Potência do projeto vs potência do ramal

Responder
rnbc
Curioso
Curioso
Mensagens: 58
Registado: 26 dez 2017, 04:49
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Potência do projeto vs potência do ramal

Mensagem por rnbc »

Boa noite,

Estou a remodelar uma moradia e pedi recentemente um aumento de potência do ramal de 6.9kVA para 20.7kVA, o que implicou instalar um novo "submarino" e fazer uma derivação do cabo que passa na rua.

Acontece que a EDP mandou instalar um cabo 4x16mm2 LSVAV. Ora este cabo é de alumínio e é equivalente a um 10mm2 de cobre, penso eu. Sinceramente pensei que a EDP fosse instalar um cabo melhorzito, visto ser quase o mesmo preço em termos de custo da obra...

Entretanto surgiu-me a ideia de especificar no projeto eletrotécnico que a minha instalação suporta 27.6kVA, visto que a burocracia para a aprovar é a mesma. Não tenciono contratar essa potência, mas os cabos entre quadros suportam isso lindamente (16mm2 em cobre)... e a instalação até foi de facto pensada para isso...

A minha dúvida é se futuramente pedir para aumentar a potência para 27.6kVA vou ter de pagar um ramal novo ou apenas os custos administrativos da EDP distribuição se deslocar ao local e ver que o ramal suporta?

Bastará apenas que o projeto da minha instalação diga que ela suporta 27.6kVA? O cabo 4x16mm2 LSVAV supostamente suporta até 55kVA em instalações enterradas, segundo os manuais da EDP, mas pelas tabelas do IEC mais do que 45Amp por fase (31.05kVA) já seria desaconselhável. No entanto 27.6kVA são "apenas" 40Amp por fase.

Visto que pedi agora um ramal de 20.7kVA posso apresentar um projeto de instalação que suporta 27.6kVA? À partida parece-me que sim, mas será que a EDP se importa?


rnbc
Curioso
Curioso
Mensagens: 58
Registado: 26 dez 2017, 04:49
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Potência do projeto vs potência do ramal

Mensagem por rnbc »

Esqueci-me de dizer que a portinhola que tenho é uma P100 e a caixa de contador é para trifásico (obviamente). A P100 suporta 27.6kVA, presumo?
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 281
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Localização: Leiria
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 30 vezes

Re: Potência do projeto vs potência do ramal

Mensagem por dsrsantos »

A potência no projecto (que vai ser certificada) tem de ser a mesma que foi pedia à EDP no PLR. Se não, não consegue o certificado.
rnbc
Curioso
Curioso
Mensagens: 58
Registado: 26 dez 2017, 04:49
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Potência do projeto vs potência do ramal

Mensagem por rnbc »

dsrsantos Escreveu: 20 set 2019, 22:57 A potência no projecto (que vai ser certificada) tem de ser a mesma que foi pedia à EDP no PLR. Se não, não consegue o certificado.
Pois, faz sentido.

Claro que depois posso pedir um aumento e apresentar um novo projeto, que na realidade será uma cópia do anterior com alguns valores alterados?... Vai é implicar nova inspeção, provavelmente, e afins... :(

Na altura pedi 20.7 porque me disseram que acima disso a EDP provavelmente ia pedir muito mais dinheiro com a justificação de ter de melhorar o PT, etc... ao passo que até 20.7 são obrigados a arranjar capacidade eles. Mas entretanto outro técnico disse-me que naquela zona o cabo usado para distribuição está folgado. Enfim...
Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 250
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Localização: Telheiras - Lisboa
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Potência do projeto vs potência do ramal

Mensagem por Mario Lopes »

Se solicitar um aumento de potência no futuro terá que ser com um novo projecto, depois de aprovada a viabilidade, um PLR que irá ter custos. O cabo até pode ficar o mesmo mas a EDP irá cobra o custo de disponibilidade de potência.
Responder

Voltar para “Dúvidas”