Usar eletricidade numa quinta a 500 metros de casa

Responder
ruisilva9910
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 01 out 2018, 14:32
Localização: Guimarães
Agradecimento recebido: 1 vez

Usar eletricidade numa quinta a 500 metros de casa

Mensagem por ruisilva9910 »

Boa tarde,

Queria colocar uma dúvida a ver se me ajudam na melhor forma de fazer o seguinte, ressalvando desde já que não sou da área de eletricidade pelo que posso estar a dizer algumas asneiras:

Tenho uma amiga que gostava de poder usar um projetor de video para ver um filme numa espécie de anfiteatro natural que tem na quinta.

O principal problema é o que está no assunto: essa zona fica a cerca de 500 metros da casa, pelo que a única possibilidade que lhe dei foi a de alugar um gerador (com o problema de fazer barulho).

Há alguma outra solução? A ideia não é montar uma instalação para ser usada com frequência, pelo que passar cabos por baixo de terra não me parece exequível. Pode-se simplesmente usar um cabo a céu aberto, que se retire após o seu uso? Há alguma situação a precaver nesse caso? espessura, distância ou blindagem ou algo do género? Podem usar-se extensões de 50 metros, umas ligadas às outras?


tpinheiro
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 111
Registado: 20 abr 2017, 16:19
Localização: Aveiro
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 26 vezes

Re: Usar eletricidade numa quinta a 500 metros de casa

Mensagem por tpinheiro »

Boa tarde.

Efectivamente é uma distância absurdamente grande para utilizar um cabo.
A solução passaria por um gerador, mas como não quer o inconveniente do barulho, terá por optar por um banco de baterias. Poderá até através de um sistema solar fotovoltaico carregar as baterias.

Cumprimentos
ruisilva9910
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 01 out 2018, 14:32
Localização: Guimarães
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Usar eletricidade numa quinta a 500 metros de casa

Mensagem por ruisilva9910 »

Obrigado pela informação, tpinheiro.

Como é mesmo para um uso muito esporádico, uma ou duas vezes por ano, não faz muito sentido investir em soluções dessas, até porque não estou a ver que outro uso ela poderia dar. Vou tentar então arranjar um gerador e colocá-lo o mais longe possível, usando uma extensão de 50 metros.
joaosousa
Curioso
Curioso
Mensagens: 84
Registado: 20 out 2017, 10:39
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 15 vezes

Re: Usar eletricidade numa quinta a 500 metros de casa

Mensagem por joaosousa »

Amigo, é apenas para ligar meia dúzia de lâmpadas e um projector ?

Se assim for, e se a alimentação da casa for trifásica, consegues fazer uma puxada a 5G10 a uma caixa de junção ou até a um pequeno quadro com 2 ou 3 disjuntares e depois fazeres uma distribuição monofásica.

Isso 500 metros para aquilo que estou habituado não é nada por ai além. As quedas de tensão para essa potência e comprimento versus um cabo de 10mm2 não é grande coisa.

Posso fazer-te o cálculo disso. Depois tens de ver é como fazes para "arrumar " o cabo. Estares sempre a esticar e encolher o cabo usando uma "extensão" é tudo menos viável.

A solução do gerador sai cara.


Extensões a cada 50 metros vais rebentar com isso lol
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Usar eletricidade numa quinta a 500 metros de casa

Mensagem por joao-pt »

Eu acho será mais fácil e económico comprar um alimentador a baterias portátil. Há kits com painéis solares e tudo, embora dê sempre para carregar pela rede.
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Usar eletricidade numa quinta a 500 metros de casa

Mensagem por lcmmonteiro »

Analise bem o que realmente necessita em primeiro lugar. Pois mesmo uma linha temporária com esse comprimento não lhe sai mais barato que qualquer gerador do mais simples e económico...

Analise o que realmente necessita, avalie o custo da utilização e compare várias soluções, pois tendo em conta as suas palavras e sem conhecer o real consumo ativo e/ou potência necessária, acredito que existem soluções mais adequadas, tais como: um gerador a gasolina ou diesel, um painel fotovoltaico e/ou um gerador eólico com banco de baterias e inversores, entre outas...

Pense e repense ;)
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Usar eletricidade numa quinta a 500 metros de casa

Mensagem por ENERGY »

Boas
Ao que tudo indica um pequeno gerador insonorizado resolve o problema, ou um gerador normal colocado dentro de uma pequena construção em alvenaria com insonorização.
Cpts.
Energy
ruisilva9910
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 01 out 2018, 14:32
Localização: Guimarães
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Usar eletricidade numa quinta a 500 metros de casa

Mensagem por ruisilva9910 »

Obrigado a todos pelas sugestões.

Estive a apreçar um gerador a gasolina, que não parece fazer demasiado barulho (59db) e a uma dezena de metros de distância não deverá interferir com a projeção: https://www.amazon.es/gp/product/B01GEKMWI2

Acho que vai ser esta a solução.
Responder

Voltar para “Dúvidas”