Focos e comutador de escada

Responder
Jplopes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 18 out 2019, 13:21
Localização: Coimbra

Focos e comutador de escada

Mensagem por Jplopes »

Boa tarde

Tenho uma cozinha actualmente em renovação e pretendia colocar uns focos específicos com sistema que permite 3 opções de luz diferentes consoante o número de cliques no interruptor (https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Ilu ... F_17976560. No entanto, como temos 2 portas e nem sempre entramos ou saímos pela mesma, pretendia usar um comutador de escada. Foi-me dito que não seria possível com aqueles focos e que a alternativa era um interruptor único. Isso é mesmo assim ou há alguma possibilidade de ser usado o sistema de comutador com os focos em questão?

Obrigado


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Focos e comutador de escada

Mensagem por joao-pt »

Sim, o sistema funciona normalmente com comutação escada.
Jplopes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 18 out 2019, 13:21
Localização: Coimbra

Re: Focos e comutador de escada

Mensagem por Jplopes »

Obrigado pela ajuda. É que a pessoa que trata da parte elétrica da obra disse à minha mulher que não dava para usar aqueles focos e o comutador de escada. Eu, apesar de leigo na matéria fiquei com as minhas dúvidas e por isso vim aqui pedir uma 2a opinião.
Já agora corrijam-me se não for assim: em vez de um clique ligar e o seguinte desligar como numa lâmpada normal com comutador (o que acontecia antigamente), agora um clique liga o modo 1 do foco e se quiser desligar, seja naquele ou no outro interruptor, tenha que passar pelos modos 2 e 3 primeiro, certo?
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: Focos e comutador de escada

Mensagem por Varejo »

Boas, com um click liga o modo 1, se "desligar" naturalmente vai apagar, não passa para mais nenhum modo.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Jplopes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 18 out 2019, 13:21
Localização: Coimbra

Re: Focos e comutador de escada

Mensagem por Jplopes »

A questão é que num sistema de um só interruptor, sem comutador, estes focos alternam entre os 3 modos através do número de cliques do mesmo (1 clique - modo 1, 2 cliques - modo 2, 3 cliques - modo 3 e 4 cliques - desligar). Não há possibilidade de desligar directamente antes de passar pelos 3 modos.
O que está a dizer é que se eu meter o foco em modo 1 num interruptor do comutador e for ao outro clicar ele vai desligar directo?
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Focos e comutador de escada

Mensagem por joao-pt »

Ou não entendi a descrição do problema ou o funcionamento não é como descrevem. Segundo percebi funciona com interruptor e se assim é, funciona com comutação escada. A sequência de funcionamento deve ser: desligado->modo1->desligado->modo2->desligado->modo3->desligado. Se a sequência for a que dizem: desligado->modo1->modo2->modo3->desligado, então não funciona com interruptor como descrito no problema.
Jplopes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 18 out 2019, 13:21
Localização: Coimbra

Re: Focos e comutador de escada

Mensagem por Jplopes »

No Leroy Merlin têm um foco destes em exposição. Ligado a um único interruptor. Cada movimento do interruptor alterna o funcionamento do foco, ou seja e sequencialmente: interruptor para baixo, desligado/ interruptor para cima, ligado modo 1/ para baixo, ligado modo 2/ para cima, ligado modo 3/ para baixo, desligado. Mas isto é em sistema de interruptor único. A questão é: é possível este foco funcionar num sistema de comutador de escada com 2 interruptores? Espero ter conseguido esclarecer melhor o tipo de funcionamento do foco.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Focos e comutador de escada

Mensagem por joao-pt »

Arranja o manual de instruções/instalação do equipamento que será mais fácil responder.
Jplopes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 18 out 2019, 13:21
Localização: Coimbra

Re: Focos e comutador de escada

Mensagem por Jplopes »

Só se estiver disponível na net, porque se eu não puder instalar estes focos não faz grande sentido estar a comprá-los... Se conseguir encontrar coloco aqui.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Focos e comutador de escada

Mensagem por joao-pt »

Na loja se calhar arranjam um manual ou deixam pelo menos tirar umas fotografias com o telemóvel. Na internet apenas encontras a etiqueta do produto que me faz concluir que funciona com comutação escada. Eu não conheço esse produto em específico e no manual pode estar escrito algo diferente da etiqueta. Em princípio seria: entradas (fase e neutro), saídas modo V1 (+ e -), modo V2 (+ e -) e modo total (V1 + V2).

Etiqueta do produto:
1.jpg
1.jpg (18.24 KiB) Visto 1275 vezes
Jplopes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 18 out 2019, 13:21
Localização: Coimbra

Re: Focos e comutador de escada

Mensagem por Jplopes »

Eu amanhã já passo lá. Assim que tenha fotos ponho aqui.
Jplopes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 18 out 2019, 13:21
Localização: Coimbra

Re: Focos e comutador de escada

Mensagem por Jplopes »

Boa noite
Antes de mais, tenho que pedir desculpa porque cometi um lapso. Hoje tive oportunidade de me deslocar ao Leroy Merlin e ver de novo o interruptor em funcionamento. E efectivamente ele funciona na sequência desligado->modo1->desligado->modo2->desligado->modo3->desligado. Entretanto também perguntei a um funcionário da área da electricidade se aquele foco daria para usar com um comutador de escada e ele confirmou que sim, tal como já haviam dito aqui. De qualquer modo, como posso devolver caso haja algum problema, trouxe já os focos e assim posso ver o manual à vontade e tirar fotos. Tendo em conta o que havia sido dito e a (pouca) informação extra que se possa tirar das fotos, sempre se confirma que posso chatear a cabeça ao tipo que vai tratar da electricidade para meter estes focos? :D
Anexos
IMG_20191024_211924.jpg
IMG_20191024_211741.jpg
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Focos e comutador de escada

Mensagem por joao-pt »

Sim, tal como já tinha referido, são compatíveis com comutação escada. Fala com o eletricista, explica que pretendes uma comutação escada nessa divisão.
Jplopes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 18 out 2019, 13:21
Localização: Coimbra

Re: Focos e comutador de escada

Mensagem por Jplopes »

Ele sabe que é com comutação de escada. Aliás, era o que já lá estava. Cá para mim não percebeu exactamente o tipo de foco que era e por isso disse logo que não dava... Pode ser que agora com o foco em mãos já se faça alguma luz!
Muito obrigado pela ajuda!
Responder

Voltar para “Dúvidas”