Instalação Elétrica Exterior

Responder
DavidM
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 25 mai 2020, 10:35
Localização: Amarante

Instalação Elétrica Exterior

Mensagem por DavidM »

Olá colegas, sou novato por estas bandas! :D

Se já houver tópico disto, peço desculpa mas não encontrei :oops:

Tenho várias dúvidas :oops: espero que me possam ajudar ;)

O meu irmão vai fazer uma "churrasqueira" na zona traseira da habitação, eu ofereci-me para fazer a parte elétrica, visto que é a área que já estudo há 2 anos e que quero aprofundar cada vez mais e praticar.

Pelo que li em termo de regras, é necessário um quadro parcial estanque sendo uma área aberta e propício a humidades, correto?

Toda a parte de aparelhagem, tomadas e etc necessitam de ser estanques também?

Mas por exemplo a minha maior dúvida é:

É necessário ser a canalização a vista, com tubo "VD" ou pode estar todo embutido? mas se for tudo embutido como se coloca tomadas estanques? O próprio quadro estanque é desaconselhado embutir?
Quando pesquiso tomadas estanques por exemplo aparece aquelas mais conhecidas cinzentas quadradas mas isso fica péssimo esteticamente numa churrasqueira acabada de construir! E parece mais material para estar a vista do que embutido :oops:

Estou um pouco a deriva em termos de material que posso utilizar.

Preciso de conselhos , por favor! :?

David Moreira


ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Instalação Elétrica Exterior

Mensagem por ENERGY »

DavidM Escreveu: 25 mai 2020, 18:58 Olá colegas, sou novato por estas bandas! :D

Se já houver tópico disto, peço desculpa mas não encontrei :oops:

Tenho várias dúvidas :oops: espero que me possam ajudar ;)

O meu irmão vai fazer uma "churrasqueira" na zona traseira da habitação, eu ofereci-me para fazer a parte elétrica, visto que é a área que já estudo há 2 anos e que quero aprofundar cada vez mais e praticar.

Pelo que li em termo de regras, é necessário um quadro parcial estanque sendo uma área aberta e propício a humidades, correto?

Toda a parte de aparelhagem, tomadas e etc necessitam de ser estanques também?

Mas por exemplo a minha maior dúvida é:

É necessário ser a canalização a vista, com tubo "VD" ou pode estar todo embutido? mas se for tudo embutido como se coloca tomadas estanques? O próprio quadro estanque é desaconselhado embutir?
Quando pesquiso tomadas estanques por exemplo aparece aquelas mais conhecidas cinzentas quadradas mas isso fica péssimo esteticamente numa churrasqueira acabada de construir! E parece mais material para estar a vista do que embutido :oops:

Estou um pouco a deriva em termos de material que posso utilizar.

Preciso de conselhos , por favor! :?

David Moreira
Boas
Se a instalação elétrica fica exposta à intempérie, terá de ser do tipo estanque.
Pode ser em tubagem e cablagem à vista ou em tubagem e cablagem embebida na alvenaria, ou só tubagem em braçadeiras.
No caso de ser instalação interior a aparelhagem pode ser semiembebida, ou por exemplo do tipo Plexo da Legrand, ou equivalente da Hager, etc.
Cpts.
Energy
DavidM
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 25 mai 2020, 10:35
Localização: Amarante

Re: Instalação Elétrica Exterior

Mensagem por DavidM »

Obrigado pela dica!

Sendo assim, o quadro parcial fica "Semiembutido" também?
Existe algum problema?
Cump.
David Moreira
Responder

Voltar para “Dúvidas”