Software Para Elaboração de Projectos de Instalações Eléctricas de Edifícios

Responder
Electrobom
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 147
Registado: 19 mar 2018, 14:27
Localização: Luanda
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Software Para Elaboração de Projectos de Instalações Eléctricas de Edifícios

Mensagem por Electrobom »

Olá amigos espero que esteja tudo bem convosco.
Já algum tempo tenho procurado um software para concepção de projectos de Instalações Eléctricas de Edifício, que vai de acordo à NP e obedece os critérios da RTIEBT. Entretanto tenho encontrado dificuldade de achar um.

Alguém pode fazer alguma recomendação de software para projectos, excluindo o CYPE por favor.

Obrigado!!


oalentejano
Curioso
Curioso
Mensagens: 83
Registado: 14 fev 2008, 00:02
Localização: Portalegre_City
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Software Para Elaboração de Projectos de Instalações Eléctricas de Edifícios

Mensagem por oalentejano »

Caríssimo colega. Para dimensionamento uma bela folha de excel, para projecto o AutoCAD com uma biblioteca de símbolos.
Cumprimentos do Alentejo.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Software Para Elaboração de Projectos de Instalações Eléctricas de Edifícios

Mensagem por edeluz »

oalentejano Escreveu: 29 ago 2018, 15:30 Caríssimo colega. Para dimensionamento uma bela folha de excel, para projecto o AutoCAD com uma biblioteca de símbolos.
As biblotecas do autocad onde posso encontrar? Estou agora a começar e estou a pesquisar alternativas ao CadESimu. Obrigado
joaosousa
Curioso
Curioso
Mensagens: 84
Registado: 20 out 2017, 10:39
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 15 vezes

Re: Software Para Elaboração de Projectos de Instalações Eléctricas de Edifícios

Mensagem por joaosousa »

Nada como agarrares 2 ou 3 projectos feitos e escolheres e quem sabe até fazeres tu a tua biblioteca.

Na net encontras milhares de blocos para esquemas eléctricos.

Softwares para cálculo digo-te já que não é grande ajuda... Realmente é muito bom para teres alguma ideia ou um cálculo rápido, de resto, é perda de tempo. Eu uso um, na minha empresa (Caneco BT e EPLAN) mas o teu sentido critico tem de estar sempre apurado. Senão estas tramado. Cada acção, cálculo que fazes tens de ver muito bem. Senão tens coisas sobredimensionadas ou sem critério técnico algum. O software é chapa 100.

Perco mais tempo a "criticar" a verificar as soluções do software do que se fizesse à mão com a folha excel.

A única vantagem é que sendo softwares oficiais e pagos, 99% dos clientes principalmente a nível industrial aceitam esses cálculos e relatórios do programa para níveis de peças escritas e esquemas (O caneco e o EPLAN geram-te os esquemas unifilares).
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Software Para Elaboração de Projectos de Instalações Eléctricas de Edifícios

Mensagem por edeluz »

joaosousa Escreveu: 08 out 2018, 12:18 Nada como agarrares 2 ou 3 projectos feitos e escolheres e quem sabe até fazeres tu a tua biblioteca.

Na net encontras milhares de blocos para esquemas eléctricos.

Softwares para cálculo digo-te já que não é grande ajuda... Realmente é muito bom para teres alguma ideia ou um cálculo rápido, de resto, é perda de tempo. Eu uso um, na minha empresa (Caneco BT e EPLAN) mas o teu sentido critico tem de estar sempre apurado. Senão estas tramado. Cada acção, cálculo que fazes tens de ver muito bem. Senão tens coisas sobredimensionadas ou sem critério técnico algum. O software é chapa 100.

Perco mais tempo a "criticar" a verificar as soluções do software do que se fizesse à mão com a folha excel.

A única vantagem é que sendo softwares oficiais e pagos, 99% dos clientes principalmente a nível industrial aceitam esses cálculos e relatórios do programa para níveis de peças escritas e esquemas (O caneco e o EPLAN geram-te os esquemas unifilares).
Estive a pesquisar o Caneco BT e é mais um software cheio de coisas que para eu perceber tenho que ter formação e trabalhar no meio, com uma equipa que já trabalhe com ele faz muito tempo. Concordo contigo, mais vale investir em uma folha de excel. Pois quem manda é as RTIEBT.

Eplan, nem vou investir nele. Primeiro porque é pago e segundo para o meu universo, que sou apenas um, não faz sentido!

Cumps
joaosousa
Curioso
Curioso
Mensagens: 84
Registado: 20 out 2017, 10:39
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 15 vezes

Re: Software Para Elaboração de Projectos de Instalações Eléctricas de Edifícios

Mensagem por joaosousa »

edeluz Escreveu: 13 out 2018, 11:46
joaosousa Escreveu: 08 out 2018, 12:18 Nada como agarrares 2 ou 3 projectos feitos e escolheres e quem sabe até fazeres tu a tua biblioteca.

Na net encontras milhares de blocos para esquemas eléctricos.

Softwares para cálculo digo-te já que não é grande ajuda... Realmente é muito bom para teres alguma ideia ou um cálculo rápido, de resto, é perda de tempo. Eu uso um, na minha empresa (Caneco BT e EPLAN) mas o teu sentido critico tem de estar sempre apurado. Senão estas tramado. Cada acção, cálculo que fazes tens de ver muito bem. Senão tens coisas sobredimensionadas ou sem critério técnico algum. O software é chapa 100.

Perco mais tempo a "criticar" a verificar as soluções do software do que se fizesse à mão com a folha excel.

A única vantagem é que sendo softwares oficiais e pagos, 99% dos clientes principalmente a nível industrial aceitam esses cálculos e relatórios do programa para níveis de peças escritas e esquemas (O caneco e o EPLAN geram-te os esquemas unifilares).
Estive a pesquisar o Caneco BT e é mais um software cheio de coisas que para eu perceber tenho que ter formação e trabalhar no meio, com uma equipa que já trabalhe com ele faz muito tempo. Concordo contigo, mais vale investir em uma folha de excel. Pois quem manda é as RTIEBT.

Eplan, nem vou investir nele. Primeiro porque é pago e segundo para o meu universo, que sou apenas um, não faz sentido!

Cumps

O Caneco até é um programa acessível e intuitivo, mas, como te disse, é necessário ter bastante critério para trabalhar com ele. Porque 90% das soluções que ele propõe são sobredimensionadas (1000% exageradas... :lol: )

Tens um software de cálculo de uma marca conhecida. Procura por Ecodial.
Responder

Voltar para “Dúvidas”