Diminuir a velocidade da turbina de um recuperador a lenha

Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Diminuir a velocidade da turbina de um recuperador a lenha

Mensagem por nelmindo »

Geralmente são usados tubos, chamados de "coaxiais", que são tubos com isolamento, para não haver esse risco


bartotaveira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 27 out 2009, 18:58

Re: Diminuir a velocidade da turbina de um recuperador a lenha

Mensagem por bartotaveira »

PJFC Escreveu:Parece-me um sistema interessante. a- e o ar sai muito quente?

b- No local onde o ar sai (deve ter uma grelha) as paredes ou tecto (não sei onde está instalado) não ficam meias amareladas do calor?

c- quanto ao esquema, não é nada de especial - terás de comprar alguns componentes.
Mas antes disso, preciso de saber que tensão alimenta as ventoinhas, ou seja, se estas são alimentadas a 230v (a tensão que vai para as ventoinhas e não a que alimenta todo o circuito, pois podem ser diferentes). Vê se estas dizem lá alguma coisa. Senão terás de pegar num multímetro e medir a tensão. pois falas que aquilo tem um circuito electrónico- deve ser o controlo do termostato.

Boas.

O meu sistema não é bem isso que estás a pensar.

b- No meu caso o ar sai do próprio recuperador não de qualquer grelha. Deves estar a falar nas grelhas que ficam na parede por cima da lareira, que neste caso não têm ventilação forçada (pelo menos no meu caso). O recuperador tem uma abertura em todo o redor (excepto em baixo) com cerca de 2cm, tendo 2 ventoinhas em baixo que fazem circular o ar. E sim, o ar sai muito quente, já passei 1 inverno com o recuperador e ainda não notei nenhuma alteração na cor das paredes.

Mais tarde eu coloco umas fotos para perceberes melhor.

c- Se vires no início do post podes ver a fotos do circuito, pode ajudar a perceber como funciona. De qualquer maneira posso pedir um multímetro e medir, mas só amanha talvez. Que componentes irei necessitar?

Fiquem bem.
Avatar do Utilizador
PJFC
Curioso
Curioso
Mensagens: 49
Registado: 16 out 2009, 09:52
Localização: Viseu
Contacto:

Re: Diminuir a velocidade da turbina de um recuperador a lenha

Mensagem por PJFC »

Boas.

O meu sistema não é bem isso que estás a pensar.

b- No meu caso o ar sai do próprio recuperador não de qualquer grelha. Deves estar a falar nas grelhas que ficam na parede por cima da lareira, que neste caso não têm ventilação forçada (pelo menos no meu caso). O recuperador tem uma abertura em todo o redor (excepto em baixo) com cerca de 2cm, tendo 2 ventoinhas em baixo que fazem circular o ar. E sim, o ar sai muito quente, já passei 1 inverno com o recuperador e ainda não notei nenhuma alteração na cor das paredes.

Mais tarde eu coloco umas fotos para perceberes melhor.

c- Se vires no início do post podes ver a fotos do circuito, pode ajudar a perceber como funciona. De qualquer maneira posso pedir um multímetro e medir, mas só amanha talvez. Que componentes irei necessitar?

Fiquem bem.[/quote]


Olá,

Pelos fotos não dá para ver ... terás de ver na própria ventoinha por traz se não diz lá nada. senão só medindo a tensão nos 2fios que a alimentam.


Quanto ao circuito, envio em anexo... existem muitos... eu próprio já fiz vários, de maneiras diferentes, para vários usos.

qualquer dúvida é só dizer...

Atenção, vê 1º a tensão de alimentação das ventoinhas... depois eu digo onde aplicar o circuito


vais precisar também de 1ferro de soldar, e uma placa pré-furada para soldar os componentes...

Se não conseguires fazer, eu próprio faço-te isso ... só não sei como fazer-te chegar...
Anexos
FEIRA DE CIÊNCIAS ... O imp....pdf
(238.67 KiB) Transferido 158 vezes
tyalex
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 25 jan 2021, 15:08
Localização: castelo branco

Re: Diminuir a velocidade da turbina de um recuperador a lenha

Mensagem por tyalex »

boas tenho umas perguntas pra te fazer,
1º esse ruido foi sempre assim ou é só agora?
se é só agora podem estar sujas ou tem um problema no motor
2º qual a tensão em que trabalham os ventiladores? como te disseram anteriormente podes por um variador de velocidade mas se diminuis a velocidade diminuis o efeito de espalhar o ar quente.
3º o sistema é a pellets?
nandix74
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 04 jan 2022, 17:30
Localização: santa maria da feira

Re: Diminuir a velocidade da turbina de um recuperador a lenha

Mensagem por nandix74 »

boas,
conseguiu resolver o problema do ruido do ventilador do recuperador de calor? como fez?
Responder

Voltar para “Dúvidas”