Facturação de Energia Reactiva

Responder
jjaa
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 19 fev 2013, 13:37
Localização: São João da Madeira
Enviou: 6 vezes

Facturação de Energia Reactiva

Mensagem por jjaa »

Bom dia,

Necessito de ajuda do fórum, pois sozinho não estou a conseguir chegar a uma solução.

Após construção de um novo PT, estou a tentar refazer a factura de electricidade da empresa para verficar os consumos cobrados e facturados, fazer uma previsão dos consumos nos próximos meses e calcular a capacidade da bateria de condensadores.

Contudo, apesar de haver diferenças relativas aos últimos meses em relação aos kWh cobrados mensalmente (podendo chegar aos 7%), no final de 12 meses a diferença é de apenas 0,2%. Isto poderia ignorado se as Pontas, Cheias, etc., forem iguais, o que não são.
Mas penso que aqui os meu cálculo está correcto já que as diferenças são mínimas, em termos de energia.

Já para a energia reactiva, estou a ter dificuldades já que, na minha factura de Janeiro, por exemplo, as reactivas são:
Q Fora Vazio: 2kVAr
Q Escalão 1: 67 kVAr
Q Escalão 2: 65 kVAr
Q Escalão 3: 294 kVAr

Porém, a mim dá-me:
Q Fora Vazio: 2kVAr
Q Escalão 1: 35 kVAr
Q Escalão 2: 71 kVAr
Q Escalão 3: 2884 kVAr

Se nos outros escalões até consigo aceitar as diferenças (a custo, diga-se) no Escalão 3, a diferença é demasiada.

O meu cálculo é:
[1] - Reactiva (15 mins) / 4 [integração nos periodos Cheia e Ponta]
[2] - Soma([1] se Q/P >= 0,5)

Há mais alguma condicionante que não esteja a considerar?

Obrigado.


Cumpts,
Júlio Alves
____________
ricardofernandes
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 06 jun 2016, 10:05
Localização: Coimbra
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Facturação de Energia Reactiva

Mensagem por ricardofernandes »

Os valores da energia consumida, tanto a ativa como a reativa são medidas por um contador de energia, não acho que sejam calculados.
No PT poderá ser feita em MT e poderá ter telecontagem.
O que pode fazer é comparar os valores da fatura com os do contador e verificar se o faturado é o mesmo que o medido por si.
A distribuidora de energia pode faturar um valor estimado e depois fazer acertos.

O cálculo aqui seria para dimensionar as baterias de condensadores e a potencia a contratar tendo em conta os valores da fatura...

Se estiver errado, comentem...
Cumprimentos,
RFF
jjaa
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 19 fev 2013, 13:37
Localização: São João da Madeira
Enviou: 6 vezes

Re: Facturação de Energia Reactiva

Mensagem por jjaa »

Boa tarde,

Ricardo Fernandes, obrigado pela sua resposta.

Quando digo calculado, refiro-me à totalização dos valores, uma vez que estou a fazer a análise através do diagrama de cargas de 15 em 15 minutos.

Para já, cheguei à conclusão que o valor de pico da reactiva é relativamente baixo, na ordem dos 40 kVAr, mas gostava de conseguir replicar a factura para controlo mas até mesmo pelo desafio, já que gosto de perceber o funcionamento das coisas.

Mais uma vez obrigado.
Cumpts,
Júlio Alves
____________
lpvenancio
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 07 fev 2020, 12:01
Localização: Lisboa

Re: Facturação de Energia Reactiva

Mensagem por lpvenancio »

Bom dia,

Tenho exactamente a mesma dúvida e os resultados que me dão nos cálculos condizem com as disparidades encontradas nos cálculos do colega.
Será que já conseguiu resolver essa questão?

Tenho clientes a quem gostaria de começar a dar um plano de retorno do investimento na redução da energia reactiva, tendo em conta os consumos histórios e era importante conseguir chegar a valores iguais aos calculados pela ORD.

A fórmula de cálculo é muito simples, devo estar a falhar em alguma hipótese... :lol:

Obrigado
Responder

Voltar para “Dúvidas”