Potência admissível na instalação vs ramal

Responder
jjaa
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 19 fev 2013, 13:37
Localização: São João da Madeira
Enviou: 6 vezes

Potência admissível na instalação vs ramal

Mensagem por jjaa »

Boas,

Já pesquisei o forum e não encontrei outra questão semelhante.

Estou a fazer casa num loteamento, adquirida a empreiteiro, já com todas as especialidades contratadas e assinadas/projectadas/etc.

Como tenho possibilidade de fazer um QE "melhorzinho" e estou a considerar não só fornecimento PV como carregamento de VE, o cabo de entrada e o QE suportam os 41,41 kVA máximos.

Como o ramal só suporta 17,25 kVA estou a ter a discussão com o empreiteiro sobre o valor da potência a colocar na Ficha Electrotécnica.

Qual deve ficar? A que a casa realmente suporta ou a do ramal?
Se ficarem os 17,25 kVA, e mais tarde quiser fazer um aumento de potência (esquecendo a questão do ramal, claro), como comprovo que a casa está preparada sem ter que efectuar nova inspecção?

Obrigado.


Cumpts,
Júlio Alves
____________
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1166
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Re: Potência admissível na instalação vs ramal

Mensagem por amoreira »

jjaa Escreveu: 24 jan 2020, 11:39 Boas,

Já pesquisei o forum e não encontrei outra questão semelhante.

Estou a fazer casa num loteamento, adquirida a empreiteiro, já com todas as especialidades contratadas e assinadas/projectadas/etc.

Como tenho possibilidade de fazer um QE "melhorzinho" e estou a considerar não só fornecimento PV como carregamento de VE, o cabo de entrada e o QE suportam os 41,41 kVA máximos.

Desconhecendo o projeto presumo que tem entre a portinhola e o QE um cabo trifásico de 16mm2 no minimo para suportar os 41,40 Kva certo ?

Como o ramal só suporta 17,25 kVA estou a ter a discussão com o empreiteiro sobre o valor da potência a colocar na Ficha Electrotécnica.

Qual deve ficar? A que a casa realmente suporta ou a do ramal?
Se ficarem os 17,25 kVA, e mais tarde quiser fazer um aumento de potência (esquecendo a questão do ramal, claro), como comprovo que a casa está preparada sem ter que efectuar nova inspecção?

O que normalmente fica na FE é a PMA (potencia máxima admissível)essa é a potencia máxima que pode requisitar ao distribuidor sem custos, caso pretenta no futuro contratar mais potencia terá de solicitar um aumento de potencia e suportar os custo daí inerentes.

Obrigado.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Potência admissível na instalação vs ramal

Mensagem por lcmmonteiro »

Independentemente do ramal suportar ou nao pode realizar a sua obra de acordo com a ficha electrotécnica que pretender...

Se pretender os 41 KVA pode elaborar a ficha electrotécnica com este valor e realizar a instalação de acordo com as normas e respectiva inspecção.

A questão que deve procurar resposta é e qual a viabilidade para essa potência qual deve procurar junto da EDP.

Consulte o projectista e em conjunto conseguem obter todas as respostas necessárias bem como os custos associafos.
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Potência admissível na instalação vs ramal

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Se está num loteamento, a potência de referência é a que entra no projeto das infraestruturas do mesmo.
Caso queira mais potência pagará os custos associados a essa diferença (onde podem incluir reforços à rede)!

Em fase de obra e projeto da casa, colocaria cabos e tubagem preparada para os 41,4kVA. Mais tarde, poderá haver um processo de aumento de potência, mas já não precisa de fazer obras.

Cumps!
rnbc
Curioso
Curioso
Mensagens: 58
Registado: 26 dez 2017, 04:49
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Potência admissível na instalação vs ramal

Mensagem por rnbc »

lcmmonteiro Escreveu: 24 jan 2020, 12:33Se pretender os 41 KVA pode elaborar a ficha electrotécnica com este valor e realizar a instalação de acordo com as normas e respectiva inspecção.
Estou mais ou menos na mesma situação: a minha instalação e o ramal suportam mais potência do que a que foi pedida à EDPD.

A resposta que aqui me deram no fórum foi no sentido inverso: a ficha tem de ter a potência pedida. Depois posteriormente pode-se elaborar outra ficha e outro projeto, sendo que até pode nem se mexer na instalação porque esta fisicamente já suporta uma potência maior.

O tópico era este.

Se posso colocar mais potência na ficha e no projeto desde já, até era simpático e dava-me jeito! Baixava os custos administrativos. É mesmo assim?
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1166
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Re: Potência admissível na instalação vs ramal

Mensagem por amoreira »

rnbc Escreveu: 24 jan 2020, 16:31
lcmmonteiro Escreveu: 24 jan 2020, 12:33Se pretender os 41 KVA pode elaborar a ficha electrotécnica com este valor e realizar a instalação de acordo com as normas e respectiva inspecção.
Estou mais ou menos na mesma situação: a minha instalação e o ramal suportam mais potência do que a que foi pedida à EDPD.

A resposta que aqui me deram no fórum foi no sentido inverso: a ficha tem de ter a potência pedida. Depois posteriormente pode-se elaborar outra ficha e outro projeto, sendo que até pode nem se mexer na instalação porque esta fisicamente já suporta uma potência maior.

O tópico era este.

Se posso colocar mais potência na ficha e no projeto desde já, até era simpático e dava-me jeito! Baixava os custos administrativos. É mesmo assim?
Este tema a meu ver de complicado não tem nada, é uma questão de custos e de quem paga estes custos.
Por exemplo se uma habitação ficar logo de raiz preparada para 41,4 kVA os custos vão ser suportados pelo promotor do imovel/loteamento, quanto mais potencia ele atribuir a cada habitação maior vão ser os custos, por isso normalmente as habitações ficam preparadas para "situações tipicas" por exemplo 20,7 kva, mais tarde quem vier a comprar o imovel se necessitar de mais potencia tem de solicitar ao distribuidor e suportar estes custos.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Potência admissível na instalação vs ramal

Mensagem por ENERGY »

jjaa Escreveu: 24 jan 2020, 11:39 Boas,

Já pesquisei o forum e não encontrei outra questão semelhante.

Estou a fazer casa num loteamento, adquirida a empreiteiro, já com todas as especialidades contratadas e assinadas/projectadas/etc.

Como tenho possibilidade de fazer um QE "melhorzinho" e estou a considerar não só fornecimento PV como carregamento de VE, o cabo de entrada e o QE suportam os 41,41 kVA máximos.

Como o ramal só suporta 17,25 kVA estou a ter a discussão com o empreiteiro sobre o valor da potência a colocar na Ficha Electrotécnica.

Qual deve ficar? A que a casa realmente suporta ou a do ramal?
Se ficarem os 17,25 kVA, e mais tarde quiser fazer um aumento de potência (esquecendo a questão do ramal, claro), como comprovo que a casa está preparada sem ter que efectuar nova inspecção?

Obrigado.
Boas
Em primeiro lugar deve consultar a FE visada pela EDP e verificar qual a potencia que neste momento está atribuída ao seu ramal.
Se quiser aumentar a potencia atribuída vai ter de fazer Projeto Elétrico ou alterar o existente e respetiva F.E
Alterar de 17.25Kvas para 41,4 Kvas pode vir a custar-lhe uns largos milhares de €€€ dependendo da rede de distribuição existente.
Atenção que só vai conseguir pedir a certificação de acordo com a potencia que lhe está atribuída na F.E visada.
Cpts.
Energy
Pascoal2022
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 11 set 2022, 01:04
Localização: Igarassu

Re: Potência admissível na instalação vs ramal

Mensagem por Pascoal2022 »

Os calculos quanto a potência maxima admissivel de uma instalação esta diretamente ligada a questões estruturais, número de comodos do imovel e depois aos equipamentos que possivelmente são previstos e se os memos seguem a premisa do nivel de tensão e número de fases dos referidos equipamentos. Por exemplo para instalção de ramal 400v 50 Hz, trifásico é necessario que se tenha um equipamento trifásico para que se ligue um ramal de 10.35 Kva, uma vez que esta o primero nivel de potência padronisada que aceita uma instalão tirfasica. Bem partindo deste principio acredito que tendo uma potencia preparada fisicamente em uma residencia a julgar pela capacidade de alimentar uma carga 17,35 Kva dificilmente ira alcançar esta potência e pedir um almento de carga, em si tratando de um residência . E quando falamos de certificar uma instalação refere-se a intervenção profissional de um tecnico gredenciado pois faz-se necessário cálculos espesificos para determinar se os elementos e equipamentos da instalção ira suporta ou não tal potência, sendo assim as construtoras realizam o projetos baseados nas possibilidades usuais relacionado as cargas e visando custo benfício. E fazendo o uso correto das normas e diretrizes da RTIEBT verá que é dificil alcançar maxima potencia normal em uma residência.
Responder

Voltar para “Dúvidas”