Fio terra queimado

Responder
TrymBeast
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 15 fev 2021, 22:57
Localização: Amadora

Fio terra queimado

Mensagem por TrymBeast »

Boa noite,

Tenho andado a mudar os focos de encastrar do meu apartamento, e hoje fui surpreendido com esta situação que podem ver na foto:
Imagem

Isto sendo um fio de ligação à terra é normal queimar e derreter o bloco onde estava ligado?
Para resolver isto posso simplesmente cortar o fio numa zona em que o cabo não esteja descolorado, verificar se o cobre tem um aspecto normal e ligá-lo a um novo bloco de terminal?

Não sei se repararam mas outra situação que também me surpreendeu foi aquele parafuso que está ali a espreitar, desconfio que foi ele o causador disto, podem vê-lo melhor nesta foto abaixo:
Imagem

Será o parafuso original da construção do prédio ou o vizinho de cima resolveu aparafusar um parafuso bem grande no chão? Até me dificultou a pôr a lâmpada para dentro.

Obrigado!


lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Fio terra queimado

Mensagem por lcmmonteiro »

Se for fio ligado a terra pode ter existido em tempos um curto circuito talvez quando na montagem dos apliques. Ele está ligado sozinho portanto não me parece que esteja em contacto com algo.

Convém confirmar a existência ou inexistência de tensão e se é condutor terra a partida não haverá problemas.


Relativamente ao outro ponto que coloca parece ser um varão de suporte à estrutura metálica do teto falso.

Esse teto foi construído com calha do tipo C que liga a uns pivots que são fixos ao teto através de varão enroscado.

Parece me também que foi cortado pela razão de o furo ter calhado no mesmo sítio. Deveriam ter desviado o furo do aplique mas parece que foi essa a opção que escolheram.

Cumprimentos
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 987
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 376 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Fio terra queimado

Mensagem por pedro caetano »

boas. isso tinha lampadas de 12v halogenio? se tinha o fio com a barra de junção ficou em cima da lampada e com o calor queimou. cump
TrymBeast
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 15 fev 2021, 22:57
Localização: Amadora

Re: Fio terra queimado

Mensagem por TrymBeast »

lcmmonteiro Escreveu: 07 mar 2021, 20:42 Se for fio ligado a terra pode ter existido em tempos um curto circuito talvez quando na montagem dos apliques. Ele está ligado sozinho portanto não me parece que esteja em contacto com algo.

Convém confirmar a existência ou inexistência de tensão e se é condutor terra a partida não haverá problemas.


Relativamente ao outro ponto que coloca parece ser um varão de suporte à estrutura metálica do teto falso.

Esse teto foi construído com calha do tipo C que liga a uns pivots que são fixos ao teto através de varão enroscado.

Parece me também que foi cortado pela razão de o furo ter calhado no mesmo sítio. Deveriam ter desviado o furo do aplique mas parece que foi essa a opção que escolheram.

Cumprimentos
Bem, eu assumi ser ligação à terra por causa da cor do fio (verde e amarelo) mas posso testar para presença de tensão sim.
Obrigado pela informação relativamente ao "parafuso" :lol: Quem sabe sabe ;)
pedro caetano Escreveu: 07 mar 2021, 20:57 boas. isso tinha lampadas de 12v halogenio? se tinha o fio com a barra de junção ficou em cima da lampada e com o calor queimou. cump
Sim, tinha lâmpadas de 12v halogénio e és bem capaz de ter razão, a lâmpada tinha uma zona escurecida na parte de trás.

Obrigado!
R.inglês
Curioso
Curioso
Mensagens: 21
Registado: 14 dez 2020, 20:47
Localização: Maceira TVD
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Fio terra queimado

Mensagem por R.inglês »

Boas,
O fio quase de certeza que ficou encostado à lâmpada, pode cortar a ponta e pôr nova junção. O varão roscado pode verga-lo para um dos lados para ser mais fácil colocar a lâmpada.
Responder

Voltar para “Dúvidas”