Posto de transformação

Avatar do Utilizador
jasilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 106
Registado: 19 set 2007, 14:05
Localização: Arouca/Aveiro

Re: Posto de transformação

Mensagem por jasilva »

Boa tarde.
Além das inspecções obrigatórias, medição dos terras e inspecções a demais equipamentos inerentes ao próprio PT, o TR é responsável por toda a instalação eléctrica associada, assim como por quaisquer alterações que sejam efectuadas na mesma. De salientar as instalações especiais (caso hajam) são incluídas também... exemplo: GG`s, pára-raios, etc...
Os mod 937 são de fácil aquisição online em "http://www.incm.pt/eforms/request?M=0937".
A documentação a ter em conta é a seguinte:
- RTIEBT;
- DL 517/80;
- Lei 14/2015;
Atenção ao seguro de resp. obrigatório decorrente da Lei 14/2015...


Cumprimentos,
José Silva
Avatar do Utilizador
amorinix
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 30 out 2013, 15:03
Localização: Porto
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Posto de transformação

Mensagem por amorinix »

Caro JaSilva
O teu post é do mais relevante visto neste topico.
jasilva Escreveu: 08 mai 2018, 14:24 Boa tarde.
Além das inspecções obrigatórias, medição dos terras e inspecções a demais equipamentos inerentes ao próprio PT, o TR é responsável por toda a instalação eléctrica associada, assim como por quaisquer alterações que sejam efectuadas na mesma. De salientar as instalações especiais (caso hajam) são incluídas também... exemplo: GG`s, pára-raios, etc...
Os mod 937 são de fácil aquisição online em "http://www.incm.pt/eforms/request?M=0937".
A documentação a ter em conta é a seguinte:
- RTIEBT;
- DL 517/80;
- Lei 14/2015;
Atenção ao seguro de resp. obrigatório decorrente da Lei 14/2015...
Acima de tudo, que um Técnico Responsável pela Exploração da Instalação Eléctrica seja isso mesmo: TECNICO RESPONSÁVEL !!!
Mais importante que os valores solicitados pela avença, será dispor de meios de diagnostico às instalações, calibrados, testar e registar todos os ensaios e não apenas os das "Terras" mas ter em atenção as termografias aconselháveis quando os equipamentos estão em carga, os ensiaios a TODOS os interruptores diferenciais e sobretudo detectar se todas as cargas (se aplicavel) estão protegidas contra curtos circuitos, sobrecargas e protegem adequadamente as pessoas.
Já vi tantas instalações de tal forma perigosas (ainda que com bom aspecto) que a primeira pergunta que faço é quem é o Técnico Responsável e se ele sabe que a instalação está assim. ..
É muito importante que sejamos capazes de honrar a formação académica que possuimos e aplica-la em toda a sua abrangência ao serviço dos nossos clientes e das pessoas que lidam com essas instalações.

Abraços e bons trabalhos
Nix
__________________________________________________________________________
Se todos poupassem energia, teriamos um Mundo melhor
Electroo
Curioso
Curioso
Mensagens: 81
Registado: 21 nov 2016, 11:56
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Posto de transformação

Mensagem por Electroo »

Boa tarde,

Sobre este tema, tenho algumas dúvidas:

1ª Seguro de responsabilidade do técnico responsável pela exploração. Ao que sei o seguro que a OE passa de 50.0000€ não é suficiente.
Se tiver ao serviço de uma empresa instaladora como tecnico responsavel de exploração, este seguro fica ao encargo da empresa ou é a titulo individual?


2ª Vi por aqui que é necessário duas vistorias anuais. Fiquei na dúvida se são visitas ou inspeções obrigatórias? gostaria de saber qual a regulamentação que define estas obrigatoriedades caso existam.
E as medidas de manutenção necessárias (mínimas e exigiveis) para testes e ensaios de um PT (regulamentação).


3ª Depois de uma vistoria/inspeção a um PT, e preenchimento do Modelo 937 da INCM, onde se entrega este modelo? DGEG? O que é necessário entregar além do modelo?

4ª Enquanto, Engº Eletrotécnico, inscrito na OE, até que potência posso ser tecnico responsável de exploração?

5º O que acontece se não estiverem a ser cumpridas as duas vistorias anuais?

Espero que me possam ajudar, pois estou a tentar perceber melhor sobre isto,e estou agora a começar a abordar este assunto
Obrigado,
Responder

Voltar para “Dúvidas”