comutadores de escada / interruptor pressão / botão NA+NF

Responder
thyogo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 01 out 2009, 23:12

comutadores de escada / interruptor pressão / botão NA+NF

Mensagem por thyogo »

Bom dia a todos,

tenho de trocar os interruptores e comutadores cá de casa (que já estão alguns partidos) e como andei a instalar uns relays wifi (sonoff e shelly) estava a pensar colocar agora todos de pressão por uma questão de consistência (mas estou aberto a sugestões). em principio não teria problema em manter os normais mas principalmente no WC onde tenho 2 interruptores para duas luzes isto causa confusão cá por casa porque pode estar um para baixo e outro para cima, mas ambas as luzes desligadas/ligadas (dependendo do que foi controlado por wifi)

Um dos requisitos principais que tenho é garantir que se tirar os wifi relays (seja por mudar de casa, avaria ou outro motivo qq) tudo funcione na mesma. Se mudar para interruptores de pressão penso que depois seria só tirar a mola e tudo funcionaria.... as minhas maiores duvidas vão para os comutadores de escada. Pelo que li para colocar de pressão teria que recorrer a telerruptores (o que penso estar fora de questão por questões de espaço e porque representaria alterações maiores)...
Entretanto cruzei-me com este tipo de botões em baixo (botão simples ou duplo NA+NF) e tenho algumas dúvidas como funciona, para que casos são usados e se poderiam ser solução para mim (e como?)
Imagem

Obrigado pela ajuda


thyogo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 01 out 2009, 23:12

Re: comutadores de escada / interruptor pressão / botão NA+NF

Mensagem por thyogo »

Não sei se fui claro mas a dúvida que tenho é para que cenários são usados estes interruptores de mola NA+NF em comparação com os interruptores de mola normais. É a mesma coisa mas no caso dos NA+NF pode-se eventualmente usar o NF para outra coisa quando a luz está desligada... tipo activar luz de presença?

PS - Ainda não testei, mas de qualquer modo em teoria diria que se pegar num comutador de escada normal, colocar uma mola e configurar o Relé wifi para pushButton deverá funcionar... vou tentar arranjar umas molas para testar.
Responder

Voltar para “Dúvidas”