portugal

Mensagem por JPedroCorreia »

Boa tarde a todos! Sendo este o meu primeiro tópico, gostava de "desabafar" um pouco sobre a situação do país a nível de empregabilidade e assim encontrar algumas opiniões de pessoas que já tenham passado pelo mesmo que eu.
Antes de mais, eu sou recém-licenciado em engenharia eletrotécnica e, como qualquer recém-licenciado, estou a procurar trabalho na área que tantas pestanas já me queimou. Só que passaram quase 3 meses desde a data de conclusão do curso e até agora nada, e digo isto desta forma porque já mandei uns 70 currículos e apenas fui contactado por duas empresas da área e por outra de trabalho temporário. Não tenho respondido a anúncios apenas para engenheiros eletrotécnicos mas também para técnico das mais variadas coisas (instalador de paineis solares, manutenção...). Que me desculpe a ignorância a quem achar isto "normal" face à situação do país mas eu apenas gostava de compreender se estou a exagerar ou é de facto normal isto acontecer. Eu infelizmente não posso fazer estágio profissional porque estive envolvido noutro projeto (um projeto do ProDeR de jovem agricultor) e isso não ajuda muito, também já pensei tentar a inscrição na ordem para de certa forma encontrar um estágio e depois poder fazer alguns projetos eletrotécnicos e claro, estou quase a desistir e a procurar trabalho na primeira coisa que apareça e assim juntar dinheiro para fazer algumas formações extra... Neste momento começo a sentir-me um pouco frustrado e sem saber o que fazer!

Agradeço desde já a quem queira partilhar as suas opiniões!


J. Pedro Correia
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Empregabilidade em Portugal

Mensagem por ENERGY »

Boas
Pois é, a falta de obras deixa muitos bons profissionais nesta situação.
Mas nada de desisperar, melhores dias virão, agora não se sabe é quando.
Cpts.
Energy
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Empregabilidade em Portugal

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

JPedroCorreia, isso que se está a passar consigo é tudo normal. Tem razão numa coisa, não poder fazer estágio é capaz de ser um grande entrave à colocação no mercado de trabalho, principalmente nos dias que correm. Mas vá ao centro de emprego da sua área, e informe-se sobre alternativas ao estágio normal, como a medida estimulo ou outras que possam haver.
As empresas agora andam todas atrás de mão de obra barata, e essas medidas ajudam. Mas não é mau para quem ainda nunca esteve a trabalhar na área.
Mas "não se preocupe" pois tudo isso é normal. E quando começar a pensar que está a fugir aos parâmetros da normalidade, está enganado...continua a ser normal. Principalmente nos dias de hoje.
Palavras não servem de nada (sei bem o que isso é), mas força ai, aguente-se.
JPedroCorreia
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 19 ago 2014, 16:34
Localização: Armamar/Viseu/Lisboa

Re: Empregabilidade em Portugal

Mensagem por JPedroCorreia »

rainbow Escreveu:Boa noite.

JPedroCorreia, isso que se está a passar consigo é tudo normal. Tem razão numa coisa, não poder fazer estágio é capaz de ser um grande entrave à colocação no mercado de trabalho, principalmente nos dias que correm. Mas vá ao centro de emprego da sua área, e informe-se sobre alternativas ao estágio normal, como a medida estimulo ou outras que possam haver.
As empresas agora andam todas atrás de mão de obra barata, e essas medidas ajudam. Mas não é mau para quem ainda nunca esteve a trabalhar na área.
Mas "não se preocupe" pois tudo isso é normal. E quando começar a pensar que está a fugir aos parâmetros da normalidade, está enganado...continua a ser normal. Principalmente nos dias de hoje.
Palavras não servem de nada (sei bem o que isso é), mas força ai, aguente-se.
Caro rainbow obrigado pela dica e também pela força! :wink:
J. Pedro Correia
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Empregabilidade em Portugal

Mensagem por nelmindo »

Uma coisa é verdade, o mercado está saturado de quadros superiores. Quadros médios e inferiores ainda existe lugar, mas não espere milagres financeiros nestes escalões...
Melhores dias virão e não desista. Continue a lutar.
JPedroCorreia
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 19 ago 2014, 16:34
Localização: Armamar/Viseu/Lisboa

Re: Empregabilidade em Portugal

Mensagem por JPedroCorreia »

nelmindo Escreveu:Uma coisa é verdade, o mercado está saturado de quadros superiores. Quadros médios e inferiores ainda existe lugar, mas não espere milagres financeiros nestes escalões...
Melhores dias virão e não desista. Continue a lutar.
Eu não estou a espera de ordenados de encher os bolsos, muito pelo contrario, só queria uma oportunidade de modo a ganhar experiência profissional.. Mas isto está mau para todos infelizmente. obrigado pela força!
J. Pedro Correia
JPedroCorreia
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 19 ago 2014, 16:34
Localização: Armamar/Viseu/Lisboa

Re: Empregabilidade em Portugal

Mensagem por JPedroCorreia »

ENERGY Escreveu:Boas
Pois é, a falta de obras deixa muitos bons profissionais nesta situação.
Mas nada de desisperar, melhores dias virão, agora não se sabe é quando.
pois a situação actual não é das melhores mas a expressão "melhores dias virão" já é dita há algum tempo e não podemos esperar sentados por esses dias :|
J. Pedro Correia
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Empregabilidade em Portugal

Mensagem por ENERGY »

Boas
Pois é, a crise vai durar mais de uma dezena de anos, e vai continuar todos os dias a fechar-se a porta de empresas, e todos os dias vai haver mais desempregados.
De tal forma que existem alguns Engºs a ganhar pouco mais que o ordenado minimo.

JPedroCorreia Escreveu:
ENERGY Escreveu:Boas
Pois é, a falta de obras deixa muitos bons profissionais nesta situação.
Mas nada de desisperar, melhores dias virão, agora não se sabe é quando.
pois a situação actual não é das melhores mas a expressão "melhores dias virão" já é dita há algum tempo e não podemos esperar sentados por esses dias :|
Cpts.
Energy
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Empregabilidade em Portugal

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Pode sempre tentar o mercado de trabalho fora de Pt.
Tente saber se existem as já tão famosas feiras de trabalho, nas proximidades da sua localidade...
Muitas empresas estrangeiras vão a Pt contratar mão de obra qualificada, algumas nem pedem experiência profissional.
Cps
A. Castro
JPedroCorreia
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 19 ago 2014, 16:34
Localização: Armamar/Viseu/Lisboa

Re: Empregabilidade em Portugal

Mensagem por JPedroCorreia »

CF,Lda Escreveu:Vivam.
Pode sempre tentar o mercado de trabalho fora de Pt.
Tente saber se existem as já tão famosas feiras de trabalho, nas proximidades da sua localidade...
Muitas empresas estrangeiras vão a Pt contratar mão de obra qualificada, algumas nem pedem experiência profissional.
Cps
A. Castro

Obrigado pela dica! :wink:
J. Pedro Correia
davidf
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 07 out 2014, 16:19

Re: Empregabilidade em Portugal

Mensagem por davidf »

Tambem penso que a melhor opçao seria virar se para o estrangeiro onde ainda existem muitas oportunidades, mas nao espere que seja muito mais facil que em PT, há que lutar :D e boa sorte :)
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Empregabilidade em Portugal

Mensagem por ENERGY »

Boas
Pois é, mas virar-se para o estrangeiro ser tem experiência profissional, é muito dificil obter colocação, e um grande risco pessoal.
Alguns Engenheiros das várias especialidfades da construção civil, e com bastante experiência profissional, demoram anos a serem colocados no estrangeiro, e passam os dias a enviar currículos para tudo quanto é sitio.
Mas claro há que não desistir, e ter a esperança que o dia seguinte nos traga algo de melhor, e se consiga ver uma lusinha de esperança no fundo do tunél.
davidf Escreveu:Tambem penso que a melhor opçao seria virar se para o estrangeiro onde ainda existem muitas oportunidades, mas nao espere que seja muito mais facil que em PT, há que lutar :D e boa sorte :)
Cpts.
Energy
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1027
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Empregabilidade em Portugal

Mensagem por parreirajoao »

Num dos posts eu já tinha indicado, algumas das engenharias internacionais, para onde deveriam de enviar CVs.

Por exemplo ainda há bem pouco tempo as Técnicas Reunidas estavam a pedir 400 engenheiros.

Outras estão a pedir engenheiros para plataformas off-shore.

A experiencia ganha-se no terreno a levar "pancada" e a tentar aprender sempre o mais possível. Passa-te muita documentação pela frente que te pode ser útil para o futuro.

O inglês (pelo menos) tem de estar num nível alto, pois as reuniões, projeto, construção, procurement e comissionamento, é tudo nesse idioma.
kickbut
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 10 jan 2011, 19:40

Re: Empregabilidade em Portugal

Mensagem por kickbut »

Um dos grandes problemas hoje em dia, é que as empresas já querem pessoas que ja saibam trabalhar no que eles querem...e não querem meter pessoal novo para aprender, isso para eles é perder tempo ao "ensinar" novas pessoas..só mesmo quando quando se torna extremamente necessario é se não ouver mais ng é que metem uma pessoa nova..e mesmo assim quase que te largam para aprenderes sozinho e tens que saber para ontem!!!

É o nosso país no momento!!!!
JPedroCorreia
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 19 ago 2014, 16:34
Localização: Armamar/Viseu/Lisboa

Re: Empregabilidade em Portugal

Mensagem por JPedroCorreia »

kickbut Escreveu:Um dos grandes problemas hoje em dia, é que as empresas já querem pessoas que ja saibam trabalhar no que eles querem...e não querem meter pessoal novo para aprender, isso para eles é perder tempo ao "ensinar" novas pessoas..só mesmo quando quando se torna extremamente necessario é se não ouver mais ng é que metem uma pessoa nova..e mesmo assim quase que te largam para aprenderes sozinho e tens que saber para ontem!!!

É o nosso país no momento!!!!

Esse é o principal problema, para mim... É que ninguém consegue ganhar experiência sem trabalhar, se não existe ninguém a dar oportunidade a quem quer começar, a coisa fica extremamente complicada
J. Pedro Correia
Responder

Voltar para “Sugestões e Questões Relativas ao Fórum”