Corrente nominal

Responder
RicardoENTA
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 204
Registado: 09 out 2016, 14:14
Localização: Açores, São Miguel
Agradecimento recebido: 16 vezes

Corrente nominal

Mensagem por RicardoENTA »

Boas.. num exercício da escola, a corrente nominal de um motor dá-me 7,56 A através da seguinte formula.

P = raiz de 3 . Vc . I . cos fi

O motor tem 6 terminais, no qual os terminais U, X, W são os que recebem a alimentação. O motor é ligado em estrela. A duvida é a seguinte, esses 7,56 A é a corrente em cada terminal (U, X, W) ou os 7,56 A é a corrente que vai passar nesses 3 terminais?


Ninguém é tão pequeno que não possa ensinar, nem tão grande que não possa aprender"
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Corrente nominal

Mensagem por lcmmonteiro »

boa tarde.

como apenas indica o valor da corrente não tenho como ajudar muito no cálculo mas penso que o motor que indica deve rondar os 4 CV ou 3KW, mais coisa menos coisa...

A corrente em monofásico ou estrela é sensivelmente 1/3 da corrente em trifásico ou triângulo .


Contudo há que ter em conta os dados fornecidos pela "placa" ou chapa de características onde informam os valores nominais. Com o valor da potência nominal aparente em P ou KVA já se consegue calcular a intensidade nominal aparente.

O factor de potência em carga ou cos fi, também é importante conhecer, pois permite conhecer a potência activa em KW.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Corrente nominal

Mensagem por edeluz »

Acho que apenas podes aplicar raiz de 3 em triangulo equilibrado! Pois nele é que teras a corrente de linha e a corrente na carga!
Neste exemplo tens uma estrela equilibrada (teoricamente), pois na prática mesmo sendo um motor nunca é totalmente equilibrada. Mas o neutro é dispensável!

Mas lá está, não estou a ver que formula aplica a raiz de 3 num circuito em estrela. Desda ver o que o pessoal mais experiente responde!

Cumps
RicardoENTA
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 204
Registado: 09 out 2016, 14:14
Localização: Açores, São Miguel
Agradecimento recebido: 16 vezes

Re: Corrente nominal

Mensagem por RicardoENTA »

acho que não perceberam a minha pergunta..
Se um motor tem de potencia útil 2200 W, redimento de 70 % , tensão composta de 400 V e cos fi de 0,6, quando é a corrente absorvida?

I = 2200 / raiz de 3 . 400 . 0.7 . 0. 6 = 7.56 A..

Esses 7.56 A é o que??
Ninguém é tão pequeno que não possa ensinar, nem tão grande que não possa aprender"
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Corrente nominal

Mensagem por Mário »

" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Dúvidas”