duvidas Carteira Profissional\registo na DGEG

Responder
TiagoggMonteiro
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 07 dez 2019, 13:34
Localização: Portugal
Enviou: 3 vezes

duvidas Carteira Profissional\registo na DGEG

Mensagem por TiagoggMonteiro »

Boas pessoal, tenho andado por aqui a já algum tempo, tenho tirado algumas duvidas no entanto, acabei recentemente o meu curso de Técnico de instalações eléctricas - nível 4, e ainda ando a pesquisar tentar esclarecer de como tratar da carteira profissional e registar-me na direcção geral de energia.

Pelo que percebi do que por ai vi, basta apenas dirigir-me ao sindicato e pedir a carteira profissional e registar-me como técnico responsável na DGEG é só imprimir a minuta que está no site e ir lá pessoalmente entregar e pagar a inscrição.

ir ao sindicado pedir a carteira profissional não deve haver grande problema, mas ir à DGEG numa altura como estas, não se consegue que ninguém atenda telefones e emails estão a demorar imenso a responder, o que o pessoa sendo de longe deslocar-se sem certezas que consegue ser atendido é um problema, já vi por ai algures a falar em marcações, mas como é que se consegue marcar atendimento, se ninguém atende telefones e leva imenso tempo a responder a emails.

agradeço desde já a quem me puder esclarecer...


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: duvidas Carteira Profissional\registo na DGEG

Mensagem por joao-pt »

A inscrição num sindicato não é obrigatória, um sindicato não é como uma ordem (dos engenheiros, dos médicos, etc.).

A melhor recomendação nesta altura é tentares marcar na DGEG por telefone e enviares email. Podes não conseguir que te atendam à primeira mas vai tentando, em diferentes alturas do dia. Se preferires, envia uma carta com aviso de receção.
TiagoggMonteiro
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 07 dez 2019, 13:34
Localização: Portugal
Enviou: 3 vezes

Re: duvidas Carteira Profissional\registo na DGEG

Mensagem por TiagoggMonteiro »

boas, pessoal a saga continua, não consigo obter respostas por parte da DGEG, não respondem a email's e telefone, já perdi a conta de vezes que liguei para lá chama e chama e ninguém atende... começa a ser frustrante, estou a ver que me tenho de deslocar a Lisboa de propósito à senhora da asneira se estiverem a fazer marcações, isto é vergonhoso, pelo menos queixas e reclamações não faltam todos os dias desta entidade.


Outra situação, que veio agravar as coisas foi isto do Covid-19, arranjar emprego na área, está a ser uma aventura, como estou a iniciar actividade ainda não tenho historial para experiência para alem de dois breves estágios que fiz no final de curso cujo faz um total de 210h obrigatórias para completar o curso, como é natural com esta situação as empresas na altura estavam numa de contratar, agora chapéu.

qualquer anuncio de emprego mesmo a concorrer como ajudante de electricista para começar, querem logo n tempo de experiência, coisa que não tenho, mando currículo nem respondem, honestamente isto já começa a desmotivar.

maldito covid-19 logo tinha de aparecer e dar cabo disto tudo...

desculpem o desabafo, mas isto não anda fácil, agradeço a quem me poder dar umas luzes...
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: duvidas Carteira Profissional\registo na DGEG

Mensagem por joao-pt »

Contacta o IEFP da tua área, poderão ter empresas interessadas em contratar, mesmo que em regime de estágio profissional. Procura por empresas na zona, mesmo que não sejam exclusivamente da área de eletricidade e tenta perceber se existe trabalho onde te enquadres.

Relativamente à DGEG, é um problema com anos, o excesso de trabalho e a falta de pessoas parece-me ser a causa. Podes tentar passar lá e marcares, não sei se terás sucesso mas poderá ser a única forma de resolveres isso mais rápido.
TiagoggMonteiro
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 07 dez 2019, 13:34
Localização: Portugal
Enviou: 3 vezes

Re: duvidas Carteira Profissional\registo na DGEG

Mensagem por TiagoggMonteiro »

joao-pt Escreveu: 05 jul 2020, 11:57 Contacta o IEFP da tua área, poderão ter empresas interessadas em contratar, mesmo que em regime de estágio profissional. Procura por empresas na zona, mesmo que não sejam exclusivamente da área de eletricidade e tenta perceber se existe trabalho onde te enquadres.

Relativamente à DGEG, é um problema com anos, o excesso de trabalho e a falta de pessoas parece-me ser a causa. Podes tentar passar lá e marcares, não sei se terás sucesso mas poderá ser a única forma de resolveres isso mais rápido.
Obrigado pela resposta, sim a DGEG já vi que vai ter de ser vou ter mesmo de lá me deslocar lá e ver no que dá.
Quanto a procurar no IEFP como foi lá que tirei o curso, neste momento as coisas não estão nada animadoras, pois as opções que existiam eram muitas até se dar isto do Covid, neste momento as empresas que aparecem querem obrigatoriamente pessoas já com muitos anos de experiencia e as outras simplesmente neste momento suspenderam estágios e novas contratações, já tem funcionários em layoff e não sabem quando as coisas irão melhorar.

Outras opções onde me possa enquadrar simplesmente falta-me sempre alguma competência exigida, e sendo um factor determinante para a contratação que vem bem destacado no anuncio de emprego, logo fico logo excluído.

estou registado em tudo o que é sites de emprego, tenho mandado currículos para todo lado mesmo para mais longe da área de residência já mesmo naquela tenho de arranjar trabalho dê por onde der, mas com esta situações toda as empresas andam todas de pernas ao ar. Até mesmo tenho muitos contactos e toda gente me diz o mesmo a coisa está muito má neste momento, resta-me ir tentando a ver se me safo, em ultimo caso, tenho de me sujeitar a outro emprego que não tenha haver com electricidade e ir tentando no entretanto.
Responder

Voltar para “Dúvidas”