Nova linha Estação Saboia- Corte Sevilha (Baixo Alentejo)

Responder
ManuFranciscoPT
Curioso
Curioso
Mensagens: 67
Registado: 23 mar 2016, 19:03
Localização: Alentejo
Enviou: 13 vezes

Nova linha Estação Saboia- Corte Sevilha (Baixo Alentejo)

Mensagem por ManuFranciscoPT »

Boa noite.
Estão a construir uma nova linha de média tensão entre a Estação de Saboia até Corte Sevilha de forma a substituir a linha antiga instalada em 1967. Na linha atual estão a ser usados isoladores rígidos.
A futura linha está a ser construida de raiz, ou seja, o betão é novo... e também vai por um percurso um pouco diferente passando pelos mesmos sítios.
Gostaria de saber se serão utilizados isoladores rígidos nessa nova linha.
Salientava ainda que na linha mais próxima dessa, os isoladores rígidos foram substituidos poe outros rígidos novos mas o betão é o mesmo.
Obrigado!


Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Nova linha Estação Saboia- Corte Sevilha (Baixo Alentejo)

Mensagem por Faiante »

Bom dia meu caro "ManuFranciscoPT"

Numa linha existente, e estamos a falar do tempo da eletrificação massiva, estas linhas eram construídas com apoios até aos 14 metros de altura. Sempre que por necessidade fosse resolvido proceder a acções de manutenção ( quer por disparos ou por indicações recebidas por via das inspecções efectuadas, as quais, propunham áreas específicas a remodelar. Nestes casos, os isoladores sempre foram substituídos por outros iguais com a mesma linha de fuga ou então, por outros com uma linha de fuga superior à existente.
Tratando-se de uma linha nova, tendo em conta que o - Regulamento da Qualidade de Serviço (RQS), impõe tempos de falta ou falha de energia elétrica, as quais, terão de ser pagas ao cliente de acordo com a zona servida, isto é: - Zona A para capitais de distrito; Zona B e Zona C para clientes residentes em áreas mais rurais.
Voltando à questão, e tratando-se de uma linha nova, os apoios (postes em betão) serão mais altos vencendo maiores distâncias entre vãos, e com isolamento em cadeias de suspensão ou amarração. Este conjunto é formado por isoladores cujo material tanto pode ser o vidro como a cerâmica. Os quais são agrupados por conjuntos de elementos consoante o nível de tensão a isolar.
Por outro lado esta troca fica a dever-se ao facto da EDP exigir uma maior coordenação de isolamento, afim de evitar fugas intempestivas à terra.

CPtos

JAG
ManuFranciscoPT
Curioso
Curioso
Mensagens: 67
Registado: 23 mar 2016, 19:03
Localização: Alentejo
Enviou: 13 vezes

Re: Nova linha Estação Saboia- Corte Sevilha (Baixo Alentejo)

Mensagem por ManuFranciscoPT »

Agradeço a resposta... neste momento estão a colocar os betões... disseram no ano passado que a linha iria passar pelo meu terreno (que no momento tem 2 postes) mas por outro sítio... no meu terreno e no do vizinho ainda nem abriram buracos... mas no resto da linha já estão os betões colocados. Existe um que já se vê que vai ser usada a forma "gardalhete", mas nos outros não sei... será que mudaram de ideias e vão aproveitar alguns betões velhos já inseridos em 1967?
A linha instalada em 1967 tem permanecido quase igual desde então... apenas alteraram uns 3 ou 4 postes ao longo dos anos... será que não serão utilizados isoladores rígidos? A linha Corte Sevilha- Nave Redonda ( linha que sucede a Saboia-Corte Sevilha) foi remodelada e substituiram por isoladores rígidos novos mas manteram o betão.
Obrigado
Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.
Responder

Voltar para “Dúvidas”