Temporizador para extrator na casa de banho

Responder
apena
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 22 ago 2018, 13:50
Localização: Coimbra

Temporizador para extrator na casa de banho

Mensagem por apena »

Boa tarde.

Gostava de colocar um temporizador para desligar o extrator de numa casa de banho. O dito extrator tem um interruptor dedicado. A minha ideia era colocar algo, um temporizador, entre o interruptor e o extrator, de forma que ao ligar o interruptor o extrator se mantenha ligado apenas durante algum tempo (por ex: 15 minutos).
Depois de alguma pesquisa encontrei temporizadores para este fim, mas com comportamentos ligeiramente diferente, normalmente ao desligar a luz, que me parecem relativamente caros, provavelmente por serem mais complexos do que eu pretendo.

Resumindo, o que pretendo é um componente que quando alimentado à entrada (interruptor ligou), mantem o circuíto "fechado", alimentado a saída (a que estará ligado o extrator), abrindo-o quando terminar o tempo (ex: 15minutos) ou a entrada deixar de estar alimentada (interruptor desligou).

Isto existe no mercado?

Obrigado


ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Temporizador para extrator na casa de banho

Mensagem por ENERGY »

apena Escreveu: 22 ago 2018, 14:12 Boa tarde.

Gostava de colocar um temporizador para desligar o extrator de numa casa de banho. O dito extrator tem um interruptor dedicado. A minha ideia era colocar algo, um temporizador, entre o interruptor e o extrator, de forma que ao ligar o interruptor o extrator se mantenha ligado apenas durante algum tempo (por ex: 15 minutos).
Depois de alguma pesquisa encontrei temporizadores para este fim, mas com comportamentos ligeiramente diferente, normalmente ao desligar a luz, que me parecem relativamente caros, provavelmente por serem mais complexos do que eu pretendo.

Resumindo, o que pretendo é um componente que quando alimentado à entrada (interruptor ligou), mantem o circuíto "fechado", alimentado a saída (a que estará ligado o extrator), abrindo-o quando terminar o tempo (ex: 15minutos) ou a entrada deixar de estar alimentada (interruptor desligou).

Isto existe no mercado?

Obrigado
Boas
Existem modelos de extratores que depois de ligados mesmo que desligue o interruptor se mantêm ligados por um determinado tempo, será que é esta a sua intenção?
Também existem alguns modelos que ligam e desligam automaticamente assim que detetam alguma humidade no wc.
Cpts.
Energy
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Temporizador para extrator na casa de banho

Mensagem por lcmmonteiro »

Tal como o colega indicou creio que será mais simples para si adquirir um equipamento já com essas funções, algo do género:

Temporizado:

Imagem

Pode adquirir, por exemplo no Leroy Merlin

http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos ... 71801.aspx

Com controlo de humidade (Higrostado):

Imagem

Também disponível no Leroy Merlin:

http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos ... 71780.aspx


Chamo em particular a atenção do diâmetro da tubagem de ventilação da sua casa de banho, pois as mais antigas têm diâmetro máximo até 90 mm e, com as novas regras este diâmetro tem vindo a aumentar e os exaustores de 90 mm estão a ser substituidos no mercado por diâmetros de 100 mm.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Temporizador para extrator na casa de banho

Mensagem por nelmindo »

E prever que nesse extractor a chegada de 3 condutores: um neutro e dois diferentes, usando as cores para fase (castanho, preto, cinza).
O terra à partida está dispensado, porque normalmente os extratores são de classe II.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Temporizador para extrator na casa de banho

Mensagem por ohmico »

Boas,

veja se isto lhe pode interessar:
https://www.legrand.pt/media/catalogs/2016-17/?p=366

7 520 61

Ohmico
apena
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 22 ago 2018, 13:50
Localização: Coimbra

Re: Temporizador para extrator na casa de banho

Mensagem por apena »

Boas e obrigado pelas vossas respostas.

Já tinha considerado extratores com temporizador, mas por alguma razão fiquei com a impressão de que não seriam resposta para o meu problema, o que pensando melhor, pode não ser verdade. A verdade é que não queria comprar um novo, mas tendo que gastar dinheiro num temporizador, se calhar é vale mais comprar logo um extrator novo e que seja menos ruidoso.

Obrigado pela ajuda.
Responder

Voltar para “Dúvidas”