Volume 2 - Piscina

Responder
Cyberthug
Curioso
Curioso
Mensagens: 57
Registado: 20 set 2014, 10:04
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Volume 2 - Piscina

Mensagem por Cyberthug »

Bom dia a todos.

Existindo um pavimento da piscina e outro ao lado, mas situado abaixo desta 3m, pode ser considerado volume 2 ?
Anexos
Volume 2 .jpg
Volume 2 .jpg (24.59 KiB) Visto 1568 vezes


Cyberthug
Curioso
Curioso
Mensagens: 57
Registado: 20 set 2014, 10:04
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Volume 2 - Piscina

Mensagem por Cyberthug »

Alguém sabe esclarecer ?
Obrigado.
monkey
Curioso
Curioso
Mensagens: 43
Registado: 31 mai 2008, 23:45
Agradecimento recebido: 2 vezes
Contacto:

Re: Volume 2 - Piscina

Mensagem por monkey »

Boa tarde,
Pelo que diz para as piscinas (secção 702.32) o volume 2 é definido como:
"Volume limitado pela superfície vertical exterior ao volume 1 e pela superfície paralela a uma
distância de 1,5 m desta, pelo pavimento ou pela superfície na qual possam permanecer
pessoas e pelo plano horizontal situado a 2,5 m acima do solo ou dessa superfície."

Em teoria lendo isto "à lupa", o volume 2 bastava ser de 2,5 m de altura em relação ao solo, ao invés de 5,5 m como tem. Ou seja seria um misto entre as figuras 702A e 702B. Coloco a 702B abaixo, que acaba por ser parecido à sua situação só que só tem a piscina elevada.

Não sei se ajuda. Eventualmente outro colega poderá ter outra opinião, mas este é o meu entendimento.
Anexos
Capturar.PNG
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 281
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Localização: Leiria
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 30 vezes

Re: Volume 2 - Piscina

Mensagem por dsrsantos »

A ideia dos volumes está relacionada com a ocupação destes espaços por pessoas que frequentam a piscina, logo estão molhadas e mais sujeitas a riscos eléctricos.
Como o monkey transcreve, nas RTIEBT fala em "pavimento ou pela superfície na qual possam permanecer pessoas". Pessoas utilizadoras da piscina, no meu entender.
Se houver, sei lá, um escorrega, ou for um espaço ajardinado a unir o nível da piscina com o nível inferior, talvez faça sentido considerar que é volume 2.
Se pelo contrário for um muro e não for susceptível que os utilizadores da piscina vão lá para baixo, não faz sentido.

É a minha opinião...
Cyberthug
Curioso
Curioso
Mensagens: 57
Registado: 20 set 2014, 10:04
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Volume 2 - Piscina

Mensagem por Cyberthug »

dsrsantos Escreveu: 13 abr 2021, 22:25 A ideia dos volumes está relacionada com a ocupação destes espaços por pessoas que frequentam a piscina, logo estão molhadas e mais sujeitas a riscos eléctricos.
Como o monkey transcreve, nas RTIEBT fala em "pavimento ou pela superfície na qual possam permanecer pessoas". Pessoas utilizadoras da piscina, no meu entender.
Se houver, sei lá, um escorrega, ou for um espaço ajardinado a unir o nível da piscina com o nível inferior, talvez faça sentido considerar que é volume 2.
Se pelo contrário for um muro e não for susceptível que os utilizadores da piscina vão lá para baixo, não faz sentido.

É a minha opinião...
Boa tarde, também iria por essa lógica, mas...
Cyberthug
Curioso
Curioso
Mensagens: 57
Registado: 20 set 2014, 10:04
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Volume 2 - Piscina

Mensagem por Cyberthug »

Sendo neste caso um muro poderá ser instalada iluminação a 230 V ?
Cyberthug
Curioso
Curioso
Mensagens: 57
Registado: 20 set 2014, 10:04
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Volume 2 - Piscina

Mensagem por Cyberthug »

Cyberthug Escreveu: 19 abr 2021, 18:29 Sendo neste caso um muro poderá ser instalada iluminação a 230 V ?
monkey
Curioso
Curioso
Mensagens: 43
Registado: 31 mai 2008, 23:45
Agradecimento recebido: 2 vezes
Contacto:

Re: Volume 2 - Piscina

Mensagem por monkey »

Nas RTIEBT seção 702.55 está indicado o seguinte:
"No volume 2 podem ser instalados os equipamentos seguintes:
a) equipamentos da classe II, no caso de aparelhos de iluminação;
b) equipamentos da classe I, se protegidos por meio de dispositivos diferenciais de
IΔn≤ 30 mA;"

A nota na mesma página ainda indica "De acordo com esta regra, os aparelhos de iluminação instalados no volume 2 têm de ser da classe II de
isolamento ou equivalente."

Ou seja, da minha interpretação se for no volume 2, entendo que pode. Poderá haver outro colega com outra opinião.
Cyberthug
Curioso
Curioso
Mensagens: 57
Registado: 20 set 2014, 10:04
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Volume 2 - Piscina

Mensagem por Cyberthug »

monkey Escreveu: 22 abr 2021, 19:51 Nas RTIEBT seção 702.55 está indicado o seguinte:
"No volume 2 podem ser instalados os equipamentos seguintes:
a) equipamentos da classe II, no caso de aparelhos de iluminação;
b) equipamentos da classe I, se protegidos por meio de dispositivos diferenciais de
IΔn≤ 30 mA;"

A nota na mesma página ainda indica "De acordo com esta regra, os aparelhos de iluminação instalados no volume 2 têm de ser da classe II de
isolamento ou equivalente."

Ou seja, da minha interpretação se for no volume 2, entendo que pode. Poderá haver outro colega com outra opinião.
O que me custa a compreender é como é que uma norma tão importante pode ter várias interpretações ??
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Volume 2 - Piscina

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Se não há acesso direto entre o espaço que consideras-te a 3m abaixo do nível do pavimento da piscina, não pode ser considerado volume 2 (pelo menos teoricamente). No teu caso consideraria que poderia haver escorrimento de alguma água pela parede e adequar os equipamentos para esse efeito.

Nestes casos penso que o regulador tem a preocupação das pessoas que estão molhadas e a interação com as respetivas instalações elétricas.


Cumps!
Responder

Voltar para “Dúvidas”