avaria em motor

Responder
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

avaria em motor

Mensagem por pedro caetano »

boas. agradeçia que me dessem uma opinião sobre um motor eletrico monofasico de uma maquina de tirar mel, que estava a trabalhar normal e ao fim de 20mn deu um estoiro e continuou a trabalhar como se nada fosse, ate que o operador a desligou para limpeza. quando a voltou a ligar ela ja não arranca, so arranca dando impulso com a mão. pelo que vi por alto o condensador esta intacto e a caixa de ligação esta boa. a minha opinião é o bobinado de arranque tera se queimado? cump


kirumba
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 19 set 2016, 06:29

Re: avaria em motor

Mensagem por kirumba »

Boa tarde, pela sua discrição pode ter sido apenas o condensador, mas deverá ser visto por um técnico

Fernando Freitas
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: avaria em motor

Mensagem por Mário »

Boas
pedro caetano Escreveu: 29 mai 2019, 12:56 boas. agradeçia que me dessem uma opinião sobre um motor eletrico monofasico de uma maquina de tirar mel, que estava a trabalhar normal e ao fim de 20mn deu um estoiro e continuou a trabalhar como se nada fosse, ate que o operador a desligou para limpeza. quando a voltou a ligar ela ja não arranca, so arranca dando impulso com a mão. pelo que vi por alto o condensador esta intacto e a caixa de ligação esta boa. a minha opinião é o bobinado de arranque tera se queimado? cump
Verifica o condensador.
Verifica a bobinagem de, arranque ou de plena carga

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: avaria em motor

Mensagem por pedro caetano »

boas obrigado pelas respostas, mas saliento um novo dado, o operador diz que sentiu um leve odor a queimado vindo do motor, assim julgo que a avaria sera no motor. cump
shok
Curioso
Curioso
Mensagens: 79
Registado: 11 nov 2010, 20:51
Localização: macedo de cavaleiros
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: avaria em motor

Mensagem por shok »

foi o condensador que rebentou, enquanto não foi desligado manteve-se porque o condensador só serve para o arranque. se der um pequeno impulso para girar o motor ele vai começar a rodar sem condensador.
Só ando de mota por duas razões... por tudo e por nada. hehehe
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: avaria em motor

Mensagem por Mário »

Boas
shok Escreveu: 22 jun 2019, 21:39 foi o condensador que rebentou, enquanto não foi desligado manteve-se porque o condensador só serve para o arranque. se der um pequeno impulso para girar o motor ele vai começar a rodar sem condensador.
Como é que sabes que o condensador só serve para o arranque?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: avaria em motor

Mensagem por pedro caetano »

boas. de fato foi o condensador pois colocou-se um compativel e ai esta o motor a trabalhar. obrigado pelas respostas
Responder

Voltar para “Dúvidas”