Consumo Motor moinho

Responder
MPChambel
Curioso
Curioso
Mensagens: 81
Registado: 09 dez 2008, 07:42

Consumo Motor moinho

Mensagem por MPChambel »

Tenho um moinho de moer milho com motor trifásico,o consumo em vazio é de 6,0A quando começo a moer o milho o valor aumenta.Há uns dias abri demais o sem-fim e o consumo disparou para mais de 20A,o relé térmico foi abaixo como é obvio.A minha questão é saber como calcular o valor até ao qual posso ir ou não devo ir além das características do motor ? A ideia é colocar um amperimetro para controlo.
Obrigado


RicardoENTA
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 204
Registado: 09 out 2016, 14:14
Localização: Açores, São Miguel
Agradecimento recebido: 16 vezes

Re: Consumo Motor moinho

Mensagem por RicardoENTA »

Tira foto à chapa de características do motor.
O motor está acoplado a um redutor?
Ninguém é tão pequeno que não possa ensinar, nem tão grande que não possa aprender"
MPChambel
Curioso
Curioso
Mensagens: 81
Registado: 09 dez 2008, 07:42

Re: Consumo Motor moinho

Mensagem por MPChambel »

O motor não está acoplado a nada,no veio tem aparafusado a roda do moinho com as facas e mais nada.O milho cai-lhe em cima e mói,um sistema típico de moer milho.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 987
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 376 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Consumo Motor moinho

Mensagem por pedro caetano »

boas. o valor em amperes não deve ir alem do que marca na chapa dele , esses 20 amperes não são normais ha ai qualquer coisa que não esta bem. quanto marca na chapa? por vezes pode ser rolamentos etc cump
MPChambel
Curioso
Curioso
Mensagens: 81
Registado: 09 dez 2008, 07:42

Re: Consumo Motor moinho

Mensagem por MPChambel »

Na chapa estão 12A,em vazio consome 6A,é normal o consumo aumentar,se entrar milho a mais ele pode até bloquear por isso o sistema está feito para o motor arrancar sempre primeiro que o sem-fim.A questão era saber até onde podia ir.bComo é manuseado por várias pessoas,penso que a melhor solução será colocar um amperímetro na caixa e informar quem lá for de qual o valor máximo que pode atingir e assim eles podem controlar a abertura do sem-fim.
Responder

Voltar para “Dúvidas”