Ligar candeeiro de parede

Responder
mafaldasmorais
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 14 ago 2018, 15:32
Localização: porto
Enviou: 1 vez

Ligar candeeiro de parede

Mensagem por mafaldasmorais »

Boa tarde,

Estou a tentar instalar um candeeiro de parede que comprei no IKEA no entanto pensei que fosse uma tarefa fácil uma vez que até percebo alguma coisa de eletricidade (pouco) mas está aqui alguma coisa a trocar-me as voltas :D

Ora bem a casa é antiga e quando retirei o candeeiro velho estavam 4 cabos ligados (2 fase e 2 neutros) esses 4 cabos saem de sitios diferentes mas estavam todos ligados a esse candeeiro velho que era um candeeiro com 2 lampadas.

O novo candeeiro também tem 2 lampadas mas apenas 2 fios (1 fase e 1 neutro)

Como faço esta ligação? Ligo os dois neutros que saem da parede ao neutro do candeeiro e os dois fase da parede ao fase do candeeiro? Eu achava que seria assim mas fiz isso mas queimou o interruptor :roll:

Já não entendo nada e agora estou com medo de fazer asneira.
Antes disso também tinha experimentado ligar so um dos pares de neutro/fase ao candeeiro mas nesse caso o interruptor não liga nem desliga a luz, a luz do candeeiro está sempre acesa.

Alguém me pode ajudar? Se facilitar posso tirar foto ao cenário para perceberem melhor!

Obrigada


pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Ligar candeeiro de parede

Mensagem por pedro caetano »

boas. possilmente fizeram a derivação para o interruptor no teto e cortaram os fios ficando 2 de cada lado, agora so ligando o fio preto de um lado com o outro preto do outro, ficando um azul de um lado que é fase e o outro é neutro, mas não sei se é isto isto é apenas uma hipotese. cump
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Ligar candeeiro de parede

Mensagem por joao-pt »

Com o candeeiro antigo cada interruptor ligava uma lâmpada? Ou dava para acender num lado e apagar no outro as duas lâmpadas em simultâneo?
mafaldasmorais
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 14 ago 2018, 15:32
Localização: porto
Enviou: 1 vez

Re: Ligar candeeiro de parede

Mensagem por mafaldasmorais »

pedro caetano Escreveu: 14 ago 2018, 16:09 boas. possilmente fizeram a derivação para o interruptor no teto e cortaram os fios ficando 2 de cada lado, agora so ligando o fio preto de um lado com o outro preto do outro, ficando um azul de um lado que é fase e o outro é neutro, mas não sei se é isto isto é apenas uma hipotese. cump
Pois, não sei, os 2 fios de cima estão ligados aparentemente diretamente ao quadro, até estão por fora da parede, dão a volta por cima da porta e seguem para uma tampa na parede que liga perto do quadro. Os dois que saem da parede são os que são controlados pelo tal interruptor mas apesar de o candeeiro ter duas lampadas acendem as duas em simultaneo sempre. Só tem um interruptor. Que confusão :roll: Vou tentar tirar uma fotografia para demonstrar melhor
mafaldasmorais
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 14 ago 2018, 15:32
Localização: porto
Enviou: 1 vez

Re: Ligar candeeiro de parede

Mensagem por mafaldasmorais »

joao.pt Escreveu: 14 ago 2018, 16:28 Com o candeeiro antigo cada interruptor ligava uma lâmpada? Ou dava para acender num lado e apagar no outro as duas lâmpadas em simultâneo?
Não, só tinha um interruptor e ligava as duas lâmpadas em simultâneo. Uma coisa que não referi é que o par de cabos que está mais acima vai por fora da parede, passa por cima de uma porta e liga numa 'tampa' perto de onde tem o quadro.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Ligar candeeiro de parede

Mensagem por pedro caetano »

boas. julgo ser a minha hipotese 2 sao a alimentação os outros vão para o interruptor, e pelo que me diz quando ligou todos queimou o interruptor ele ficou com fase e neutro cump
mafaldasmorais
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 14 ago 2018, 15:32
Localização: porto
Enviou: 1 vez

Re: Ligar candeeiro de parede

Mensagem por mafaldasmorais »

pedro caetano Escreveu: 14 ago 2018, 17:04 boas. julgo ser a minha hipotese 2 sao a alimentação os outros vão para o interruptor, e pelo que me diz quando ligou todos queimou o interruptor ele ficou com fase e neutro cump
Exato, parece-me isso porque eu liguei só os da 'alimentação' e ligou a luz do candeeiro mas o interruptor não funcionava.
Mas se for isso como devo ligar o candeeiro?
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Ligar candeeiro de parede

Mensagem por pedro caetano »

boas. se for isso liga o preto da alimentação com o azul do outro cabo que vai ao interruptor, o outro preto do cabo do interruptor é a fase que liga no candeeiro, o neutro é o azul do cabo de alimentação que liga no candeeiro cump
mafaldasmorais
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 14 ago 2018, 15:32
Localização: porto
Enviou: 1 vez

Re: Ligar candeeiro de parede

Mensagem por mafaldasmorais »

pedro caetano Escreveu: 14 ago 2018, 17:47 boas. se for isso liga o preto da alimentação com o azul do outro cabo que vai ao interruptor, o outro preto do cabo do interruptor é a fase que liga no candeeiro, o neutro é o azul do cabo de alimentação que liga no candeeiro cump
Foi exatamente isso Pedro.
Muito obrigada!!! :)
Responder

Voltar para “Dúvidas”